Votação da final de "A Fazenda 7" faz familiares de peões perderem o sono
Hildeberto Jr.Do UOL, em São Paulo
Com a final de "A Fazenda 7", familiares, assessores e fãs de Babi, DH e Heloísa têm se dedicado nas redes sociais a conquistar votos para os peões. Desde o último domingo (7), quando foram definidos os finalistas do programa, as torcidas dos peões têm se organizado em mutirões de votação.
José Arthur Gerdes, filho de Heloísa Faissol, é quem comanda os fãs da mãe por meio do perfil oficial da socialite no Twitter. O estudante, que está prestando vestibular para odontologia, tem dividido seu tempo entre os estudos e a campanha para mãe na internet. "Tenho dormido muito pouco. Acordo às 5 da manhã e vou dormir à meia-noite", disse ao UOL.
Assim como José, Bruna Rossi, irmã de Babi, tem perdido horas de sono para ajudar a ex-panicat a conquistar o prêmio de R$ 2 milhões. "Minha rotina é ficar 24 horas no Twitter. Eu e minha mãe revezamos. Eu fico até 7 horas da manhã acordada, chamo minha mãe, durmo até às 10 da manhã e volto para o computador", explica Bruna.
Diferentemente das adversárias, DH conta com uma equipe de assessoria de imprensa para ajudá-lo na conquista dos votos. No entanto, o assessor Roberto Rodrigues garante que os familiares do músico estão bem envolvidos na mobilização de fãs. "A mãe do DH tem contato diário com os fãs nas suas redes sociais, além de manter contato por e-mail com mais de 3 mil fãs, informando frequentemente tudo que envolve o DH. A namorada também se relaciona diariamente com eles, pedindo apoio", afirma.
Além dos fãs, as campanhas de Babi, DH e Heloísa apostam no apoio de celebridades. "A nossa família está em busca do apoio de pessoas conhecidas para ajudar a Helô", disse José. Bruna conta que Babi tem o apoio de panicats e de ex-BBBs, como a vencedora do "BBB 14", Vanessa Mesquita."Ela está nós ajudando bastante, ela tem organizado mutirões em favor da Babi". DH, por sua vez, conta com a ajuda de Bárbara Evans, vencedora de "A Fazenda 6", e cantores famosos, como MC Guimê e Anitta.
Call center
Uma suspeita sempre vem à tona quando algum participante de reality show apresenta uma votação muito expressiva: a possibilidade da contratação de call centers. As torcidas organizadas dos finalistas de "A Fazenda 7", no entanto, negam que já tenham lançado mão deste artifício. O filho de Heloísa disse que chegou a questionar a Record sobre a possível interferência desse tipo de recurso para favorecer algum participante. "A emissora me garantiu que todas as votações são auditadas e que o sistema deles tem um mecanismo que detecta esse tipo de prática, caso aconteça", explicou.
Preocupada com os boatos de que concorrentes estariam usando call center, a irmã de Babi pesquisou sobre assunto e chegou à conclusão de que seria inviável. "Contratar uma empresa de call center é muito caro e o sistema de votação detecta quando tem um volume de votos muito grande de um lugar só", argumentou.
O assessor de DH disse que nenhum call center seria capaz de ser mais eficiente que a dedicação dos fãs. "Não acreditamos, sempre participamos de grandes votações para conseguir grandes prêmios na música para a banda Cine e sabemos que o "grande call center" são os fãs unidos pelas redes sociais, e votando direto quase sem descansar, dia e noite, por amor."
Recompensa
Todo o esforço dos familiares deve ser compensado pelos peões quando eles deixarem o confinamento nesta quarta-feira. Bruna diz que a irmã famosa prometeu ajudar a família, caso vencesse o reality. "Ela [Babi] prometeu comprar uma casa com piscina para os meus pais, comprar uma casa para minha avó e me ajudar a comprar um carro", contou.
Já José pretende fazer um pedido para a mãe, Heloísa Faissol. "Ela foi para a Fazenda e me deixou sem a mesada. Se ela ganhar, vou pedir que ela aumente minha mesada", disse rindo.