No programa de estreia da oitava temporada de "O Aprendiz ", a frase "você está demitido" não foi falada. O apresentador optou por não demitir nenhum dos 16 participantes. Mesmo levando os oito componentes da equipe Vetor, que perdeu o desafio, para a sala de reunião, Dória Jr. anunciou, no fim do programa, que não iria eliminar nenhum dos concorrentes.
"Eu quis, com essa atitude, mostrar que é possível regenerar. O grande ensinamento era permitir que eles voltassem lembrando de ser mais eficientes e acima de tudo mais solidários", explicou Dória Jr., ao final da atração.
Prova
Divididos entre as equipes Vanguarda (Edu, Bianca, Bryan, Danyeli, Diego, Fernando, Fernanda e Rogério) e Vetor (Ana Carla, Bianca, Bruna, Janaína, Rodrigo, Suelen, Tanyo e Washington), os participantes foram levados para Belém (PA) para realizar o primeiro desafio do programa.
A prova foi composta por cinco missões: sobrevivência na selva, pesca, travessia de caiaque, arrecadação de alimentos para as comunidades ribeirinhas e artesanato local. Os grupos precisaram se dividir e designar quem teria mais capacidade para cada uma das tarefas. A equipe Vanguarda somou mais pontos e venceu, ganhando uma viagem para Macéio (AL).
Sala de reunião
Os componentes da equipe Vetor foram convocados para a sala de reunião e precisaram explicar suas falhas para João Dória Jr. e seus conselheiros, Claudio Forner e Carla Pernambuco.
O debate começou com Dória Jr. questionando a liderança da publicitária Suelen, que não teria planejado a execução das tarefas. Confrontada, a líder apontou o advogado Rodrigo como grande responsável pela derrota, acusando-o de ser "autossuficiente".
Na distribuição das funções, o advogado se voluntariou para ir sozinho no desafio de sobrevivência na selva e não permitiu que nenhum companheiro o acompanhasse.
Outro momento que causou exaltação nos participantes durante a primeira sala de reunião de "O Aprendiz 8" aconteceu quando Dória Jr. perguntou se Tanyo estava se sentindo discriminado por ser apontado por três concorrentes como o participante que deveria ser demitido.
Em resposta, o único concorrente do reality que não tem formação superior disse: "acho que sim, talvez eu seja o menos qualificado. Essa questão de discriminação está acontecendo, sim, por questão de estratégia ou porque eles achem que eu possa vir a atrapalhar mais para frente".
Diferente do que acontecia nas outras edições do reality, Dória Jr. pediu que os oito participantes voltassem para a segunda etapa da sala de reunião. Contrariando a opinião dos conselheiros Claudio Forner e Carla Pernambuco que queriam a demissão de Rodrigo e Suelen, respectivamente, o apresentador surpreendeu e anunciou que não iria demitir ninguém na estreia do programa.