UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
UOL Vê TV
 
14/10/2005
Quando não está reciclando material alheio, "Sônia e Você" é de fazer chorar


Na quinta-feira (13), o programa "Sônia e Você" completou seu primeiro aniversário na TV Record. Com cerca de duas horas de duração, a atração é comandada pela jornalista Sônia Abrão, por muitos anos figurinha fácil nos programas de Silvio Santos. Foi na emissora do "patrão", inclusive, que Abrão estreou o "Falando Francamente", programa com formato similar ao do irmão mais novo da Record.

Embora considerado um programa feminino, "Sonia e Você" se assemelha a concorrentes como "Pra Valer", da Band, e "Mulheres", da Gazeta, só na parte comercial. Em matéria de "merchan", Abrão está de mãos dadas com Claudete Troiano e Cátia Fonseca (uma de cada lado, para evitar encrenca), e oferece o mesmo festival de ofertas, de xampu a cogumelo, passando por operadora de TV a cabo e câmera digital multitarefa.

Porém, na parte editorial, Sônia Abrão trilha caminho diferente das outras atrações vespertinas e é fiel a sua tradição de cobrir a vida íntima das celebridades. Em vez de ensinar receita de bolo, a apresentadora mostra fotos da atriz Cléo Pires beijando o namorado numa praia carioca, "chupadas" de um site de fofocas. Em vez de receber um médico, ela comenta a foto da atriz Camila Rodrigues, publicada desta vez em um jornal, de mãos dadas com o ator Bruno Gagliasso. Em vez de dar aula de artesanato, ela mostra matérias tiradas de jornais e internet sobre a onda de furtos nos camarins da novela "América", da Globo.

Para não dar ao leitor a impressão de que tudo no programa é reciclado de outras fontes, convém informar que há, sim, material próprio. Por exemplo, no programa da última quarta-feira (12), Abrão exibiu uma entrevista com a atriz Karina Bacchi. Na quinta (13), mostrou outra com Christiane Torloni. Agora, para não dar ao leitor a impressão de que Sônia só faz fofoca de ator (da Globo) e mostra entrevista com ator (da Globo), convém informar que ela também gasta um bom tempo relatando ao seu público o que vai acontecer na novela ... Da Globo!

A esta altura, o leitor já se pergunta: mas afinal, o programa é da Record ou da Globo?

De nenhuma das duas. É da produtora Câmera 5, do irmão de Sônia Abrão. Talvez esse caráter independente explique porque "Sônia e Você" tem a liberdade de se pautar por meia hora na emissora concorrente da Record, e gastar não mais de dez minutos com a "prata da casa", como as novelas "Essas Mulheres", em sua reta final, e "Prova de Amor", que a sucederá.

Essa natureza de "corpo estranho" do programa transparece até em cenas da festa de aniversário, quando uma voz em "off" agradece à Record "que nos emprestou seu sucesso". Emprestou a quem, cara pálida?

Curiosamente, ao relembrar as cenas mais marcantes desse um ano de programa, "Sônia e Você" exibiu artistas em prantos, cantores em lágrimas, atores e atrizes aos soluços e gente do povo se debulhando -o que sugere que o programa, quando não está reciclando material alheio e falando da Globo, é de fazer chorar.

Mas, brincadeiras à parte, o especial de primeiro ano merece entrar para a história da TV por exibir uma matéria como eu nunca havia visto, desde que a família comprou nossa primeira TV, uma Strauss branco e preto de 23 polegadas. O fato dispensa comentários e explicações, e é a melhor conclusão que esta coluna poderia ter.

Acredite, leitor, que o programa "Sônia e Você" mostrou uma simpática entrevista, feita por um repórter da casa, com ninguém menos do que a jornalista, a radialista e a apresentadora de TV... Sônia Abrão.

ÍNDICE UOL Vê TV  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL


Colunas Anteriores
26/11/2006

11h29- Bia Abramo: Nova novela da Band, "Paixões Proibidas", surpreende

17/09/2006

07h59- Bia Abramo: "Entre aprendizes e infelizes..."

08/01/2006

11h33- Bia Abramo: "Reality shows" promovem competição como doutrina moral

29/11/2005

15h12- O "beijo gay" do "Pânico na TV"

28/11/2005

18h30- "Cidade dos Homens" mostra otimismo sem fantasia

26/11/2005

12h06- Netinho, Repórter Vesgo e a imprensa guaxinim

24/11/2005

18h28- "Ar caseiro" acentua a irregularidade do programa de César Giobbi na TV Cultura

23/11/2005

16h38- TV da Gente e a suave dor do parto

18/11/2005

18h06- "Bang Bang" tem mais tiros nos bastidores do que em cena

16/11/2005

16h49- "CSI" ganha concorrente à altura, mas por pouco tempo

Mais UOL Vê TV

Hospedagem: UOL Host