Repetição de atores em novelas é discutida na Globo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • TV Globo

    Erro é ainda maior quando essa escalação acontece imediatamente a um grande sucesso, como foi o caso do Marcelo Serrado

    Erro é ainda maior quando essa escalação acontece imediatamente a um grande sucesso, como foi o caso do Marcelo Serrado

A repetição de atores foi discutida em recente reunião na TV Globo. Enquanto uns trabalham seguidamente, e acabam prejudicados por isso, outros que também têm contrato com a casa, mas não ligações mais próximas dos diretores de núcleos ou dos próprios autores, simplesmente são esquecidos.

Em toda e qualquer situação sempre existe a questão da preferência e confiança, que deve ser respeitada e considerada, mas ao próprio artista é necessário oferecer certo tempo, para que ele consiga esquecer um personagem para depois estudar e construir outro. Algo humano e perfeitamente natural.

O erro é ainda maior quando essa escalação acontece imediatamente a um grande sucesso, como foi o caso do Marcelo Serrado, com o Crô de “Fina Estampa” antes e o Tônico Bastos de “Gabriela” logo depois. Por mais que se reconheça nele um profissional de grandes recursos, foram visíveis as suas dificuldades no começo do novo trabalho. Está certa a Globo, com a compreensão dos seus atores, em querer agir e adotar meios diferentes.
 
Par ou ímpar
 
Segundo o jornalismo da Record, uma vaca caiu do telhado de uma residência no interior de São Paulo. Mas aí, entra outra discussão. Para o "Fala Brasil", se trata da mesma casa onde um bezerro despencou dias atrás. Para o "SPTV", não, foi na casa ao lado. E agora, em quem acreditar? Onde a vaca caiu?
 
Em questão
 
Edmundo, que se revelou um cavalheiro, cara de classe, como comentarista é contratado da Bandeirantes e tem participado normalmente das transmissões do Brasileiro aos domingos e quartas-feiras. Isso é uma coisa. A outra é que existe uma pressão muito forte, que se acentuou nesta última semana, para ele assumir o futebol do Vasco.
 
Fingir de morto
 
Muito mais do que armar estratégias e tentar criar os mais diferentes dispositivos de segurança, a direção de “Avenida Brasil” está solicitando a colaboração de toda a equipe envolvida, para evitar vazamentos no final da novela. Os principais mistérios da história serão revelados, de acordo com o próprio elenco, apenas nos seus dois últimos capítulos.
 
Lenda
 
“Avenida Brasil”, a propósito, nos capítulos desta última semana, revelou que as mulheres não são tão curiosas assim. A irmã argentina da Nina, por exemplo, guardou as fotos do amasso Max-Carminha e não deu nem tchuns pra elas.
 
Musical
 
Uma conversa musical entre artistas de Portugal, Brasil e Cabo Verde é o fio condutor do “Música Portuguesa Brasileira”, série inédita do Canal Brasil que estreia neste sábado, 20h45.
Fernanda Abreu, Luísa Sobral e Tito Paris estão entre os convidados.
 
Trilha sonora
 
O roqueiro Supla, jurado do “Ídolos”, e seu irmão João Suplicy estarão na trilha sonora de “Balacobaco”, novela que estreia em outubro na Record. A música dos dois é “On My Way”.
 
Primeiro trabalho

 
Nas próximas semanas, o autor Carlos Lombardi voltará a se reunir com a direção da Record, no Rio, para discutir, aí sim, bases definitivas do seu primeiro trabalho na emissora. O que se sabe, embora não se confirme oficialmente, é que já existe uma sinopse aprovada e, como pensamento inicial, há o desejo de estrear entre abril e maio do ano que vem.
 

  • Reprodução

    Kristhel Byancco, cotada para o "Mulheres Ricas"

Mais um nome
 
Uma equipe da Cuatro Cabezas continua sua busca, no eixo Rio e São Paulo principalmente, para fechar o elenco da segunda edição do “Mulheres Ricas”, que estreia na Bandeirantes em janeiro de 2013. Outro nome em questão é o da atriz e designer de joias, Kristhel Byancco. Já foi feita uma entrevista com ela, mas ainda sem maior compromisso.
 
Viajou
 
O autor Walcyr Carrasco, depois de entregar os últimos capítulos de “Gabriela”, viajou na manhã de quinta-feira para a Bolívia com uma equipe da Globo. Junto com o diretor Wolf Maya, ele vai escolher locações da sua próxima novela, a primeira no horário das 21 horas. De lá, os dois seguem para o Peru, com o mesmo objetivo.
 
Nova base
 
Depois da China e uma temporada como correspondente internacional, em Lisboa, a Globo fixou Pedro Bassan na sua equipe de jornalismo no Rio de Janeiro. Bassan, como se sabe, foi substituído por André Luiz Azevedo em Portugal.

  • João Miguel Júnior/Divulgação/TV Globo

    Nanda Costa nos bastidores de "Salve Jorge"

Protagonista
 
Em “Salve Jorge”, substituta de “Avenida Brasil”, Nanda Costa interpreta Morena. Jovem batalhadora, nascida e criada no Complexo do Alemão, mãe solteira, ela vai se envolver com Theo, Rodrigo Lombardi, membro da cavalaria do Exército. É também uma personagem criada para atrair e retratar a chamada “nova classe C”. A novela estreia dia 22 de outubro.
 
Bate – Rebate
 
•       O cantor Alexandre Pires estará ao vivo no “Legendários”, da Record, neste sábado, para encarar o "Vale a Pena Ver Direito".
•       Luan Santana também vai gravar com Marcos Mion na semana que vem.
•       O SporTV vai promover um encontro com a imprensa no dia 2, uma terça-feira, no Rio.
•       Na Record também já falam no Marcos Pasquim, que fez vários trabalhos com o Lombardi na Globo.
•       Mas não é bem assim. Ele tem um contrato lá, inclusive está no ar em “Cheias de Charme”.
•       O programa ”Viva Sucesso”, do Viva, com a Ana Maria Braga, será reprisado hoje às 21 horas.
•       Pedro Vasconcelos, depois da novela “Amor Eterno Amor”, vai dirigir um espetáculo musical, baseado no livro “Tudo por um popstar”, da Thalita Rebouças.
•       A empresa Aventura Entretenimento, de Luiz Calainho e Aniela Jordan, ficará responsável pela produção, e a adaptação para teatro será do autor Gustavo Reiz.
•       O musical estreia em janeiro, no Rio, e depois cumprirá temporada em São Paulo. O elenco ainda não está fechado.
•       O debate da Cultura, segunda-feira, com os candidatos de São Paulo, será conduzido por Mario Sergio Conti.
•       Em relação ao novo trabalho de Antonio Fagundes no cinema, o título correto é “Quando Eu Era Vivo”, baseado no livro “A arte de produzir efeito sem causa”, de Lourenço Mutarelli. A direção é de Marco Dutra.
•       Cláudia Reis volta hoje a integrar a equipe de apresentadores do “Esporte Fantástico”, na Record. Estava de férias.
 
C´est fini
 
O ambiente é de tristeza nos interiores de “Rebelde” com a decisão da Record em encurtar a novela. Um sentimento que atinge os mais experientes e os mais novos do elenco.
O autor Emílio Boechat, diante dessa nova ordem, também foi obrigado a diminuir tudo o que tinha planejado.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos