UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
09/04/2008 - 15h03
Programas de auditório voltam revigorados à TV, aponta feira em Cannes

MARINA CAMPOS MELLO
Enviada especial a Cannes, França

Exibida nesta terça (8) na MIPTV, maior feira de conteúdo televisivo da Europa, em Cannes, na França, a seleção "Fresh TV around the World", que contém trechos das novidades da televisão pelo mundo, trouxe em peso novos programas de auditório.

Os produtores decidiram tirar o formato do fundo do baú e lhes dar uma cara mais atual. As ausências notórias na seleção foram os reality shows. A tendência já havia sido apontada em reportagem da edição especial da revista britânica "Broadcast Internacional".

De acordo com a publicação, desde o ano passado os programas de auditório tradicionais voltaram a fazer sucesso na TV britânica. A versão da Sky One do popular "Are You Smarter than a 5th Grader?" -- no Brasil, "Você É Mais Esperto do que um Aluno da Quinta Série?", produzido pelo SBT-- ou do karaokê show "Singing Bee", pela IPTV, tornaram-se hits.

Jane Millichip, da produtora americana RDF Rights, em entrevista à "Broadcast Internacional", afirmou acreditar que a audiência está saturada de "shows de talento, como 'American Idol'". "O público está pronto para um show de variedades em que um 'joão-ninguém' ganha seus 15 minutos de fama. Voltaremos a ver um entretenimento mais tradicional em que eu ou você podemos participar do programa", disse.

A RDF Rights também está lançando o "Dance Machine". "O programa ainda é uma competição com um grande prêmio, mas é um formato em que os participantes são pessoas comuns e não pretendem ter uma carreira na dança", explica Millichip.

Exibido na seleção "Fresh TV", o "Hole in the Wall" é um exemplo da tendência. A idéia do programa é simples, e o resultado, divertido. Participantes --competidores individuais ou equipes-- devem se posicionar de forma a se encaixar em "buracos" de uma parede que corre em direção a eles. O competidor não pode deixar a parede cair. O formato, vendido pela Freemantle Media, foi lançado originalmente no Japão em 2006. A Fox já está produzindo sua versão nos EUA.

O britânico "The One and Only", também exibido na seleção na feira, estreou na BBC em janeiro deste ano e faz parte do grupo dos novos programas de auditório. Fãs de músicos conhecidos fazem performances imitando seus ídolos. Um júri escolhe o melhor cover. No Brasil, o formato da Endemol estreou no domingo passado (6) como o quadro "Os Imitadores" no "Domingão do Faustão".

Na Itália, no programa "The Persuaders", debatedores discutem temas polêmicos, e o público vota no concorrente mais persuasivo. Foram apresentados ainda novos shows de perguntas e repostas, com premiação em dinheiro, como o "How Much Is Enough?", em que os concorrentes têm de mostrar toda a sua ganância, e o "Do You Trust Me?", em que o "passado negro" dos jogadores é revelado durante o jogo.

Na mesma safra, estão o americano "My Dad Is Better than Your Dad", uma competição entre pais e filhos, e o holandês "Beat the Blondes", em que os participantes desafiam 50 loiras em um jogo de estratégia e estatística, que são apontados pela "Broadcast International" como possíveis grandes sucessos nesta temporada.

Mais
Na abertura, MIPTV discute papel da TV em relação à preservação ambiental
"Grey's Anatomy" e "Brothers and Sisters" terão versões colombianas
Minissérie com Neve Campbell transforma o aquecimento global em vilão
Globo lança as séries "The Cleaning Lady", "Big Family" e "Heavy Load" no mercado internacional




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host