UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
03/10/2007 - 17h59
Fernanda Motta esconde o jogo sobre as atrações do "Brazil's Next Top Model"

Da redação

A modelo Fernanda Motta participou na tarde desta quarta-feira (3) de um Bate-papo com os internautas do UOL sobre a estréia do programa "Brazil's Next Top Model", que acontece hoje, às 21h, no Sony.

Esbanjando simpatia, mas escondendo o jogo sobre as provas e o andamento do programa, Fernanda disse que o objetivo da atração é ensinar a aspirantes a modelo, os caminhos da profissão. Os bastidores, os "castings" com clientes, os ensaios fotográficos e os testes de passarela fazem parte dos desafios que serão enfrentados pelas candidatas. Mas, Fernanda ressalta: "(o programa) irá mostrar a vida de uma modelo, isto é o mais importante".

Residente em Nova York há quatro anos, a modelo disse que acompanha a versão original apresentada por Tyra Banks, o "American Next Top Model", porém avisa que não será tão radical como a colega que é conhecida por, muitas vezes, humilhar as candidatas americanas.



Leia a seguir a íntegra do bate-papo que contou com a participação de 525 internautas.

(03:04:49) Fernanda Motta: Olá para todos...
(03:05:26) Fernanda Motta: O programa Brazil's Next Top Model está super interessante, será o mesmo formato do americano, mas com o tempero brasileiro. Irá mostrar a vida de uma modelo, isto é o mais importante. Começa hoje às 21h na Sony.

(03:04:09) Mike-BrNTM-Orkut: Fernanda, lá na comunidade do BrNTM amamos saber q vc seria a apresentadora, foi demais, parabéns... Vc é um espetáculo, nós mereciamos uma apresentadora como vc!!!
(03:07:19) Fernanda Motta: Mike-BrNTM-Orkut, muito obrigada. O convite surgiu pela minha agente, a Mônica Monteiro. Ela me falou que iria ter a versão aqui no Brasil do programa americano. Eu já gostava da idéia deste programa porque se aprende muita coisa sobre a vida de modelo. Depois de um mês me ligaram dizendo que eu era uma das fortes candidatas e que gostariam de fazer um teste mais aprofundado. Eu adorei, fiz o teste, voltei para NY e depois de uma semana me ligaram. Disseram que eu era a que mais se encaixava com o programa.

(03:04:35) Fabiano: O BRAZIL'S NEXT TOP MODEL SERÁ A SUA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COMO APRESENTADORA?
(03:08:09) Fernanda Motta: Sobre atuar para a TV: Eu faço muitos comerciais, sempre fui amiga das câmeras. Fiz vários comerciais em toda a minha carreira. Já fiz pequenas participações na TV em seriados. Sempre me disseram que eu sou muito fotogênica e eu acreditei.

(03:04:22) Tyra: Sou super fã do gringo e não vejo a hora de ver o brasileiro. As provas são parecidas? O q tem de igual e de diferente entre o original e o daqui?
(03:09:43) Fernanda Motta: Tyra, o formato é o mesmo. Tem os desafios, os prêmios, elas aprendem e são julgadas. Mas acontece que nós somos diferentes dos americanos. Então neste programa seguiram o que realmente acontece com a vida de uma modelo aqui no Brasil. A prova do gelo americana não tem como adaptar porque aqui não neva. Também vamos ensinar muitas coisas que as pessoas não conhecem, coisas que o público não vê. É super interessante, vocês vão adorar, está demais.

(03:05:27) anaaa: como foi receber a notícia? tyra já sabe?
(03:11:24) Fernanda Motta: anaaa, quando fiquei sabendo, eu estava na Europa. Na hora eu não conseguia mexer as pernas, ficaram duras. A Tyra sabe de tudo o que acontece nos programas, mas eu ainda não a encontrei. Estou há dois meses aqui no Brasil gravando. Me dediquei 100% para o programa, estamos gravando todos os dias. É uma correria total. No dia 15 de outubro eu volto para a Europa.

(03:09:48) Franklin¹²³: Oi Fernanda, eu vi uma reportagem de que as photoshoots não terão aquele padrão da ANTM, com alguns desafios, a reportagem dizia que o programa vai pegar um pouco leve, isso é sério???
(03:12:45) Fernanda Motta: Franklin, não é que o programa vá pegar leve, o que acontece é que o programa é real. Não quisemos fazer nada que não fosse o real. E ele é adaptado à realidade brasileira como a vida de modelo que tem muito trabalho, glamour, alegria. É isto que estamos querendo passar.

(03:09:59) Douglas Kerlakian: Dá pra adiantar q marca a vencedora fará a campanha?
(03:13:21) Fernanda Motta: Douglas Kerlakian, a vencedora fecha um contrato de R$ 200 mil com a Ford Model e vai estampar a capa da revista Elle de janeiro. São dois presentes...

(03:10:13) :: Daniela: As meninas que se candidataram para BNTM são modelos ou sequer tiveram esta experiência?
(03:13:57) Fernanda Motta: :: Daniela, elas já tinham experiência anterior. Mas não são modelos profissionais.

(03:10:14) Daniel Paixão: Como você vê o mercado da moda no Brasil hoje e qual a perspectiva de trabalho para quem já entra no mundo das models depois dos 17, 18?
(03:16:14) Fernanda Motta: Daniel Paixão, o mundo da moda hoje é muito maior do que quando eu comecei a trabalhar. O mercado da moda é gigantesco, existem muitos caminhos para se dar bem na moda. Hoje em dia se busca a profissional que vai apresentar bem o trabalho, independente da idade. Se ela tem um visual bom e sabe trabalhar independe da idade. É mais pela personalidade e atitude das modelos. As meninas de 15 anos também tem espaço. O mercado é muito mais longo do que pensamos do que é. No programa veremos que o mercado é muito mais extenso do que temos noção. Mesmo começando mais tarde se tem um prazo de vida longo de modelo, o ideal é começar com 16 anos, foi quando comecei.

(03:22:03) Moderadora/UOL:

Fernanda Motta conversa ao vivo com internautas do UOL (crédito: Eduardo Piagentini/UOL)

(03:13:56) Pedro: Já tem planos para uma segunda edição? Bjoss Fernanda, vc é linda!
(03:17:01) Fernanda Motta: Pedro, obrigada, um beijo. Eu tenho contrato com a Sony e há a possibilidade de que haja continuação. Vamos entrar no ar hoje. Será semanal e com uma hora de duração.

(03:12:05) gate7fred: Olá, você não acha que será um problema o programa ser no mesmo canal em que o original é exibido, pois a comparação será muito maior do que o que ocorreu c/ Ídolos e American Idol. Já que o público da TV fechada no Brasil é bastante restrito.
(03:18:27) Fernanda Motta: gate7fred, não daria para fazer em outro canal. Acho que vai haver comparação, mas a partir do momento em que começar o programa não haverá tempo de comparar. O meu conselho é que assistam como um programa brasileiro. Não tenho medo de comparação, acho que é natural. Depois que começarem a ver o programa verão que não precisa comparar com nada.

(03:13:58) Heloisa: Como vc definiria a sua personalidade,e na sua opinião como deve ser a personalidade de uma modelo para a mesma ter sucesso??
(03:19:37) Fernanda Motta: Heloisa, primeiramente ela precisa ser forte porque lidamos muito com o emocional, nós viajamos muito. Então tendo uma personalidade forte facilitará passará mais facilmente pelos problemas.

(03:14:00) anaaa: Como é a sua relação com o corpo de jurados e com as meninas?
(03:20:45) Fernanda Motta: anaaa, a nossa relação é excelente, nos damos muito bem. Temos uma harmonia muito grande. Deu super certo, estou super feliz. A minha relação com as meninas é extremamente profissional. Obviamente que somos seres humanos, mas somos extremamente profissionais. Nós evitamos o contato como pessoa porque vamos ter que julgar, senão muda a nossa percepção.

(03:14:45) LuCaS: Olá! Qual o critério utilizado para escolher as candidadas?
(03:21:23) Fernanda Motta: LuCaS, tinha que ter mais de 18 anos, não podiam ser modelos profissionias, não ter contrato. Elas fizeram um vídeo e depois fizeram a entrevista. Foram escolhidas pela personalidade, força de vontade, atitude e pela estética.

(03:18:23) Fabiano: Qual modelo vc sempre se espelhou como exemplo, nao só de trabalho, mas como ser humano tbm?
(03:22:29) Fernanda Motta: Fabiano, eu gosto muito da Gisele Bündchen, ela é muito determinada, tem muita garra. Gosto muito da Kate Moss e de várias meninas. No Brasil, a Ana Hickmann. Gosto de todas, sou muito boazinha.

(03:18:48) :: Daniela: O programa oferece apoio psicológico para essa carreira de modelo q provavelmente algumas seguirão?
(03:24:42) Fernanda Motta: :: Daniela, na verdade nós seguimos uma idéia muito verdadeira, o que é chato falar o tempo inteiro, mas é o que acontece no programa. As meninas querem ser o que eu sou hoje em dia, então eu tenho que saber falar, explicar. Não podemos iludir, passamos o que realmente achamos. Não sou muito brigona, gosto de falar de uma forma que a pessoa entende, que ela não se sinta agredida. Todos somos seres humanos e temos que ser tratados como tal. A Tyra é bem rígida. Quando tenho que ser sou bem direta, o brasileiro é assim né.

(03:18:48) LuCaS: Teremos plus-size models?
(03:24:52) Fernanda Motta: LuCaS, não tem...

(03:19:04) Vivi: Olá Fernanda! Voce achou injusta alguma eliminação no decorrer das gravações? Na sua opinião...
(03:25:42) Fernanda Motta: Vivi, não. O resultado foi um consenso entre os jurados e eu. Apesar de termos opiniões diferentes nunca chegamos a um resultado sem ter um consenso. Então não nos arrependemos.

(03:30:53) Moderadora/UOL:

Modelo comenta estréia do programa "Brazil's Next Top Model" (crédito: Eduardo Piagentini/UOL)

(03:27:05) Fernanda Motta: Os jurados são bem profissionais de acordo com a sua área. Até agora não conseguimos descobrir quem é o carrasco. Acho que não tem. Porque é muito claro. Diferente de realitys shows de música, por exemplo, que tem uma cara para julgar.

(03:19:04) Fabiano: Qual a sua opinião sobre o que vem acontecendo no mundo da moda? Me refiro aos problemas de anorexia e bulímia entre algumas modelos.
(03:29:28) Fernanda Motta: Fabiano, este assunto é muito polêmico e também muito delicado. É um assunto global que atinge todas as áreas e todas as profissões. Nós vemos mais na moda porque as meninas buscam a beleza. Mas não pode ser apenas direcionado para a moda. As meninas têm que entender que não é necessário ser absolutamente magra. O primeiro de tudo é a saúde. Se não tiver saúde não conseguirá, por exemplo, fazer uma bela foto. Para fazer um bom trabalho precisa ter saúde. Também não adianta querer buscar algo que não se pode ser. Acho que todos devem comer bem. Também falta informação. Enfim, a modelo não é um cabide...
(03:30:43) Fernanda Motta: As modelos aprendem a se comportar quando se apresentam para os clientes. Para fotografar, aprendem os ângulos e truques e as melhores formas de fazer melhor o trabalho. Aprendem a desfilar, sobre vídeos... Enfim aprendem de tudo, se forem espertas sairão de lá lindas e maravilhosas.

(03:25:13) Maru: Fernanda, em reality show sempre existe favoritismos. Você acha que os jurados deixarão transparecer as suas preferências no decorrer do programa ou serão totalmente imparciais? Beijos.
(03:32:38) Fernanda Motta: Maru, nós tentamos ser o mais imparcial possível. Não podemos ter preferência. O programa é feito em etapas, desafios. E em cada desafio as meninas podem ser boas ou ruins. Nos supreendemos a cada dia porque a cada programa elas nos surpreendem.

(03:25:15) gustavo_sp: Oi Fernanda, vc está preparada para o assédio que deve ocorrer após o início da exibiçào do programa? bjos vc é uma gata!
(03:33:47) Fernanda Motta: gustavo_sp, eu moro fora há quatro anos, em Nova York. Sobre o assédio, eu não parei para pensar, sei que ele virá de uma forma ou de outra. Estou contente, sei que o assédio é o resultado de um trabalho bom.

(03:25:17) Clara: Eliminar uma menina é difícil? Você se apegou muito a elas?
(03:35:58) Fernanda Motta: Clara, quando estou eliminando eu tento buscar um sentimento de profissionalismo. Mas é o momento mais emocionante. A emoção fica no ar tanto nos jurados quanto nas meninas que vão ser eliminadas. É um momento muito difícil, mas tem que ser feito. Mesmo saindo, elas têm possibilidade de continuar como modelo. Quantos "não" eu recebi em minha carreira. Chegando até ali já é uma vitória e tem espaço para todo mundo na moda.

(03:25:19) DIO_L: Pq não uma versão masculina? Vc acha q daria certo?
(03:36:48) Fernanda Motta: DIO_L, é uma idéia interessante, mas não temos nenhuma idéia de como seria. O programa americano não tem versão masculina.

(03:33:47) Heloisa: Fernanda, se pudesse montar uma modelo "perfeita" para atuar no mercado de hoje como ela seria? Altura, peso, olhos, cor, cabelos... esse tipo de coisa, um grande beijo.
(03:38:44) Fernanda Motta: Heloisa, eu não sei como seria a modelo perfeita. Na verdade acho que não existe modelo perfeita porque existe trabalhos para diversos tipos de modelos. Isto é muito particular, depende de como será o trabalho, do cliente. É muito difícil colocar um rótulo.

(03:33:51) Amandita21: Oi Fernandinha, te acho muito linda e quero saber se vc pode nos passar alguma dica de beleza.
(03:40:58) Fernanda Motta: Amandita21, obrigada. Eu não pego muito sol e sempre uso protetor solar. É importante para evitar rugas, manchas e até mesmo doenças mais sérias. Hoje não se pode brincar com isso. Bebo muita água e como muito frutas. Durmo no mínimo oito horas por dia. Quando se dorme, descansa a alma. Os cremes também são bem vindos para hidratar a pele. Manter o ritmo durante a semana de trabalho é difícil, mas dá para manter. Quando acaba o desfile vai pra casa e aproveita aquele momento para descansar mesmo sendo menos horas. Tem que tirar a maquiagem para dormir. Eu consigo administrar bem isso.

(03:44:24) Moderadora/UOL:

Fernanda Motta conta detalhes sobre o "Brazil's Next Top Model" (crédito: Eduardo Piagentini/UOL)

(03:33:56) Rodrigoooo!!: Fernanda, vc disse que "nós evitamos o contato como pessoa porque vamos ter que julgar", isso não seria o oposto do jeito brasileiro de ser? Sendo que no ANTM a Tyra Banks está sempre ajudando as modelos e conversando com elas... o.O
(03:42:32) Fernanda Motta: Rodrigoooo!!, eu sempre converso com elas nas salas de eliminação e em outros lugares. Mas evito o contato íntimo. Se eu seguir o jeito do brasileiro, como temos coração mole, não iria querer eliminar as meninas. O brasileiro tem o coração bom e se comove muito fácil. Para não ficar muito fora do que deve ser a eliminação, eu evito o contato íntimo com elas.

(03:33:59) fun club: Fernanda, sou proprietário de um dos locais q foram usados para a gravação dos vídeos de seleção das meninas... entrei para dar os parabéns pela produção e saber se tem alguma menina do interior de SP classificada?
(03:42:46) Fernanda Motta: fun club, tem sim...

(03:34:07) rocker: Fernanda, como as outras versões, as modelos irão viajar para outro país ou isso é segredo?
(03:43:04) Fernanda Motta: rocker, isto é segredo...

(03:34:12) LuCaS: Qual o conselho que vc dá p/ quem está tentando entrar no mundo da moda? Bjs! Fernanda, t adoro, vc é linda!!
(03:44:36) Fernanda Motta: LuCaS, obrigada, beijos... Um conselho bem básico, muita determinação, garra, disposição e força de vontade porque irão passar por situações boas e difíceis. Tentar chegar dentro de você e analisar se você realmene é boa nisso e se é isso o que você quer. A personalidade em uma modelo é uma coisa essencial.

(03:42:45) matheus: Vcs já tiveram algum problema de desentendimento entre as candidatas? Vc acha que alguma delas usa da tática de tentar desestabilizar as outras concorrentes pra se dar bem no jogo?
(03:45:51) Fernanda Motta: matheus, tem sim. Nos surpreendemos a cada dia com elas. Tem briguinhas e estas coisas. Elas fazem táticas, montam grupinhos, são espertas...

(03:42:48) fã nº1 fernanda: Qual é o significado de beleza pra vc?
(03:46:47) Fernanda Motta: fã nº1 fernanda, muito obrigada e um beijo. A beleza tem vários significados. É amor, personalidade, atitude, sinceridade, espiritualidade. O que vem de dentro é muito mais bonito que a roupa que está vestindo. Ser feliz é beleza.

(03:43:34) gustavo_sp: Fernanda, qual seu prato favorito ? bjos, adoro vc.
(03:47:18) Fernanda Motta: gustavo_sp, feijão, arroz, franguinho, purê de batata etc. Eu faço exercícios e como na hora certa, mas sem exageros.

(03:43:34) Bruno: Fernanda, você como modelo da Victoria´s Secret sabe de todas as tendências para o mercado de lingeries. Todas as vezes que viajo observo que nas lojas VS temos basicamente 2 tipos de lingeries: As enormes e as fio dental. As fio dental me parecem ser bastante comuns nos EUA, mas aqui são vistas com ares de preconceito. Vc acha que esta tendência chega aqui e se populariza mais o fio dental?
(03:48:47) Fernanda Motta: Bruno, obviamente existem as mulheres que gostam mais do fio dental e acham mais bonito. Usam para que não marque a roupa. Ele foi feito para isso. Eu uso todo tipo de calcinha.

(03:43:50) Heloisa: Tem alguma candidata fora do peso ou qualquer outra coisa que tenha que ser melhorado para ficar nos padrões?
(03:49:09) Fernanda Motta: Heloisa, vocês querem assistir o programa ou querem que eu conte tudo já?

(03:44:01) Mike-BrNTM-Orkut: Fernanda, quando vc puder se encontrar com a Tyra o q vc espera dela sobre o BrNTM?
(03:50:35) Fernanda Motta: Mike-BrNTM-Orkut, acho que ela vai acompanhar. Ela foi a idealizadora do programa, tem o programa dela nos EUA. Também tem várias outras versões como a australiana e a alemã. Mas existem outros profissionais responsáveis por isso.

(03:48:59) Camila: Fernanda, vc tem mtos(as) amigas nesse meio, quem são?
(03:52:14) Fernanda Motta: Camila, eu tenho várias amigas modelo. A Ana Beatriz Barros, a Gisele, a Ana Hickmann... tenho muitas. Em todas as profissões existem competições. Eu particularmente nunca me liguei muito nisso. Gosto de separar a minha vida pessoal com a profissional. Evito falar sobre o trabalho com os amigos. Sempre me esquivei de intrigas e fofocas porque não são saudáveis.

(03:57:55) Moderadora/UOL:

Fernanda Motta fala sobre o mundo da moda (crédito: Eduardo Piagentini/UOL)

(03:49:22) Vivi: Fernanda, na sua opinião todas as meninas selecionadas têm competência e estêtica para uma carreira de sucesso ou apenas a vencedora?
(03:53:15) Fernanda Motta: Vivi, todas tem possibilidade. Claro que durante o programa a vencedora será que a se desenvolver melhor. São 20 aspirantes de modelo que têm condições de virar uma modelo, passando por etapas, como na vida normal. As que derem certo vão seguir em frente...

(03:49:08) pretoriano: Entrei para dizer que vc é linda demais, beijos te amo.
(03:53:20) Fernanda Motta: pretoriano, obrigada...

(03:49:46) Fashion Addict: As provas são realmente difíceis?
(03:54:15) Fernanda Motta: Fashion Addict, eu já passei pela maioria das provas. Algumas foram mais difíceis e outras não. É um programa que tem desafios e aprendizados.

(03:49:37) Mah: Quais são os seus planos para o futuro ?
(03:57:06) Fernanda Motta: Mah, eu volto para NY e já vou trabalhar. Vou para a Espanha e depois para Bali. São campanhas que tenho que cumprir, tenho várias coisas... A minha vida continua da mesma forma que sempre foi. Como o programa é de temporada, é fácil de conciliar. Ele vai passar em toda a América Latina, por isso vou ter que divulgar nestes países. Acabei de voltar de uma coletiva na Argentina. Na AL estréia no sábado.

(03:54:03) Pedro: NY é o melhor lugar para uma modelo morar ?? Vc é muito gata. Vc tem namorado?? Eu tenho chances com vc?? Bjoss
(03:57:55) Fernanda Motta: Pedro, eu sou casada há seis anos. NY é uma cidade que engloba todos os setores da moda. Tem fashion, high fashion, moda, comercial, propaganda, filmes... Lá é o lugar ideal para quem quer seguir esta carreira.

(03:54:20) Fashion Addict: Fernanda, pode falar um pouco do perfil de cada jurado e de como eles interagem com as candidatas?
(03:59:33) Fernanda Motta: Fashion Addict, o Alexandre Herchcovitch é sério, quieto e também é engraçado. A Erika é super sincera, fala o que tem que falar. É engraçadíssima, brinca horrores com a meninas. Também tem uma pesonalidade muito forte. O Paulo Borges é super correto e vai na direção de profissional mesmo. Sempre direto, é o mais questionador.

(03:58:48) Gabi_Blue: Você acredita que modelos com tatuagens podem ter sua carreira prejudicada ?
(04:00:27) Fernanda Motta: Gabi_Blue, há uma cartela de clientes bem maior para as que não tem tatuagens. Mas existe clientes e espaço para todo mundo. O mundo da moda é gigantesco.

(03:54:28) Gabi_Blue: Oi Fernanda... Você fica preocupada com a reação das meninas ao serem eliminadas ?
(04:03:30) Fernanda Motta: Gabi_Blue, depois de eliminar eu fico apreensiva. A emoção toma conta depois de tomar a decisão de quem será a eliminada. Obviamente que a decisão é bem profissional. Quando vemos a tristeza delas comove bastante. Ao serem eliminadas no começo do programa elas sentem mais a decepção por serem eliminada tão rápido. No final é mais frustrante. Acho que o pior é chegar entre as quatro últimas e não ganhar. Mas todas elas têm um potencial gigantesco, se chegaram até ali já passaram por dificuldade e evoluíram. Já é uma grande vitória.

(04:04:21) Fernanda Motta: O Brazil's Next Top Model vai ao ar hoje na Sony às 21h. Estará demais, vocês vão adorar. Muito obrigada, tchau.

(04:04:32) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Fernanda Motta e de todos os internautas. Até o próximo!



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host