UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
09/08/2007 - 21h50
Lei do Direito Autoral atravanca distribuição de conteúdo de TV pela Internet, diz especialista

MARINA CAMPOS MELLO
Da Redação

Apesar de algumas iniciativas dos canais de TV paga e da TV aberta, o conteúdo produzido para a TV ainda deve demorar para se disseminar legalmente pela Internet. Para Carlos Affonso P. de Souza, professor de direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas), a atual legislação de direitos autorais atravanca o processo de distribuição e gera o "império das autorizações".

"Uma das maiores fontes da ilegalidade epidêmica que reina na Internet é a própria legislação que diz que tudo é ilegal", afirmou em debate sobre a relação da TV com as novas tecnologias, promovido pela Feira e Congresso da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), do qual também participaram Gustavo Leme, da Fox, e Demian Grull, do FizTV. O evento, realizado em São Paulo, terminou nesta quinta (9).

"Pela atual lei de direitos autorais, que é de 1998, qualquer mudança de plataforma requer uma nova autorização do autor, o que dificulta e aumenta muito os custos do negócio", diz Carlos Affonso. O professor defendeu ainda a reforma do artigo 46, da Lei do Direito Autoral (Lei 9.610/98), que estabelece as restrições aos direitos do autor. "Esse artigo estabelece hipóteses muito restritivas para o uso livre da obra autoral por terceiros. Deveríamos usar o conceito anglo-saxão de "fair use", que delimita alguns parâmetros e deixa a cargo da jurisprudência determinar os casos em que a obra pode ser utilizada", diz.

Mas a Lei do Direito Autoral não é o único vilão para a falta de conteúdo de TV legal na Internet. Segundo Gustavo Leme, vice-presidente dos canais Fox no Brasil, ainda há barreiras econômicas e tecnológicas ao processo. "Temos que defender a política de 'janelas' [política que determina o intervalo de exibição de um produto audiovisual em diferentes mídias] e proteger a televisão, que é a nossa 'galinha dos ovos de ouro'", diz. "Temos ainda que desenvolver mecanismos de proteger o conteúdo oferecido na Internet para que ele fique somente nas mãos de quem pagou por ele", completa. Enquanto isso não ocorre, torna-se cada vez mais fácil para o espectador encontrar na Internet --de forma ilegal e gratuíta-- o seu programa de TV preferido.

Mais
Diretor da Ancine defende cotas para programas brasileiros na TV paga
Canal FizTV planeja criar banco de downloads para licenciamento de produtos audiovisuais



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host