UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
26/10/2008 - 06h02
Dividido entre rodeio e teatro, ator de "Negócio da China" se diz "caipira"

PopTevê

Raoni Carneiro se define como um típico "caipira". "Fui criado como um moleque do interior. Sou rural, caipira mesmo", conta. Nascido em Itapetininga, interior de São Paulo, o ator de 26 anos que interpreta o Heraldinho, em "Negócio da China", recorda que, até os 13, só pensava em freqüentar rodeios. Pelo menos até a passagem de um grupo teatral amador por sua cidade, quando tudo mudou. "Apaixonei-me pelo teatro e passei a intercalar: um fim de semana ia para o rodeio; no outro, para o teatro", conta ele.



Raoni foi convidado por Miguel Falabella para atuar pela segunda vez em uma trama sua. A primeira foi "A Lua Me Disse", de 2005. Na história atual, Heraldinho vive no meio do "fogo cruzado". Filho de Luli Maria (Eliana Rocha) e irmão de Heitor (Fábio Assunção), o rapaz passa seus dias tentando aplacar as brigas da família.

Superprotetora, Luli implica com Lívia Grazi Massafera), esposa de Heitor há 11 anos. "Na verdade, ela é contra qualquer namorada dos filhos", diverte-se. Apesar das constantes crises familiares, Heraldinho é do tipo que adora reunir a "galera" em uma boa roda de violão e ainda é fascinado por kung fu, arte marcial com forte presença na trama. No lado sentimental, ele está cada vez mais envolvido com Mirna (Renata Vilela). "O personagem está super feliz porque é a primeira vez na vida que sai com uma mulher que tem diploma", afirma, aos risos.

Decidido a seguir carreira na interpretação, aos 15 anos Raoni foi para São Paulo. Lá, matriculou-se no Teatro Escola Célia Helena e não parou mais. Embora tenha cursado Letras e Direito - mas não tenha concluído nenhuma das faculdades -, foi nos palcos que ele se "encontrou". Após muitas peças de teatro e testes para a tevê, o ator finalmente foi aprovado para o elenco de "Agora É Que São Elas", trama de Ricardo Linhares exibida pela Globo em 2003. "Até a novela, passei por uns 15 testes. Mas, depois que aconteceu, foi tudo rápido demais", pontua.

Seu trabalho seguinte na tevê foi em "Seus Olhos", do SBT. Depois, ele voltou para a Globo em "A Lua Me Disse", retornou ao SBT para "Amigas e Rivais" e agora está de volta à Globo. O vaivém entre as emissoras é visto como um aprendizado pelo ator que, aliás, demonstra uma rara clareza quanto à profissão. "Por mais que haja 'glamour', é uma carreira instável. Tenho a consciência de que tenho de ser um bom profissional e ter conduta e ética esteja onde estiver", pondera.

Manter um certo romantismo em relação à profissão é outra característica do ator. Embora confesse que já pensou em desistir - há cerca de dois anos, quando passou por uma fase de "vacas magras" de trabalho -, Raoni é do tipo que acredita que a constante possibilidade de sonhar é o ponto forte de seu ofício. "Quando acaba um sonho, no dia seguinte entra outro", romantiza.

Sua idéia é ter criações vanguardistas que transmitam mensagens importantes para quem o assistir, sem maiores preocupações comerciais.
"Quero ter uma estrutura de vida que me permita passar carvão no rosto e protagonizar 'Otelo', de Shakespeare, nem que seja para duas pessoas na platéia", sonha.

Contratado por obra pela Globo, Raoni conta que o que não falta são novos projetos. Vocalista da banda Trupe, de MPB, ele está às voltas com a produção do primeiro CD do grupo. No teatro, ele se prepara para protagonizar, em 2009, "Romeu e Julieta", com direção de Marcelo Lazarotto. No cinema, ele vai produzir três curta-metragens: "Varenique com Vatapá", "Augusta 513" e "Obrigado Por Te Ajudar". "Sou muito ativo e dinâmico. Independentemente de estar no ar ou não, estou sempre trabalhando", garante.

(Por Fabíola Tavernard)




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host