UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
14/11/2008 - 03h38
Mesmo "mocinho" há 13 anos, Cláudio Henrich fala sobre seu 1º personagem gay

Pop Tevê

Desde que estreou nas novelas como o Eduardo de "Malhação", há 13 anos, Cláudio Heinrich está acostumado a interpretar tipos que arrebatam o público feminino. Por isso o ator, que despontou como paquito da Xuxa, é só elogios ao homossexual Danilo, papel que vive em "Os Mutantes - Caminhos do Coração", da Record. Afinal, é a primeira vez que ele, hoje com 36 anos, tem a oportunidade de mostrar na tevê que sabe fugir do formato "mocinho que conquista a mocinha". "Muitas vezes, caímos em um formato. E o Danilo é completamente diferente da minha realidade. Sem dúvida, é o melhor papel da minha carreira", declara.



Irreconhecível na pele do empresário que alterna momentos de "soltar a franga" com outros em que assume uma postura mais contida, ele acredita que está no caminho certo. Até porque, vira-e-mexe, é abordado nas ruas com perguntas do tipo: "você é gay de verdade?", conta ele, às gargalhadas. Mas o que poderia deixá-lo ressabiado é o que o faz sentir mais orgulho ainda de interpretar um homossexual na televisão. "É um elogio enorme escutar isso do público. Sinal de que estou fazendo o meu papel direitinho", acredita ele, frisando que estudou muito para compor o personagem.

Além de assistir a vários episódios do seriado norte-americano "Will & Grace" - que aborda a relação entre o ex-casal Will, que é um prestigiado advogado homossexual, e Grace, uma decoradora heterossexual -, Cláudio também entrevistou e passou a observar o comportamento dos homossexuais. Tudo para tentar entender como eles se portam diante das mais variadas situações sociais. "Também tenho diversos amigos homossexuais, o que facilita ainda mais na hora de interpretar o personagem", complementa o ator, que, constantemente, é assediado pelo público gay quando sai para caminhar ou surfar na praia. "Sempre acontece...", conta.

O que mais chama a atenção do ator, porém, é a maneira carinhosa com que é tratado pela comunidade gay nas ruas. Além de ser elogiadíssimo por sua interpretação que foge do caricato - "eles falam que estou superbem", orgulha-se -, Cláudio também é tido como um modelo para muitos que, assim como seu personagem, já ficaram com medo de assumir sua homossexualidade perante a sociedade. "O mais legal da abordagem dos gays é que, apesar de eles perceberem que o meu personagem é cômico, eles vêem que também existe nele uma função social muito importante", opina.

Em sua segunda novela na Record - a primeira foi "Prova de Amor" -, Cláudio se diz feliz na emissora. E acredita que não teria a chance de viver um papel tão diferente como Danilo na Globo, onde estreou. "Não é nem porque ele é gay. É porque ele é um personagem muito rico e com vários conflitos", justifica, fazendo questão de agradecer a experiência ao diretor e ao autor da novela. "Devo o personagem ao Alexandre Avancini e ao Tiago Santiago, que apostaram em mim. Espero que, a partir dele, ganhe outros papéis difíceis e com conflitos", torce ele, que tem contrato com a Record até 2011.

Mesmo estando no ar desde agosto de 2007, o ator não dá sinais de cansaço. Pelo contrário. Ele até torce para que a trama tenha uma terceira temporada. "Um dos motivos de eu não estar nem sentindo que estou há mais de um ano no ar é que o personagem é muito divertido de fazer", confessa. Cláudio conta que seu papel ficou ainda mais engraçado quando entrou para o time dos mutantes. "Já estava legal sendo um personagem normal, sem poderes. Quando veio essa história de ele ter uma superforça ficou mais agradável ainda", derrete-se.

(Por Carla Neves)




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host