UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
UOL Vê TV
 
03/10/2005
Glauco, de "América", pode ganhar algemas antes mesmo de comprar alianças


A um mês do término de "América", quando sua confusa trama finalmente começa a se resolver, o interesse pelas soluções que virão é um tanto prejudicado pela falta de substância dos personagens da novela.

De fato, como já escrevi anteriormente, a maioria dos personagens tem personalidade tão ralinha e se comporta de maneira tão errática que, se a autora Glória Perez decidisse simplesmente sortear quem fica com quem, poucas combinações pareceriam incompatíveis.

Nesse contexto, uma das subtramas cujo desfecho desperta mais interesse, por envolver um dilema e dois personagens mais densos que a média da novela, é o turbulento final do casamento do empresário Glauco Simões (Edson Celulari) com a socialite cleptomaníaca Haydée (Cristiane Torloni).

Tendo descoberto, no mesmo dia, que Glauco a traía com sua amiga Nina (Cissa Guimarães), e que enganava ambas com a ninfeta Lurdinha (Cléo Pires), Haydée ficou duplamente furiosa, mas logo percebeu que, entre os dois incômodos, o segundo era muito menos tolerável. Afinal, além de traída, Haydée se sentiu humilhada ao ver Glauco circular por Miami e pelo Rio de Janeiro, entre conhecidos do casal, vestido de garotão e ao lado de uma moça que tem idade para ser sua filha.

VINGANÇA

Daí veio o desejo de retaliação, que explica porque Haydée, embora tenha garantido um futuro feliz e mortalmente tedioso nos braços do aborrecido Tony (Floriano Peixoto), não desiste de atazanar a vida do futuro ex-marido. Haydée agora está chantageando Glauco, exigindo que ele se afaste de Lurdinha, para não denunciar suas falcatruas financeiras e levá-lo à cadeia.

O interessante nessa história é que, em toda sua imaturidade e loucura, Haydée consegue ser coerente, enquanto uma personagem como Sol (Débora Secco), de concepção bem mais simples, se afunda em contradições. A ilustrar tal coerência, houve a cena do último sábado (1º/10), em que Haydée se justificou candidamente para Tony, dizendo não ter vergonha de sentir rancor e querer vingança. De quebra, o diálogo também mostrou que nem tudo em "América" é descartável, e que Glória Perez sabe compor textos memoráveis.

O personagem de Glauco, diferentemente de Haydée, não traz tudo em um único pacote bagunçado: ele funciona quase como dois personagens independentes --um inverossímil e outro verdadeiro.

PESSOA JURÍDICA

Enquanto homem de negócios, Glauco padece da inconsistência comum aos de sua espécie que aparecem em novelas: pouco vai à empresa, não é visto trabalhando, a secretária não lhe transmite um só recado profissional, os subalternos não despacham com ele. Isso faria sentido se Glauco tivesse função decorativa, se fosse um inútil de quem a empresa não precisa para nada... Mas não é isso que a trama sugere. Assim, parece que Glória Perez compartilha com outros novelistas o desinteresse pelo funcionamento de uma empresa de verdade, e pela rotina de um executivo do mundo real.

PESSOA FÍSICA

O lado verossímil de Glauco é o de "pessoa física". Não é nada irreal ele ser omisso com a filha, negligente com a esposa-objeto, muito menos manter Nina em banho-maria por vários anos, na esperança de que ele se divorciasse para assumi-la. Tampouco é absurdo um homem de sua idade se encantar com uma jovem bonita e brejeira, mudar o visual para ficar compatível com o dela e passar ridículo por causa disso.

Talvez não por acaso, o grande exagero desse rejuvenescimento tem de novo a ver com a questão profissional, quando Glauco abandona o terno e a gravata e aparece na firma em mangas de camisa, usando jeans e bolsa. Á parte os instintos "galináceos", não se chega a seu nível de prosperidade sem um mínimo de discernimento e profissionalismo.

De qualquer forma, os senões de Glauco não tiram o interesse por seu conflito com Haydée. Afinal, a esposa insegura e dependente finalmente encostou na parede o marido egoísta e presunçoso e, desta vez, parece que ele não tem como ganhar tudo. E, se tentar ficar com Lurdinha, pode ganhar um par de algemas antes mesmo de comprar o de alianças.

ÍNDICE UOL Vê TV  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL


Colunas Anteriores
26/11/2006

11h29- Bia Abramo: Nova novela da Band, "Paixões Proibidas", surpreende

17/09/2006

07h59- Bia Abramo: "Entre aprendizes e infelizes..."

08/01/2006

11h33- Bia Abramo: "Reality shows" promovem competição como doutrina moral

29/11/2005

15h12- O "beijo gay" do "Pânico na TV"

28/11/2005

18h30- "Cidade dos Homens" mostra otimismo sem fantasia

26/11/2005

12h06- Netinho, Repórter Vesgo e a imprensa guaxinim

24/11/2005

18h28- "Ar caseiro" acentua a irregularidade do programa de César Giobbi na TV Cultura

23/11/2005

16h38- TV da Gente e a suave dor do parto

18/11/2005

18h06- "Bang Bang" tem mais tiros nos bastidores do que em cena

16/11/2005

16h49- "CSI" ganha concorrente à altura, mas por pouco tempo

Mais UOL Vê TV

Hospedagem: UOL Host