UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
09/06/2008 - 20h45
Primeira série brasileira da Fox, "9MM", busca retratar cotidiano da polícia civil de São Paulo

Da Redação

A série "9MM", que vai ao ar nesta terça 10, às 22h, marca a estréia da Fox na produção de séries dramáticas brasileiras. O programa, cujos quatro episódios iniciais foram produzidos com recursos da Ancine e totalmente realizados no Brasil, aborda uma temática comum às séries americanas --investigações policiais--, mas com um enfoque local: a série busca retratar o cotidiano do DHPP -Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa da Polícia Civil de São Paulo. A Fox já está produzindo mais nove episódios, que devem ser exibidos em 2009 no Brasil e em outros países da América Latina.

Trecho da série 9 MM, do Canal Fox

PERSONAGENS DE 9 MM



O produtor Roberto D'Ávila conta que a idéia da série partiu de "C.S.I.", um dos maiores sucessos da TV americana, mas, após pesquisas de campo, a equipe percebeu que seria impossível retratar a polícia brasileira com todo o aparato tecnológico de que dispõem os investigadores de "C.S.I". "Gostaríamos de trazer o máximo de verossimilhança", explica d'Ávila, que admitiu inspiração nas séries "The Shield" e "24 Horas.

"A principal ferramenta dos nossos investigadores é o cérebro. Os recursos tecnológicos estão disponíveis, mas de forma limitada. Mas o nosso foco não é mostrar nem a a disposição nem a falta de recursos. É uma série sobre gente", explica. E, por isso, a vida pessoal dos personagens --são cinco os protagonistas-- também é bastante explorada.

Outro elemento que contribui para a verossimilhança da série é o uso de locações nas gravações. O programa foi gravado em inúmeros locais de São Paulo, como as favelas do Moinho, de Paraisópolis e do Real Parque, a Estação da Luz e o Bairro de Santa Efigênia.

A equipe de produção e os atores também acompanharam investigações do DHPP, departamento que, aliás, foi escolhido por ter grande prestígio na polícia civil de São Paulo. "Dentro da própria polícia, o DHPP é considerado o lugar para onde vai quem quer fazer um bom trabalho. Se fôssemos tratar do Denarc [Departamento de Narcóticos], por exemplo, o tema da corrupção teria de estar presente", explica o produtor.

E, a comparação inevitável: "9MM" tem algo a ver com "Tropa de Elite"? Segundo o D'Ávila, a única ligação direta e natural é o fato de se tratar do gênero policial. "'Tropa de Elite' trata de um esquadrão de combate, de um grupo de elite, da polícia militar do Rio de Janeiro. '9MM' é um grupo comum de investigação da polícia civil de São Paulo. A lógica desses grupos é outra", explica.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host