O repentino falecimento da autora Andrea Maltarolli, na terça-feira, foi mais uma tragédia que pegou de surpresa a própria direção da Globo. Mas, mais do que isso, poderá levar a emissora repensar melhor a administração de seus talentos.
Maltarolli era uma autora talentosa, dedicada, ,competente, que adorava televisão e investiu sua vida em uma carreira dentro da Rede Globo. Não se pode dizer que não foi bem-sucedida. Pelo contrário: foi uma das criadoras de
"Malhação", colaborou em diversos produtos de sucesso, e era reconhecida como uma grande revelação da casa.
No entanto, em quase 20 anos, teve a oportunidade de escrever apenas uma novela de autoria totalmente sua: "Beleza Pura". Andrea Maltarolli foi da mesma geração de Tiago Santiago e Cristianne Fridman, dois nomes que também foram lançados pela Globo, mas que encontraram espaço e produziram mais novelas em uma concorrente. Conseguiram firmar os seus nomes de forma mais consistente, do que teriam conseguido se não tivessem saído de lá.
Portanto, não dá para esconder a verdade: foi um desperdício de talento. Aos 46 anos de idade, Maltarolli poderia ter produzido mais, ou conquistado maiores espaços dentro da emissora, não fosse o modelo de administração da Globo atual, onde o excesso de burocracia e politicagem interna acaba travando e ofuscando os verdadeiros talentos.
-
O médico Robert Ray
É o caminhoAlguns setores da Rede TV! consideram que o caso do médico brasileiro Robert Rey, o dr. Hollywood, já era. Não tem volta. Entendem que é só uma questão de dias para sair o anúncio da sua contratação pela Bandeirantes.
O reality de cirurgias plásticas fica até 2011 na Rede TV!, mas nada impede o cirurgião de aparecer na Band no comando de um novo programa. Bem que esta coluna avisou.
A propósitoTalvez até em função disso, o empresário Nelson Sato informa que não tem mais nenhum negócio com o médico Robert Rey.
E que também deixou de ser responsável pelas suas atividades ou programas na televisão brasileira.
Acertou em cheioO Boninho tirou de letra as diversas críticas feitas ao "Vídeo Show", no momento em que se decidiu pelo ao vivo e entrada de novos apresentadores.
Hoje, percebe-se, o programa ganhou com isso. Está com um brilho diferente.
E aí, destaque-se, a boa presença do Luigi Baricelli no meio dessa turma. A experiência adquirida no "Caminhão do Faustão", por exemplo, está contando muito.
Partida Já tem data marcada para o início de trabalhos da próxima novela das nove da Globo, "Passione", de Silvio de Abreu: 1º de outubro. É quando a equipe de produção começa a funcionar pra valer.
De outra parte, a emissora não irá gravar em dezembro as primeiras externas em São Paulo. E por um motivo simples: nesse período a cidade vai estar enfeitada para o Natal - e festas de fim de ano não têm nada a ver com o cenário pretendido para as cenas de abertura.
Locações internacionais Para evitar literalmente o clima de Natal e réveillon, a Globo vai esperar janeiro chegar.
Além disso, as primeiras gravações de "Passione", substituta de
"Viver a Vida", serão realizadas na Europa, mais precisamente na região da Toscana.
No elenco, entre outros, Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Mariana Ximenes, Leandra Leal, Rodrigo Lombardi e Reynaldo Gianecchini.
Equipe montadaAinda a propósito de "Passione", convém destacar que a diretora Denise Saraceni vai trabalhar exatamente com a mesma equipe de "Belíssima".
Ela terá ao seu lado Luis Henrique Rios, Carlos Araújo, Flávia Lacerda e Natalia Grimberg.
ApostaDouglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo da Record, informa que tem todo apoio de Honorilton Gonçalves, número um da emissora, no que diz respeito à audiência sempre muito baixa do "Esporte Fantástico". Segundo ele, não há e nem haverá cobranças de resultados.
A função do programa é dar início a um trabalho para que a emissora também possa criar uma tradição esportiva.
Gente novaDiogo Picchi, filho dos atores Elizabeth Savalla e Marcelo Picchi, e Danielle Nino, neta do humorista José Santa Cruz, farão participação especial em
"Poder Paralelo".
Ele no papel de um médico e ela como jornalista.
Coisas da vida"Solitaire", próximo reality show do SBT, já tem diretor escolhido. É o Denis Sales, que na mesma emissora já trabalhou no "Ídolos", "Astros" e, mais recentemente, no "Qual é o seu Talento?".
E que vem a ser sobrinho do Homero Sales, hoje na Record, diretor do "Programa do Gugu".
Situação esquisitaO silêncio da Bandeirantes, ou de seus diretores, sobre o que será de vários programas, está deixando alguns dos mais importantes artistas da casa à beira de um ataque de nervos.
Ninguém sabe o que vai acontecer, ou o que será no dia de amanhã, e alguns não aguentam mais viver desse jeito.
C´est finiTem uma bronca da imprensa esportiva com o jogador Dagoberto, do São Paulo. Um estranhamento entre as partes.
Na Record ninguém confirma acerto com Luma de Oliveira para participar de
"A Fazenda". O pessoal ligado ao programa informa que nunca houve este interesse.
Em obras - a Globo já iniciou a construção da segunda casa do próximo
Big Brother. A ordem na nova edição, ao que parece, será a mesma da edição anterior: separar os participantes em duas turmas. E, com isto, criar diferenças entre eles.
E é isso. Amanhã tem mais. Tchau!
Email:
colunaflavioricco@uol.com.br