Cézar está na final do "BBB15"; Amanda e Fernando disputam último paredão

Do UOL, em São Paulo

Cézar venceu neste sábado (4) a última prova do "BBB15" e garantiu a primeira vaga na final. Fernando e Amanda disputam o último paredão do programa e um dos dois será eliminado neste domingo. A final é na terça-feira.

A prova foi dividida em três etapas. Vencedores da primeira e da segunda fase, respectivamente, Fernando e Amanda saíram em vantagem, com dois e um ponto no começo do jogo.
 
Como nas últimas edições do programa, a etapa decisiva da prova foi uma sequência de perguntas, que os brothers tinham de responder "verdadeiro" ou "falso" ou "A", "B" ou "C".  A cada acerto, andavam uma casa. 
 
Todos erraram a primeira pergunta, que era "Em que região do Brasil fica o Estado de Tocantins?", cuja resposta certa é Norte.
 
Fernando foi o único a responder corretamente que o sobrenome do personagem principal do livro "1984" é Smith.
 
Os três erraram que é verdadeiro que "mitônamo" é mentiroso compulsivo. Apenas Cézar acertou que o coletivo de borboleta é panapaná.
 
Amanda e Cézar acertaram a data da primeira missa do Brasil: 1500. Ambos acertaram também que era falsa a afirmação de que um quinquênio é relativo a um período de 50 anos.
 
Cézar e Fernando acertaram que entomologia é a ciência que estuda os insetos. Todos acertaram que a raiz quadrada de 144 é 12.
 
Cézar e Amanda acertaram que o outono vem depois do verão. Cézar, Amanda e Fernando acertaram que a capital da Costa Rica não é San Juan e o paranaense se tornou o primeiro finalista do "BBB15".
 
Com a vitória de Cézar, Bial pergunta o que ele tinha a dizer, mas o brother não consegue falar. Amanda brincou e respondeu por ele: "É 'inexoravelmente', 'estrogonoficamente' fantástico ter chegado até aqui". 
 
Em seguida, Cézar comemora a única prova vencida ao longo do programa. "Obrigado, meu Deus e minha família. Obrigado, Bial, produção, direção. O maior sonho da minha vida era estar na final. Obrigada a todos que me conduziram até aqui. Essa é minha massa. Eu amo vocês para sempre", disse o paranaense, favoritíssimo ao prêmio.

 

Primeira e segunda etapas


Dividida em três etapas, a prova que definiu o primeiro finalista do "BBB15" começou na quinta-feira. A primeira etapa consistia em uma disputa de resistência e foi vencida por Fernando. Sentados, os brothers precisavam segurar a haste de um detonador de explosivos cenográfico. Quem deixasse cair, causava uma explosão de pó colorido e acabava eliminado.

 

Amanda foi a última a deixar a disputa, após Fernando soltar a haste do detonar após mais de seis horas de duração. Entretanto, em um momento da prova, a sister tirou a mão da parte superior da haste do detonador, o que, segundo Bial, não era permitido. Por isso, o vencedor foi Fernando.

 

A paulista Amanda se recuperou na sexta-feira e venceu a 2ª etapa da competição, garantindo um ponto para a disputa de sábado.

 

O ponto foi definido em um jogo de sorte, onde os brothers tiveram que jogar bolas em uma máquina de pimball gigante. Cada participante tinha cinco tentativas de acertar as canaletas que valiam mais pontos. Amanda foi a melhor e somou 46 pontos, Cézar fez 44 e Fernando 30.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos