UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
23/11/2007 - 18h55
"A Globo trata mal seus profissionais", afirma Britto Jr. no Bate-Papo UOL

Da Redação

O Bate-Papo UOL com Convidados recebeu nesta sexta-feira (23) o apresentador Britto Jr., que falou do sucesso de "Hoje em Dia" e de seu novo programa, "O Jogador", ambos na TV Record.

Ex-funcionário da Rede Globo, o jornalista lamentou o método de trabalho da emissora. "A Globo trata mal seus profissionais, não valoriza seu recurso humano. O império está ruindo. Ela não está sabendo lidar com a concorrência, esse é o mal de quem sempre alimentou monopólio", disse.

De acordo com Britto, a Globo deveria atentar para as idéias de quem está lá dentro. O jornalista contou que há alguns anos, ainda funcionário da emissora, apresentou projeto semelhante ao do "Hoje em Dia", que foi engavetado.

Durante a conversa, apresentada por Marcelo Tas, Britto Jr. ainda comentou o cenário político brasileiro, contou curiosidades do início de sua carreira e falou sobre a versatilidade que desenvolveu ao longo da profissão, visto que hoje ele atua mais como um "entertainer" do que como jornalista. "Precisei arriscar para sair da Globo e ir para a Record. Mas não tenho problema em lidar com merchandising, o jornalista não tem que ser ortodoxo", acredita.



Confira abaixo a íntegra do bate-papo que contou com a presença de 1.210 internautas.

Aviso: O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

(03:57:25) Marcelo Tas: Ola, eu sou Marcelo Tas, sejam todos muito bem-vindos ao BP UOL com Convidados que hoje entrevista o HILTON... ANTÔNIO MENDONÇA BRITTO JUNIOR. Bem-vindo, Britto Jr!

(04:04:15) Marcelo Tas: Britto apresenta o programa "O Jogador" e o "Hoje em Dia", programa de variedades matinal, ao lado de Ana Hickmann e Eduardo Guedes, que muitas vezes lidera a audiência matinal da TV brasileira. Qual o gostinho de ganhar da Globo?
(04:07:13) Britto Jr.: Exatamente. Quase a minha vida toda eu trabalhei na Globo e o Ibope não tinha a menor graça. Depois que se sai de lá percebemos que todas as emissoras têm este objetivo. A sensação é gostosa, maravilhosa. O Ibope é o grande termômetro do que se está fazendo em termos de qualidade e se estamos na frente no Ibope é sinal de que o programa está tendo qualidade. Enfrentar a Ana Maria Braga é uma honra para nós. Ela é a grande mãe de todos nós, todos a temos ídolos de profissão. Também o Silvio Santos, estamos sempre aprendendo com eles. Enfrentá-la é uma honra, uma petulância e não ficamos nesta de "estamos destruindo, querendo exterminar". A medida que o nosso programa vai ganhando audiência eles vão se mexendo para melhorar e nós também, esta é a grande competição da TV brasileira.
(04:09:02) Britto Jr.: Nesta semana começamos com uma experiência nova. Agora o nosso programa está começando às 8h50 e terminando 12h25, mas este horário não é certo, é flexivel. E fazendo isto tivemos uma surpresa porque pegamos a audiência do SPTV por dez minutinhos.
(04:11:16) Britto Jr.: Nós não olhamos para a audiência em nenhum segundo. Só quem olha é o nosso diretor. O nosso objetivo é dar uma dinâmica diferente ao programa, às vezes temos que encurtar um assunto, mesmo sendo ótimo, mas que a audiência no momento não está interessada. Mas não acredito na eficácia da precisão do Ibope, não que não seja sério. Mas como só tem um instituto, não é possível comparar.

(04:11:12) Marcelo Tas: Esse nomão veio do seu pai, naturalmente, que também é jornalista. Ele ainda está em atividade? O que ele faz?
(04:13:03) Britto Jr.: Eu o chamo de Nostradamus do futebol. A vida toda ele foi narrador e comentarista. Trabalha na Rádio Caxias no RS. Ele não diz apenas o que vai acontecer com o Juventude, fala também dos times tradicionais. Com o Dunga ele diz que vai ficar até perto da Copa e depois tchau, isso é óbvio. Como jornalistas, não podemos ficar puxando o saco, temos que ser realistas. Um jogador que de jogador passou direto para treinador da seleção é estranhíssimo.

(04:09:28) Priscila/UOL:

Britto Jr. fala sobre sucesso do programa "Hoje em Dia" (crédito: Flavio Florido/UOL)

(04:12:57) Marcelo Tas: Britto Jr. começou em rádio e depois TV na sua cidade natal, Caxias do Sul. Na década de 80 veio para SP para ajudar implantar o primeiro projeto de TV regional da Globo em Bauru. Como foi essa experiência pioneira no interior?
(04:15:05) Britto Jr.: A Rede Globo precisou expandir para ali perto de Botucatu, fazer a conquista do oeste em SP. E passou a garimpar quem poderia fazer e chegaram em mim. Fui para a Globo de Bauru por dois anos e depois vim para São Paulo. Lá foi sensacional, tinha cinco sucursais em São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Marília etc. O Carlos Nascimento passou seis meses lá, entre outros, e também vieram os novatos. Comercialmente para a Globo foi bom, porque o RJ não é o maior faturamento dela, o primeiro é SP e o segundo é o interior de SP.

(04:15:17) Marcelo Tas: Você viveu ou vive algum conflito ou dúvida existencial para assumir o papel atual de showman, digamos assim, apresentando programa de jogos e atuando como garoto propaganda na publicidade?
(04:19:25) Britto Jr.: Não vivo nenhum conflito, esta é uma filosofia que defendo desde que eu trabalhava na TV Globo. Sem falar de merchandising. Esta questão do jornalista de rua, repórter sério de gravata que quer ser o âncora, para mim nunca existiu. Para ser jornalista não tem que ser ortodoxo, mas sim encarar outros programas como o Bial e você (Tas). Não há nenhum mal nisso porque se vai agregando valores e funções até se tornar um grande apresentador. Não tenho nada contra jornalistas ortodoxos que querem só ficar nas redações. Eu tive uma experiência no programa do Faustão por seis meses como jornalista do programa, mas não funcionou. Houve uma rejeição da produção por parte do jornalismo. É uma besteira, mas daqui por diante talvez possa deixar de existir, como estamos fazendo. Cada veículo de comunicação decide se é válido juntar merchandising com a parte editorial.
(04:20:54) Britto Jr.: A Record inteligentemente percebeu que esta mistura dava certo, eles compraram idéias que estão nos EUA há muito tempo. O nosso diretor artístico na época, o Hélio Vargas, implantou esta idéia no Hoje em Dia.

(04:20:54) Marcelo Tas: Você viveu ou vive algum conflito por trabalhar numa TV cujo proprietário é o Bispo Macedo, líder de uma igreja que além de ser a principal anunciante da emissora, é acusada de aferir lucros com a fé alheia?
(04:25:05) Britto Jr.: Eu nunca tive nenhuma ingerência nem sequer dica ou insinuação do que eu deveria dizer. Nunca tive censura na Record. Eu faço comentários críticos em relação a políticos do Brasil e nunca ninguém me criticou por isto. A Record tem proprietários ligados a Igreja Universal, mas isto não interfere em nosso trabalho, talvez antes acontecesse, mas eles viram que não podem fazer isto. Hoje está quase que 100% desconectado uma coisa da outra. O Edir Macedo foi durante tantos anos criticado por todos e agora ele lançou um livro onde pode se defender. Para completar, a Record inclusive cobriu a presenta do papa no Brasil e a Globo não cobre nada da igreja evangélica. Será que a Globo não faz cobertura muito maior da igreja católica do que a Record faz da igreja evangélica? Para ser sincero, eu nem sei quem é da igreja e quem não é.

(04:25:22) Marcelo Tas: Você sobreviveu à inveja de um batalhão de gente devido a dureza que é trabalhar ao lado da Ana Hickmann?
(04:27:31) Britto Jr.: O que eu tenho que mandar de beijos para a Ana Hickmann é uma grandeza, eu saio na rua e já me pedem para mandar um beijo para ela. Ela é muito talentosa, assim como o Edu (Guedes). Ela tem 26 anos, quando tiver 30 vai ter experiência, informação e desenvoltura para se tornará uma substituta da Hebe Camargo. Ela é ótima e está aprendendo. Os períodos que ela morou fora quando trabalhava como modelo a deixou com muita maturidade.

(04:28:41) Priscila/UOL:

Britto Jr. comenta o cotidiano na Rede Record (crédito: Flavio Florido/UOL)

(04:07:58) Patricia: Sou da opinião de que deveria ter menos brincadeiras (tipo aquelas de descobrir o que tem) e mais discussões durante o programa. O que você acha?
(04:29:03) Britto Jr.: Patricia, também acho, concordo até por minha origem como jornalista que devemos discutir assuntos mais importantes. Mas fazemos um programa com quase quatro horas de duração e também fazemos programas para pessoas mais simples, humildes que precisam de um prêmio, que querem concorrer. O nosso grande desafio é agradar todos.

(04:08:11) Minerinha gnt fina: Britto, gostaria de saber onde você se formou e quais as dicas que você pode dar pra quem pretende também apresentar um programa e outras áreas do jornalismo, pois farei esse curso. Obrigada!
(04:30:21) Britto Jr.: Minerinha gnt fina, faça o curso, é muito bom, seja de jornalismo ou outra coisa. Se tem vocação vá para o jornalismo que vai se dar bem. Eu não estudei jornalismo, já comecei como repórter esportivo.

(04:30:17) Marcelo Tas: Tem memória de um clique em direção à profissão vendo o pai trabalhar?
(04:31:20) Britto Jr.: Desde os seis anos eu narrava jogos. Tudo começou quando eu vi o meu pai entrando em casa com um gravador de rolo e pedi para ir na rádio com ele. Quando comecei a trabalhar na rádio eu fazia viagem por todo o Estado e não podia estudar. E quando ia estudar eu fui convidado para trabalhar na Globo.

(04:17:25) paulo: Britto, manda um abraço para Presidente Prudente, você tem muita audência aqui...
(04:31:35) Britto Jr.: paulo, um abraço para Presidente Prudente...

(04:15:50) Marina: Você acha q depois q saiu da Globo vc está melhor, tem mais liberdade para fazer o q sabe??
(04:32:59) Britto Jr.: Marina, com o passar do tempo tudo aquilo o que eu havia feito já não era o suficiente. Estava na hora de mostrar o que aprendemos. Quando surgiu esta oportunidade percebi que era isto o que eu queria. Tinha tanta certeza de minhas condições, da minha carga. Mas claro que estou aprendendo ainda.

(04:33:22) Priscila/UOL:

Jornalista Britto Jr. conversa ao vivo com internautas no Bate-papo UOL (crédito: Flavio Florido/UOL)

(04:35:27) Britto Jr.: O pessoal conta que o pessoal da Globo quando sobra uma horinha trocam de canais para ver como está indo o meu programa. Dizem os meus amigos que mais de um monitor tem ficado ligado no meu programa, mas é claro que por amizade. Hoje a Globo não consegue tratar os profissionais como deveria. Uma vez eu apresentei um projeto de nome provisório "Surpresa" aos diretores, era semelhante ao Hoje em Dia. Ficaram de avaliar e até hoje ele está em uma gaveta amarelando...

(04:29:36) FABIANO: Qual foi a reportagem que até hj mais te marcou como jornalista?
(04:36:08) Britto Jr.: A morte do Trancredo Neves foi o acontecimento que mais me marcou...

(04:31:54) neguinha: Britto, você acha que existe um caminho para a produção de bom entretenimento na TV brasileira, mesmo voltado às "donas de casas" e jovens na parte da manhã. Algo como é feito nos EUA pela Oprah Winfrey? Ou será que teremos sempre de baixar a qualidade em busca de audiência de massa?
(04:37:28) Britto Jr.: neguinha, devemos produzir programas de TV que atendam ao povo brasileiro, nosso cliente, que já cansou daquilo que está sendo oferecido. Hoje não se oferece coisas revolucionárias, mas um mix de coisas interessantes. Fazer televisão é muito caro e estamos fazendo no ritmo que dá para se fazer com a maior qualidade possível. Chego no programa às 7h da manhã e faço de tudo para chegar na hora do programa com o máximo de informação, não dá para fazer sem saber o que está acontecendo. Hoje tem mais ou menos 50 pessoas trabalhando conosco. Depois que termina o programa a nossa equipe já está pensando no programa de amanhã.

(04:40:39) Priscila/UOL:

Britto Jr. fala sobre sua relação com os outros três apresentadores do "Hoje em Dia" (crédito: Flavio Florido/UOL)

(04:31:59) vivi: A amizade de vocês vai além dos programas?
(04:40:43) Britto Jr.: vivi, nos conhecemos no programa e a nossa amizade vai além do programa. Somos muito transparentes, conversamos e debatemos o rumo do programa. Sempre procuramos respeitar o que a maioria decide. Isto tudo dá muita cumplicidade. Se um dia os apresentadores "racharem" o programa acabou.

(04:32:01) omopai: Você aceitaria hoje voltar pra Rede Globo por uma proposta salarial maior?
(04:41:58) Britto Jr.: omopai, é o normal, é como se perguntar para um jogador de futebol que joga no Corinthians se amanhã iria para outro time. Mas hoje sou Record com todas as forças. É maravilhoso trabalhar em local que acredita em você e te dá espaço para fazer o que precisa. Todos os apresentadores têm contrato até 2011.

(04:34:45) Jayme: Britto, vc acha que a Rede Globo está perdendo seus bons profissionais devido a seu sistema digamos meio defazados com relação ao seus ideais??
(04:43:40) Britto Jr.: Jayme, a TV Globo perdeu o interesse pelo ser humano, só vale a idéia de quem vem lá de cima, de cima para baixo que passa a ser uma imposição. Hoje a Globo não se preocupa em manter os funcionários. Ela os está perdendo para a concorrência. Em algum momento ela terá que perceber que tem que valorizar os profissionais e suas idéias lá dentro. Mas só existe valorização e qualidade quando há concorrência.

(04:08:11) FABIANO: Ola, há um tempo atrás foi mostrado ao vivo que vc tem medo de altura. Esse medo que vc tem é por causa de algum trauma que vc já teve com altura?

(04:34:45) Doutor 28: Britto, por que vc é tão medroso quando praticam as aventuras do programa???? rs
(04:44:39) Britto Jr.: Doutor 28, quando eu era pequeno os meus pais eram zelosos em excesso, não podia fazer nada. O meu filho não será assim, minha mulher gosta de aventuras, de montanha russa...

(04:36:30) Lord Tristania: Britto, dentre os vários problemas que o Brasil enfrenta hoje, qual o que mais te chama a atenção? E qual a melhor maneira de se resolver?
(04:46:59) Britto Jr.: Lord Tristania, o Brasil tem tantos problemas que é até difícil escolher, segurança, transporte, saúde etc. são um horror, mas tudo isto se deve ao problema da corrupção lá no Congresso principalmente. Todos sabemos que o mensalão é fichinha perto do que estão fazendo. Eles não vão resolver estes problemas se não cobrarmos. E esta corrupção gera uma cultura de corrupção na cabeça do povo sem que percebam.

(04:47:22) Priscila/UOL:

Jornalista responde aos internautas sobre Record, Globo e curiosidades de sua carreira (crédito: Flavio Florido/UOL)

(04:38:40) junior: Britto Jr, queria t perguntar a que vc refere o sucesso do programa Hoje em Dia, vc axa que o sucesso está se dando devido vocês terem uma proposta bem eclética, mesclando jornalismo, culinária e moda?
(04:48:48) Britto Jr.: junior, se deve principalmente a este mix, este cardápio que mistura tudo sem barreiras. E fazemos isto sempre brincando. A Globo criou uma cartilha para os apresentadores, isto é bom, mas não podem seguir sempre porque ficam engessados. Nós quebramos esta cartilha porque não é só uma necessidade do apresentador, do jornalista, como é uma exigência de quem está em casa.

(04:38:44) DANILO-PT: BRITTO ME DÁ UM TOQUE AI PARA EU TER SUCESSO NA VIDA COMO VC??
(04:51:47) Britto Jr.: Danilo-PT, para ter sucesso na vida existem alguns fatores que não há como fugir. Tem que ser determinado e seguir os objetivos. Também tem que ser honesto e trabalhar para mostrar que é bom até conseguir o seu espaço. O segredo da coisa é querer e pensar naquilo, atrair para você as coisas que você busca, acreditar que elas virão para você. Para eu ir para a Record eu tive ousadia e coragem acreditando que iria dar certo. Já tive momentos em minha vida que não tive sorte, como quando fui para o SBT, pois começou a ficar ruim e despencar e caiu todo o setor de jornalismo. Estou na Record desde agosto de 2005. Depois que começamos o Hoje em Dia há dois anos conseguimos dobrar a audiência. Agora todo mundo acha que é fácil fazer isso...

(04:40:50) perlla: O que o Britto pensa em fazer daqui há 10 anos, ser apresentador de programa ou jornalista, qual a sua preferência?
(04:52:38) Britto Jr.: perlla, eu sou jornalista e apresentador ao mesmo tempo. Daqui há dez anos espero aprimorar o que estou aprendendo hoje, desenvolvendo um estilo próprio. Não sei onde estarei, espero que seja no Hoje em Dia.

