"A Cura" poderá voltar na Globo, mas "Na Forma da Lei" e "S.", só no Viva

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Divulgação/TV Globo

    Selton Mello em gravação de "A Cura"

    Selton Mello em gravação de "A Cura"

Determinados seriados da Globo que sinalizavam novas temporadas para este ano devem continuar na “sala de espera”. Mas há casos também de produtos já descartados. “A Cura”, de João Emanuel Carneiro, tinha o seu merecido espaço reservado, mas o compromisso do seu autor com as novelas afastou essa possibilidade. No futuro, talvez.

Parte dos artistas utilizados começa a ser aproveitada nas novas produções, como a novela “Cordel Encantado”, enquanto outros não tiveram seus contratos renovados. Selton Mello, o principal deles, já foi confirmado em “A Mulher Invisível”, com exibição anunciada para segundo semestre.

“Na Forma da Lei”, por sua vez, está completamente fora de questão, entre outros motivos, pelo desligamento de Ana Paula Arósio, e o deslocamento de Luana Piovani para a apresentação do “Superbonita” no canal GNT, além da série “A Mulher Invisível”. Mesma situação do “S.O.S. Emergência”. Aliás, os dois, mantido o atual quadro, só terão chances de voltar ao cartaz, futuramente, no Viva – canal de reprises da Globo.

Carnaval da Globo

A Engenharia da Globo ainda não anuncia se a cable cam - câmera suspensa por um cabo de aço – será utilizada na transmissão dos desfiles na Sapucaí. Há dois anos, aconteceu um acidente com o equipamento e seis pessoas, na ocasião, ficaram feridas sem gravidade.

Até a semana que vem serão definidos todos os detalhes da cobertura deste ano. A cable cam está entre eles.

  • Divulgação

    O jornalista Roberto Cabrini

Gravando

Roberto Cabrini já está produzindo programas do “Conexão Repórter” dentro de um novo formato, para serem exibidos aos domingos no SBT, com 25 minutos de duração. Esse é o tempo certo e o programa terá que se enquadrar dentro disso.

Volta ao ar em abril.

Digital

A direção da TV Gazeta - São Paulo quer exibir pelo menos 90% dos seus programas em HD. Mas essa transição irá acontecer de forma gradual, ao longo dos próximos meses. Os investimentos giram em torno de R$ 40 milhões.

Caberá ao "Todo Seu", do Ronnie Von, puxar essa fila.
 

  • Ana Carolina Fernandes/Folhapress

    O autor Gilberto Braga

Time fechado

A Globo tem cinco autores definidos para escrever às 9 da noite, o seu principal horário de novelas.

Gilberto Braga – em dupla com Ricardo Linhares -, Glória Perez, Silvio de Abreu, Aguinaldo Silva e João Emanuel Carneiro. É a formação atual e, por enquanto, conclui-se, quem tá fora não entra e quem tá dentro não sai.


Está entregue

Na semana que passou, o diretor de jornalismo do SBT, Luiz Gonzaga Mineiro, entregou uma série de projetos que a alta direção da emissora vai analisar a partir de agora.

Tradicionalmente – e quem passou por lá sabe bem como a coisa funciona - este é um departamento que sempre encontra enormes dificuldades para aprovar qualquer coisa. Mas não pode jogar a toalha. Já tem o “não”. A ordem é batalhar pelo “sim”.

É preciso destacar

  • Divulgação

    Cleo Pires em cena de "Araguaia"

Muita gente já esqueceu o recente estrago causado pelas chuvas em várias cidades do Rio de Janeiro, como Teresópolis, Petrópolis e Friburgo, entre outras. Cleo Pires, não.

A atriz, desde o começo de tudo, resolveu assumir uma ação voluntária e vem colaborando de maneira decisiva no auxílio das vítimas. Arrecadando o que é necessário e distribuindo pessoalmente aos necessitados. Sobe a serra todos os domingos, na sua folga das gravações de “Araguaia”.

  • Divulgação/Record

    O apresentador Gugu Liberato

Fase de testes

É aquilo mesmo. Homero Salles dirigiu pessoalmente as gravações com alguns humoristas ou candidatos, para definir o elenco da nova “Escolinha”. A ordem é escolher os alunos.

O professor será o próprio Gugu Liberato.

Novo jornal

O novo superintendente de Jornalismo e Esporte da Rede TV!, Américo Martins, tem tratado diretamente com o dono Amilcare Dallevo todos os detalhes do novo informativo que será colocado no ar, brevemente, na hora do almoço.

As conversas até agora sempre se resumiram ao projeto. Ainda não existem detalhes como data ou apresentadores.

Aquecimento

  • Divulgação

    Luize Altenhofen, Felipe Andreolli e Daniela Freitas, que cobrirão o Carnaval da Band em Salvador (fev/2011)

Os apresentadores Luize Altenhofen, Felipe Andreolli e Daniela Freitas, na cobertura do carnaval pela Bandeirantes, terão como base o camarote “Planeta Band”, em Salvador. O trio irá acompanhar toda a movimentação no local e fazer entrevistas com as celebridades.

Negócios

A TV Globo Internacional vendeu, pela primeira vez, duas de suas produções para o Tele5, do grupo Polcast Television, da Polônia.

"Força Tarefa", que por lá recebeu o nome de "Wydział wewnętrzny", e "Cidade dos Homens", "Miasto ludzi", já são exibidas no horário nobre do canal.

Vai até o fim

Suyane Moreira acertou um contrato com a Globo que vai até o final da novela “Araguaia”. Até então, ela vinha recebendo por gravação. Iarú é a sua personagem na história de Walther Negrão.

Vale lembrar que a atriz, depois de aparecer nos primeiros capítulos de “Araguaia”, foi dispensada e chegou a fazer testes no SBT. Agora, é exclusiva do Projac até o encerramento da história.  

Bate – Rebate

  • Depois de quase uma semana nos Estados Unidos, Hebe Camargo retorna hoje ao Brasil.
  • SBT pode surpreender com o lançamento de um novo jornal local na faixa da noite.
  • No começo, a presença do Marcelo Rezende provocou certa ciumeira, até compreensível, em alguns setores do “Domingo Espetacular”. Hoje, essas mesmas pessoas admitem que seria muito bom ter um outro alguém, com o mesmo gás e a mesma vontade de trabalhar.
  • Funcionários do SBT que trabalham diretamente com Silvio Santos, precavidos, já começam a preparar tudo para a sua volta. Nem sempre ele avisa com muita antecedência quando vai retomar a gravação de seus programas.
  • Suzana Vieira foi a mais exigida nas externas da série “Lara com Z”, na última semana, mesmo com termômetros no Rio batendo na casa dos 40 graus.
  • Além de realizar necessárias contratações, existem também promessas de melhorias técnicas na Record News. Revela-se, inclusive, que as bases em Brasília e no Rio de Janeiro serão reforçadas.
  • A Bandeirantes pretende realizar encontros mais frequentes entre os seus diretores, como aconteceu nesta última semana em um hotel do litoral norte de São Paulo.


C'est fini

O SBT precisa se mexer. O último “top five” da emissora apresentou 5 produtos de fora, filmes, seriados ou desenhos, nas primeiras colocações de audiência.

Nenhum programa realizado na casa. Nada reflete melhor a atual fragilidade da sua produção.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos