UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
17/10/2008 - 01h45
Atriz que faz Lorena em "A Favorita" diz que não assistia a novelas

PopTevê

No ar como a Lorena de "A Favorita", Gisele Fróes confessa que ainda está se adaptando aos "mecanismos" da tevê. Dá para entender.
Afinal, apesar dos 23 anos de carreira - grande parte deles no teatro -, a simpática atriz de 44 anos ainda está em sua terceira novela. A primeira foi "Mania de Querer", da extinta Manchete, em 1986. Depois, ela atuou em "Sinhá Moça". Desde então, Gisele confessa que tomou gosto pelo veículo, que antes ela praticamente "ignorava". "Não parava para ver novela, desconsiderava os folhetins. Não era preconceito, era ignorância. Hoje vejo o valor e o quanto é difícil fazer tevê", pondera, durante sessão de fotos no Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, no Rio de Janeiro.

TV Globo
Gisele Fróes é a Lorena da novela "A Favorita"

Até porque o que não falta à sua personagem são elementos para uma rica composição. Além de manter sua família unida com pulso firme, vira e mexe a filha do meio de Copola, vivido por Tarcísio Meira, leva uns "sustos". Primeiro, teve de segurar as pontas - e as contas - com uma van de cachorro-quente quando o marido, Átila, de Chico Diaz, perdeu o emprego.

Agora, acabou de ter uma "velha", porém inesperada notícia: soube que o marido manteve, no passado, um caso com Cida, sua irmã mais nova interpretada por Cláudia Ohana. "Acho legal falar das crises de um casal que supera tudo com amor. E mostrar que um problema desses não é fatal para um casamento", avalia.

Filha do ator Rogério Fróes, Gisele começou sua carreira, por acaso, no teatro. Jurando que não foi influenciada pela rotina paterna, ela fez Escola Normal pensando em ser professora e trabalhar com crianças excepcionais. "Mas saí aos prantos no primeiro dia de estágio, não consegui", recorda.

Na eterna dúvida adolescente de "o que fazer da vida", ela acompanhou uma amiga em uma aula do Tablado. E ali descobriu seu caminho. "Fiquei apaixonada e decidi na mesma hora que queria fazer aquilo para o resto da vida", afirma ela, que trabalhou com renomado diretores como Aderbal Freire Filho, Moacyr Góes, Domingos de Oliveira e Jefferson Miranda. "Trabalhei com pessoas brilhantes, que me ensinaram tudo", reconhece. Gisele conquistou o Prêmio Shell de Melhor Atriz em 2004, por sua atuação na peça "Deve Haver Algum Sentido em Mim que Basta", da Companhia de Teatro Autônomo.

Apesar da paixão pelos palcos, ela conta que, em determinado momento, começou a cansar da dura rotina teatral. A eterna luta por patrocínio, os ensaios intermináveis e a platéia vazia em alguns espetáculos a desmotivaram. Foi quando a atriz resolveu trabalhar como assistente de figurino. "Tive momentos de desânimo total. Durante as filmagens de 'Bendito Fruto', via os atores no set e pensava: que alívio não estar diante das câmeras!", relata.

Isso até o dia em que, num "estalo", Gisele pensou que seria interessante fazer novelas, tanto pela estabilidade emocional quanto pela financeira. "Estava satisfeita com o teatro. Até o dia em que não fiquei mais. Dois meses depois, fui convidada para 'Sinhá Moça'", conta.

Apesar das poucas novelas, Gisele já participou de várias produções televisivas, como "Mandrake", da HBO, "A Diarista", "Carga Pesada"
e "A Grande Família", todas da Globo. Contratada por obra, Gisele tomou tanto gosto pela tevê que afirma não ter o menor problema em emendar um trabalho no outro. "A gente é biscateiro e vai aceitando as propostas que surgem", diverte-se. Inevitavelmente ligada ao teatro, ela também fala de um sonho antigo. "Nunca produzi uma coisa minha, e agora sinto essa necessidade", avisa.

(Por Fabíola Tavernard)




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host