(04:41:23) Nátali: Você expõe claramente o amor que vc tem ao seu filho, como é a sua relação com ele?? Já que vc trabalha tanto.
(04:53:55) Britto Jr.: Nátali, eu trabalho e agora nós passamos os últimos meses ralando quando fomos para os EUA fazer umas matérias para o Hoje em Dia. E combinamos de voltar para o ano que vem com o Entrevista Imprevista semanalmente.

(04:46:24) soninha: Britto uma vez tive a oportunidade de conversar contigo e vc me falou que tinha planos para um programa na TV bem diferente do que vc fazia na época. Vc estava na Globo, como repórter. O seu programa ou os programas que apresenta hj na Record é a realização daqueles planos? (Soninha, amiga da Fê)
(04:55:20) Britto Jr.: soninha, aminha da minha mulher, nós conversamos tanto né. O meu sonho realizado foi o programa O Jogador. Aquilo que é possível aprender e realizar tem que se fazer, assim que se torna um profissional.

(05:01:23) Priscila/UOL:

Apresentador de "Hoje em Dia" e "O Jogador" dá dicas para obter sucesso profissional (crédito: Flavio Florido/UOL)

(04:36:37) Renatinho)web: Britto Jr., como vc disse que seu pai tbm era comunicador, gostaria de saber se vc já tem uma prole que irá manter essa tradição de comunicadores...
(04:57:48) Britto Jr.: Renatinho)web, meu pai sempre foi muito franco comigo e nunca me forçou a seguir os seus passos, tanto que eu quase que virei jogador de futebol antes de ir para o rádio. Eu jogava no Caxias como meia direita, ainda bem que não fui, pois na época tinha muito craque e não iria me dar bem. Se fosse hoje eu estaria na seleção. Mas a criança tem que seguir o seu talento assim como eu segui o meu quando era pequeno narrando jogos virtuais além de fazer programas em meu quarto. O meu filho tem uma vocação para seguir esta profissão, ele só tem dois anos e meio, mas é muito falante, tem alguma coisa no sangue parecida comigo.

(04:52:45) SPFC-PENTACAMPEÃO: Vc ficou chateado ou nervoso com a Monica Veloso no dia que você estava entrevistando ... e ela ameaçou não responder a pergunta e ainda mais, sair do programa.
(05:00:20) Britto Jr.: SPFC-Pentacampeão, eu fiquei surpreso sim, porque como jornalista tenho que perguntar o que interessa e ela nunca vai poder fugir desta pergunta. Quando eu trabalhava na rua ficava mais inseguro, mas no meu programa não parei e continuei o programa. Depois que acabou o advogado dela fez pressão para que não fosse para o ar ou que fosse editada. Eu fiz questão de ir para o ar na íntegra para e foi assim que a direção da Record fez.

(04:52:45) cinema paraibano: Britto, qual seria a possibilidade de um quadro sobre cinema nacional no Hoje em Dia?
(05:01:09) Britto Jr.: cinema paraibano, há algum tempo atrás pensamos em fazer um quadro de dicas de cinema. Um quadro só de cinema nacional seria limitante, apesar de estar muito bem hoje.

(04:55:44) §Loki-Sama*: BRITTO, O VILDOMAR É CHATO MESMO OU AQUILO TUDO É ´SO MARKETING?
(05:02:17) Britto Jr.: §Loki-Sama*, ele é um cara brilhante e sabe o que está fazendo, mas é rédeas curtas. Isto faz parte da estratégia senão não conseguiríamos atingir a audiência. Ele é super exigente, durão, mas sabe o que quer e é muito eficiente. Esta chatisse funciona muito bem para o programa.

(04:57:49) Frito Jr.: Britto, o q tem no baú da Cris??
(05:03:52) Britto Jr.: Frito Jr., você está querendo saber demais. O Vildomar Batista não fala pra gente. Se nós soubermos não haverá divergência entre nós...

(04:59:07) Frannk: Existe uma receita para o manter o sucesso? Percebo que muitos programas que antes eram de grande audiência caíram, principalmente alguns da Rede Globo.
(05:04:22) Britto Jr.: Frannk, tem que ter tesão em fazer o programa, a partir do momento que começar a ir chateado, cansado, ele acabou.
(05:04:26) Britto Jr.: Obrigado a todos...
(05:04:29) Priscila/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Britto Jr. e de todos os internautas. Até o próximo!




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host