Band encosta no SBT na audiência do horário nobre
-
Divulgação/SBT
Silvio Santos, apresentador e dono do SBT, e César Filho gravam programa (23/08/2010)
Há algum tempo o SBT já está com o sinal de alerta ligado, indicando perigoso declínio nos seus índices de audiência. Em relação ao resultado de 10 anos atrás houve uma queda de 50% nos seus números. Muita coisa. Outra emissora, sem o mesmo suporte, não resistiria.
Mas se esta situação persistir, em alguns dos seus setores mais responsáveis existem dúvidas e sérias preocupações. Os gastos com a operação e produção se mantêm nos mesmos patamares, sem a segurança de como será a receita em tempos futuros.
Uma hora, mantendo-se o atual quadro, essa conta não vai fechar.
No prime time, faixa das 18h às 0h, na qual se concentra a parcela mais forte dos contratos comerciais, já se observa uma alteração importante. A Bandeirantes encostou de vez.
Considerando-se o Ibope da semana passada, dados apurados até a noite da última quinta-feira na Grande São Paulo, a Band fez uma média de 4,2 pontos contra 4 do SBT. Pode ainda não ser um resultado definitivo, mas que deve necessariamente ser motivo de maior preocupação.
Uma situação que merece, no mínimo, um acompanhamento mais cuidadoso.
Gugu em Miami
Aproveitando a folga de ontem -- programa gravado por causa do debate em São Paulo na noite desta segunda (20) --, Gugu Liberato viajou na última sexta-feira para os Estados Unidos.
Foi na companhia do diretor Homero Salles gravar com as sacoleiras de Miami.
Primeira em tudo
A velha “Ana Raio e Zé Trovão” não tem apenas a maior audiência do SBT durante a semana. Os anúncios de 30 segundos, exibidos em seus intervalos, também são os mais caros da emissora. Preço tabela R$ 230 mil. Evidente que tem choro.
Mas que é o maior, é.
-
A atriz Carolina Dieckmann em cena da novela "Passione"
Correm notícias que a personagem da Carolina Dieckmann será assassinada em “Passione”. Nada mais justo.
É, entre muitos, o pior trabalho dessa atriz. Desempenho sofrível.
Um papel mal composto e mal desenvolvido, errado desde o começo, embora tivesse uma história até interessante para viver. Nesta altura, conclui-se, acaba atrapalhando.
Futebol 2011
O patrocínio do futebol da Rede Globo para o ano que vem não deve sofrer alterações. Mas começa a ser negociado desde agora.
As empresas atuais, Vivo, Ambev, Volks, Itaú e Casas Bahia têm preferência na renovação.
O pacote inclui todos os principais eventos deste esporte no calendário.
Debate presidencial
A Record está mandando cerca de 150 profissionais de São Paulo para auxiliar na operação do debate entre os candidatos à Presidência da República, domingo que vem, a partir das 21h, no Rio.
Os cenários já estão em fase de montagem.
Parece de propósito
Diversificar a sua linha de programação nunca foi o forte do SBT. Todos os seus produtos, desde muito tempo, apresentam alguma semelhança.
O caso de agora: Raul Gil sempre teve no quadro das crianças um dos seus momentos mais fortes.
Com a direção do Luiz Bento, do núcleo PSS – Programa Silvio Santos, anuncia-se para breve o lançamento de um novo programa que promete descobrir meninos e meninas cantores. A mesma coisa que o outro.
Alguém, com toda certeza, será prejudicado.
Complicado entender
Todo mundo reclama, e com razão. Na quarta-feira da semana passada, com Fluminense e Corinthians, no Rio, aconteceu o encontro mais importante do campeonato brasileiro até aqui. Os dois primeiros colocados na tabela.
Mas as emissoras detentoras dos direitos de transmissão, Globo e Bandeirantes, no mesmo dia optaram por Grêmio Prudente e Flamengo como “jogo da rede”, inclusive nas parabólicas.
Um dia, quem sabe, será possível entender os critérios.
Férias
Depois de “A Vida Alheia” e uma participação que ninguém entendeu no “Criança Esperança”, Danielle Winits ainda não tem novo trabalho definido na Globo.
Acabou não confirmada pelo Walcyr Carrasco no elenco da próxima das 7, mas tem boas chances de ser lembrada pelo Miguel Falabella para uma outra novela do mesmo horário.
-
A atriz Danielle Winits como a Manuela do seriado "A Vida Alheia"
Verba para o cinema
O filme "O Tempo e o Vento", dirigido por Jayme Monjardim, e "Cilada.com", de José Alvarenga Júnior, foram os dois principais projetos de longa-metragem contemplados por verbas da Ancine - Agência Nacional do Cinema.
No total, R$ 4,2 milhões. Os dois já em fase de produção.
Boi Manaus
A Bandeirantes vai transmitir pela primeira vez, de 22 a 24 de outubro, a tradicional “Festa do Boi Manaus”, com apresentação de Teo José e comentários da cantora Gilmelândia.
Trata-se de um show promovido pela prefeitura de Manaus em homenagem à criação da cidade.
A exemplo dos carnavais fora de época, o evento atrai centenas de turistas. No ano passado foi acompanhado por mais de 250 mil pessoas.
-
Chay Suede durante o programa "Ídolos"
Os passos do cantor Chay Suede, fora do “Ídolos”, estão sendo acompanhados de perto pela Record.
Como tem grande público e faz sucesso com as adolescentes, a ordem é tentar mantê-lo por perto.
Chay é favorito para entrar no elenco de “Rebelde”.
Quanto ao “Ídolos”, segundo a “bolsa de apostas”, só uma grande zebra tira a taça do gaúcho Israel.
Negócios
A TV Brasil começa preparar terreno para a sua entrada no campo esportivo. Já existem estudos e providências avançadas para a transmissão do Brasileirão - Série C.
Mas só a partir do ano que vem.
João Dória Junior, em seu blog, informou que “Amilcare Dallevo, presidente da RedeTV!, está comprando a parte, leia-se 30%, de Marcelo de Carvalho, vice-presidente da emissora. Com a aquisição, Dallevo se tornará dono absoluto da RedeTV!".
A emissora, oficialmente, nega.
C´est fini
Confirmando: Mano Menezes será o convidado do “Roda Viva”, com Marília Gabriela, hoje à noite, na Cultura. No ar, a partir das 22 horas.
Também na noite de hoje, 23 horas, debate entre os candidatos ao Governo de São Paulo na Record. Presenças de Aloizio Mercadante (PT), Celso Russomanno (PP), Fábio Feldman (PV), Geraldo Alckmin (PSDB), Paulo Bufalo (PSOL) e Paulo Skaf (PSB).
Mediação de Luciana Liviero, com as participações dos jornalistas Arnaldo Duran, Fabiana Scaranzi e Marco Antonio Araujo.
Só para São Paulo.
Então é só. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.