LOS ANGELES (Reuters) - A cerimônia de entrega do 59o prêmio Emmy teve uma média de apenas 13 milhões de espectadores nos Estados Unidos, segunda menor audiência da história do evento, segundo o instituto Nielsen Media Research.
A transmissão ao vivo de três horas pela Fox, na noite de domingo, teve em média 19 por cento menos espectadores que no ano passado, quando o show foi transmitido pela NBC e teve como grande vencedor a série "24 Horas", da Fox.
O Emmy menos visto da história foi o de 1990, também transmitido pela Fox, com apenas 12,3 milhões de espectadores. O de 2004, na ABC, era o segundo menos visto até então, com 13,8 milhões de espectadores.
A festa de domingo também foi particularmente mal entre o público de 18 a 49 anos, justamente a faixa etária mais cobiçada pelos anunciantes em horário nobre. "Não são números estelares", admitiu um representante da Fox.
Se o show foi um fracasso, não foi por falta de empenho dos organizadores, que buscaram inovações como um cenário construído como teatro circular. Houve um tributo à série "Família Soprano", que está saindo do ar, e o elenco dos dez programas indicados a melhor drama e melhor comédia foram colocados em grupos na platéia.
(Por Steve Gorman)