UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
UOL Vê TV
 
18/10/2005
Referendo: programas de TV debatem, informam e induzem


Será que os programas de TV conseguem informar o telespectador sobre o referendo do desarmamento sem tomar partido?

No último domingo (16), dois debates sobre o referendo foram exibidos simultaneamente na TV aberta e, dependendo de o telespectador haver assistido a um ou outro programa, a pergunta pode ser respondida com um ou outro dos votos que têm sido pedidos ao eleitor.

Pelo que se viu no "Dois a Um", do SBT, dá para dizer "sim". Quem assistiu ao "Canal Livre" da Band, responderia "não".

No SBT, respeitando nome e formato do programa, que sempre recebe dois convidados, a jornalista Mônica Waldvogel tentou reproduzir os debates da época das eleições, porém com menos formalidade. Waldvogel levou ao estúdio os deputados federais Raul Jungmann (PPS-PE) e Alberto Fraga (PFL-DF), cada um representando, respectivamente, a frente pelo voto no "Sim" (a favor da proibição da comercialização de armas de fogo e munição), e pelo "Não" (contra a proibição).

Na Band, o "Canal Livre", que usualmente faz entrevistas e debates no estúdio, preferiu exibir reportagens e depoimentos pré-gravados com partidários de ambas as frentes. O material foi comentado pelos jornalistas da casa: Joelmir Beting ("Jornal da Band"), Fernando Mitre (Diretor de Jornalismo) e Marcelo Parada (Vice-Presidente da emissora).

Garantindo tempos iguais de exposição a cada deputado, Mônica Waldvogel não renunciou à função de jornalista e fez mais do que pedir justificativas para o voto pelo "sim" ou pelo "não". Valendo-se da possibilidade de interagir com os convidados, ela tentou se colocar como telespectadora e pediu esclarecimentos sobre pontos não resolvidos pela propaganda gratuita. Foi às vezes incisiva, quase brusca ao questionar os adversários, mas evitou ao máximo julgar as posições apresentadas.

O "Canal Livre", por seu turno, pareceu equilibrado no tempo de material exibido pró e contra o desarmamento, mas a neutralidade parou por aí. Nas análises, o trio de jornalistas não fez questão de esconder sua simpatia pelo "não", chegando a ironizar defensores da proposta contrária, como o movimento Viva Rio e a deputada Denise Frossard. Nessa linha, não surpreende que tenha ido ao ar até uma belicosa entrevista de um adepto do "não", tachando de "fascista", "fetichista" e "falsa" a plataforma adversária.

Ambos programas terminaram de forma coerente com a condução que tiveram. Na conclusão do "Canal Livre", os três jornalistas abriram o jogo e se manifestaram pelo "não" com variada ênfase: Parada afirmou que não quer "tirar o direito de quem precisa ter arma", Mitre observou que o voto pelo "não" lhe parece mais "consciente e saudável", e Beting disse que "não adianta fechar a loja de armas da esquina".

Já no SBT, Waldvogel limitou-se a pedir cautela ao eleitor: "os números são confusos, é melhor você decidir com outros argumentos". Isso depois de ter mediado cerca de uma hora de discussão que, em geral, como disse Joelmir Beting, tem gerado "mais calor do que luz".

O que cada programa conseguiu passar ao eleitor sobre o referendo será repercutido em sigilo no dia da votação. Contudo, no que diz respeito ao telespectador, SBT e Band foram muito ilustrativos da diferença que existe entre informar e induzir.

ÍNDICE UOL Vê TV  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL


Colunas Anteriores
26/11/2006

11h29- Bia Abramo: Nova novela da Band, "Paixões Proibidas", surpreende

17/09/2006

07h59- Bia Abramo: "Entre aprendizes e infelizes..."

08/01/2006

11h33- Bia Abramo: "Reality shows" promovem competição como doutrina moral

29/11/2005

15h12- O "beijo gay" do "Pânico na TV"

28/11/2005

18h30- "Cidade dos Homens" mostra otimismo sem fantasia

26/11/2005

12h06- Netinho, Repórter Vesgo e a imprensa guaxinim

24/11/2005

18h28- "Ar caseiro" acentua a irregularidade do programa de César Giobbi na TV Cultura

23/11/2005

16h38- TV da Gente e a suave dor do parto

18/11/2005

18h06- "Bang Bang" tem mais tiros nos bastidores do que em cena

16/11/2005

16h49- "CSI" ganha concorrente à altura, mas por pouco tempo

Mais UOL Vê TV

Hospedagem: UOL Host