UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
23/09/2008 - 16h00
Regina Duarte volta à TV com personagem pouco convencional em "Três Irmãs"

Do PopTevê

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Regina Duarte se inspira em Mary Poppins para nova personagem

Regina Duarte se inspira em Mary Poppins para nova personagem

Já são 43 anos de uma carreira marcada por um sem-número de heroínas no melhor estilo "certinha". Mas desde a última segunda-feira, o público pode ver Regina Duarte com um estilo diferente: o de Waldete, a intempestiva governanta de "Três Irmãs", que chega à fictícia Caramirim carregando um segredo.

"Um só, não: ela tem vários!", corrige Regina. Um deles envolve o passado da personagem, conhecido apenas por seu amigo e advogado, Dr. Polidoro (Othon Bastos). Somente ao lado do "cúmplice" Waldete dá mostras de quem realmente é - sem sotaque ou as roupas extravagantes que fazem parte de seu figurino no balneário. "Faz tudo parte desse papel que ela está fazendo nessa cidade", explica a atriz, sem dar mais pistas sobre o que realmente motiva Waldete.

Aliás, o visual também chama atenção. Em vez de peças sóbrias ou de uniformes quase que onipresentes nos guarda-roupas de empregadas, a governanta ostenta um figurino espalhafatoso. A inspiração veio do cinema - mais precisamente de "Mary Poppins", a famosa babá mágica vivida por Julie Andrews. Segundo Regina, desde o início essa foi a grande referência de equipe. "E eu adoro isso, porque é um personagem delicioso, um clássico. Espero que a Waldete encante as crianças tanto quanto ela", torce ela, que trabalha com o autor Antônio Calmon pela segunda vez.

Em 1989, Regina fez uma pequena participação na bem-sucedida "Top Model", também assinada pelo dramaturgo. Foram apenas seis capítulos, mas que trazem boas lembranças à atriz. "Sempre gostei das novelas do Calmon, porque têm facilidade de falar com a juventude. Ele tem uma cabeça jovem, e eu também sou assim. Vou ser Peter Pan para o resto da vida!", diverte-se.

Pergunta - Você teve a possibilidade de ser a mãe das protagonistas, mas optou por fazer outro papel. Por quê?
Regina Duarte - Queria brincar um pouco mais com o humor, com uma personagem que me propusesse algumas coisas novas. A mãe é maravilhosa, fiquei muito honrada com o convite, mas a estrutura dela é a da boa mãe, da mãe amorosa. E isso eu tenho feito muito. Pedi ao Calmon: me deixa brincar de outra coisa. E ele me apresentou a Waldete, que é maravilhosa.

Pergunta - Ela tem muitos mistérios. Como está sendo a composição, a partir disso?
Regina - A Waldete não é um personagem fechado, tem muitas possibilidades. Isso obriga a escolher caminhos, e torna mais difícil chegar a alguma coisa que tenha consistência e credibilidade. Tem sido um trabalho árduo, que vai se completar agora, com a novela no ar. Nesse momento, a gente recebe o retorno do público e começa a consolidar as escolhas que fez antes, meio que com medo.

Pergunta - Mas isso também faz você mudar uma composição?
Regina - Claro. A gente também pode corrigir no caminho. Esse é o grande barato da proposta da novela: ela está aberta para a possibilidade de intervenção do público. O importante é que sejam comentários bem-intencionados e construtivos. O que não quer dizer que precise ser elogioso. O importante é que seja construtivo mesmo. E aí, a gente tem uma parceria, seguimos juntos.

Pergunta - Você teve um trabalho muito marcante em comédia como a Porcina de "Roque Santeiro". A Waldete tem alguma coisa dela, ou da Maria do Carmo, de "Rainha da Sucata"?
Regina - Acho que tem de todas elas. No fundo, o que a gente faz é sempre o mesmo papel - mas mudando um ingrediente aqui, outro ali. Se você prestar atenção, vai notar nela um pouquinho que cada personagem que já fiz, e é essa soma de ingredientes que resulta em um personagem novo. Para mim, a Waldete é nova. Nunca fiz nada parecido com o que estou fazendo hoje.

(por Louise Araujo)




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host