UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
23/07/2008 - 01h24
"Nip/Tuck" chega ao final do quinto ano deformada como os pacientes da série

CÁSSIO STARLING CARLOS
Especial para o UOL

Divulgação

Sean McNamara e Christian Troy em Los Angeles em cena da quinta temporada de Nip/Tuck

Sean McNamara e Christian Troy em Los Angeles em cena da quinta temporada de Nip/Tuck

De tanto estica-e-puxa para manter o interesse do espectador a série "Nip/Tuck" começou a ficar com a cara de seus pacientes deformados. Depois de uma quarta temporada quase sem bons momentos e sem conseguir reproduzir as surpresas nutridas de cinismo que o seriado dirigiu tão bem à busca da perfeição em seus três primeiros anos, a quinta temporada encerra sua primeira parte sem conseguir dar grandes provas de rejuvenescimento. O episódio vai ao ar na Fox nesta quarta (23), às 22h.

O efeito de "lifting" buscado pelos roteiristas, liderados pelo esperto Ryan Murphy, foi transferir a dupla de cirurgiões plásticos da ensolarada Miami para Los Angeles, capital dos sonhos, terra de Hollywood e do culto à imagem.

Com a transferência para a Califórnia do quase certinho doutor Sean McNamara no fim da temporada anterior, seguida pela chegada de seu inseparável companheiro, o quase cafajeste Christian Troy, no início do quinto ano, esperava-se um ganho de ironia e sadismo para as desventuras que andavam meio sujeitas demais às desavenças familiares do trio completado pela indecisa Julia.

Entretanto, a ferocidade que se esperava da série ao desembarcar na matriz da cultura das celebridades simplesmente não chegou lá. A brincadeira de transformar Sean e Christian em reféns da indústria do entretenimento comprometeu ainda mais a capacidade de "Nip/Tuck" de ser a um só tempo exploração e crítica do culto à beleza.

Divulgação

Divulgação

Sean e Christian em bar de Los Angeles, cidade para onde a série foi transferida para tentativa de rejuvenescimento

Em quase metade dos episódios, Sean ficou parecendo uma versão um pouco mais branda do hedonista Christian, encantado pelos prazeres da carne sob o calor da Califórnia. Só mesmo quando se viu enredado no sistema da fama é que recuou para o velho papel de bonzinho bobinho. Christian, por sua vez, chegou oferecendo seus dotes de garanhão na capa da "Playgirl" e não demorou a descobrir que sua capacidade de manipular tudo e todos é fichinha na cidade das ilusões.

Já a supervilã da vez, a perversa Eden, com sua encarnação do mal ficou a anos luz aquém da malvadona James da quarta temporada e inoculou a série com um inadequado tom de novelão. Com poucos personagens episódicos e cada vez mais anedóticos, limitados à função de cor local, a quinta temporada de "Nip/Tuck" perdeu também aquele travo de amargura, de humanidade decaída e insatisfeita, tantas vezes trazida pelos pacientes nas temporadas anteriores. A falta de inspiração neste segmento do drama comprovou-se com a reaparição de Dawn Budge, a personagem de Rosie O'Donnell, que entrou e saiu sem dizer a que veio.

Os sintomas de cansaço evidentes ao longo das duas últimas temporadas da série indicam que seu fim está próximo. Mas ainda não é para já, conforme anunciado pelo canal pago FX (que exibe a série nos EUA) na semana passada. A rede encomendou mais 19 episódios, que devem constituir uma sexta temporada a ser veiculada até o início de 2011. Já a segunda parte desta quinta temporada, com mais oito episódios, tem previsão de estréia em janeiro de 2009 nos EUA. A questão agora é saber quantas aplicações extras de botox serão necessárias para manter Sean e Christian interessantes até lá.

NIP/TUCK - QUINTA TEMPORADA
Encerramento da primeira parte

Onde: Fox
Quando: Quarta-feira, 23 de julho
Horário: 22h

Cássio Starling Carlos é crítico da "Folha de S. Paulo" e autor de "Em Tempo Real - Lost, 24 Horas, Sex and the City e o Impacto das Novas Séries de TV" (Ed. Alameda)

Mais
Na quinta temporada, "Nip/Tuck" muda para Los Angeles e satiriza o mundo de Hollywood
De mudança para Hollywood, "Nip/Tuck" faz sátira de si mesmo
"Nip/Tuck", ano 4, sofre com "estica-e-puxa"
Ator brasileiro passa a integrar elenco central da série "Nip/Tuck"
Exageros marcam 3º ano do seriado
2ª caixa de "Nip/Tuck" aprofunda discussão sobre o corpo
"Nip/Tuck" acerta ao radicalizar a crítica
"Nip/Tuck" retorna com bisturi afiado
A perfeição toma o lugar da lei em série
Série ri de cirurgia plástica
Catherine Deneuve fará participação no seriado americano "Nip/Tuck"




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host