UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
26/06/2008 - 19h47
Record diz que Globo "passou recibo" sobre sua preocupação com o crescimento da concorrência

Da Redação

A Record decidiu se manifestar sobre o comunicado oficial enviado pela Globo, em que a emissora acusa a concorrente de espionagem e diz que a notificou sobre possível ação de concorrência desleal. Segundo a Record, a empresa ainda não foi notificada e desconhece o teor do documento. A empresa diz ainda que a Globo agiu de forma "precipitada".

A Record diz que não pode ser responsabilizada "pela 'suposta' atitude de um funcionário da TV Globo, que por sua conta e risco, teria enviado um e-mail para um 'suposto' profissional" da emissora.

Para a Record, a Globo criou "uma 'novela' sobre a queda de um funcionário": "Ao expor uma situação de caráter interno e criar uma "novela" sobre a queda do funcionário, a TV Globo adotou uma atitude precipitada e sem fundamento envolvendo indevidamente o nome da Record", diz o comunicado enviado a imprensa.

O canal ainda alfineta a concorrente: "O comunicado enviado à imprensa evidencia que a TV Globo passou um 'recibo oficial' sobre a sua preocupação com o crescimento da Record".

Acusação de espionagem

Na tarde desta quinta (26), a Globo informou que enviou notificação à Record sobre uma possível ação de concorrência desleal. Segundo a Globo, um funcionário da empresa, por meio de seu email corporativo, forneceu informações sigilosas à concorrente. De acordo com o comunicado, as informações teriam natureza comercial e estratégica. A Globo demitiu o funcionário, que trabalhava na área de figurino, segundo apurou a Folha Online.

A Globo informou ainda que notificou a Record do fato e está estudando as medidas legais cabíveis, já que o uso de segredos comerciais e estratégicos "pode configurar inclusive um ilícito criminal".

Disputa

Desde 2004, a Record vem disputando a audiência da Globo de forma agressiva. Com investimentos de R$ 300 milhões por ano, boa parte vindos de horários noturnos adquiridos pela Igreja Universal do Reino do Deus, a Record decidiu brigar com a Globo com produtos similares aos seus.

A Record passou a investir em novelas, a principal atração da concorrência. A emissora também investiu em infraestrutura. Com a aquisição e construção de estúdios, criou o RecNov, em Vargem Grande, no Rio de Janeiro, que pretende ser o seu Projac --complexo de estúdios da Globo.

Grande parte dos profissionais da Record vem da Globo. Os protagonistas de seu maiores sucessos na teledramaturgia, Leonardo Vieira e Bianca Rinaldi, são ex-globais. O autor Tiago Santiago e o diretor Alexandre Avancini, responsáveis pelo sucesso "Caminhos do Coração" e "Os Mutantes', trabalharam anos na concorrente. O assédio ao elenco da Globo também é constante.

A estratégia parece estar funcionando. De acordo com a coluna Ooops!, a Record teve o maior "boom" de audiência de todos os tempos: cresceu 112% na Grande SP e 127% na audiência brasileira. O maior crescimento da rede ligada ao bispo Edir Macedo ocorreu ainda no horário mais rentável da TV, o nobre (mais de 160%), graças às novelas.

Ainda de acordo com a coluna, a Globo, maior emissora do país, está tendo o pior ano em ibope de sua história. Nos últimos cinco anos, a queda de audiência da Globo entre 7h e 0h ficou em -20%, tanto na Grande SP como no país. Cada ponto equivale a cerca de 55 mil domicílios sintonizados na Grande SP.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host