UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
10/06/2008 - 14h18
"Do lado de fora, Flora carrega a cadeia com ela", diz Patrícia Pillar

Do PopTevê

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Patrícia Pillar, que interpreta a ex-presidiária Flora em A Favorita

Patrícia Pillar, que interpreta a ex-presidiária Flora em A Favorita

De pouco adianta toda a publicidade em torno da dúvida sobre quem é a vilã de "A Favorita". Apesar de o autor João Emanuel Carneiro tentar criar mistério em torno da identidade da verdadeira assassina da novela, para Patrícia Pillar, uma das protagonistas da história, não existe incerteza: intérprete de Flora, ela defende a personagem com unhas e dentes.

"Já comprei a briga dela, sim. A Flora tem uma história de vida sofrida, passa 18 anos da cadeia e, quando sai, busca justiça. Tenho certeza de que ela é inocente", defende a atriz, que fez laboratório na Penitenciária Feminina Talavera Bruce, complexo localizado em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Rival de Donatela, vivida por Cláudia Raia, a ex-detenta não terá com ela apenas um passado em comum. "Elas têm uma relação de simbiose, em que uma é colada com a outra. E a vida vai juntando cada vez mais as duas", analisa. Um desses reencontros acontece quando as duas se apaixonam por Zé Bob, o combativo jornalista interpretado por Carmo Dalla Vecchia.

Mulherengo assumido, o repórter terá com Flora uma relação que flerta com o tradicionalismo de uma família de comercial de margarina. "Ele acolhe a Flora. Ela faz a comida e limpa a casa, que são as coisas que aprendeu na cadeia. Mas, ao mesmo tempo, o Zé Bob dá a ela um amparo que ela não tem", explica Patrícia, que não integrava o elenco de uma produção de horário nobre desde 1996, quando viveu a bóia-fria Luana de "O Rei do Gado".

Divulgação

Divulgação

Flora deixa o presídio e constata que ninguém a espera

Pergunta - Você está defendendo abertamente o ponto de vista da sua personagem. Por quê?
Patrícia Pillar - Eu sigo o que está escrito no texto, a história que me foi dada até agora. A Flora diz que a Donatela comprou a testemunha e manipulou o julgamento. Acredito nessa verdade, porque a Flora tem ações de quem está mesmo em busca de justiça. É uma posição fácil de ser defendida, pois é sólida. A novela é bem escrita, e o ponto de vista de cada um, muito embasado.

Pergunta - Você visitou um presídio em busca de inspiração. Como foi a experiência?
Patrícia - É terrível mas, ao mesmo tempo, impressionante como o ser humano é capaz de se adaptar. Dentro da cadeia, repetem-se as relações sociais que existem aqui fora, apesar de um pouco diferente. No Talavera Bruce, por exemplo, as detentas produzem um jornal que tem até classificados. E me chamou a atenção a esperança que cada uma tem de reconstruir a vida. Elas saem de lá como a Flora, sem uma profissão e vendo as portas se fecharem. É uma das piores coisas para quem está preso: saber que não tem ninguém te esperando lá fora.

Pergunta - E como você se preparou para transmitir essa sensação através da Flora?
Patrícia - Está sendo muito difícil porque esse é o personagem para o qual eu menos posso lançar mão da minha experiência para compor. Não vivi nada parecido com que a Flora vive. Acho que nunca fiquei presa nem do lado de fora de casa! E essa situação é algo que permeia o personagem não só no momento em que ela sai da cadeia. Do lado de fora, a Flora carrega a cadeia com ela. Isso é muito pesado.

Pergunta - É uma história parecida com que a Sônia Braga viveu em "Dancin' Days", como Júlia Matos. Foi uma fonte de inspiração?
Patrícia - Não, não tem nada a ver. "Dancin' Days" foi uma das primeiras novelas que acompanhei, e eu amava a história. Mas não busquei nada do personagem da Sônia. Eu vou fazer a minha Flora, porque, para mim, não é nada parecido. A única coisa em comum é que elas ficaram presas.

(por Louise Araújo)




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host