UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
12/07/2007 - 17h18
Solange Couto diz que deve voltar a atuar em novela ano que vem

da Redação

No Bate-papo UOL desta quarta-feira (12), a atriz Solange Couto falou do bordão "é brinquedo não", do seu atual trabalho na televisão como a Cuca do "Sítio do Pica-pau Amarelo" e disse que deve voltar a fazer novela no próximo ano.

Em cartaz em São Paulo com o espetáculo "Cinco Mulheres por um Fio". Ela interpreta cinco mulheres com perfis diferentes, mas todas têm uma coisa em comum: problemas amorosos. "Uma comédia escrachada", diz a atriz, que corre em cena para se caracterizar como uma socialite, uma doméstica, uma psicóloga, uma professora e uma motogirl. A peça é um monólogo com texto da própria atriz e com direção de Silvio Guindane, com quem dividia cena em "O Clone".

Na conversa com os internautas, a atriz deu dicas de beleza, falou do desejo de ter um programa na televisão e mostrou seus dotes culinários ensinando a fazer um baião de dois.


Leia a seguir a íntegra do Bate-papo que contou com a participação de 645 internautas.

(08:05:55) Solange Couto: Boa noite a todos. Já rodei o Brasil inteiro com a peça "Cinco Mulheres por Um Fio". O espetáculo é muito divertido. São cinco mulheres cujo o fio condutor mostra que todo mundo é igual. Tem a Silvana Helena que é bem de vida que fez duas faculdades e atende as amigas por telefone fazendo terapia. A segunda é a Heloísa Rock. E tem a Kelly Rosivane que é a sua empregada, com mania de clarear os cabelos e é casada com um homem que ama. Depois tem a professora Maria Lúcia, uma cinquentona cheia de complexos que diz que vai a igrejas múltiplas de vários santos para não ter pecado com nenhum santo, mas tem atração pelos amigos do filho. E a última é a Val, que é motoboy. É encrenqueira e tem uma namorada que está querendo traí-la.

(08:09:09) Solange Couto: Sobre qual me divirto mais: Eu me divirto com todas. Mas às vezes uma está mais devagar e outra está mais saidinha. Até hoje não recebi nenhuma crítica. O espetáculo não tem palavrões. É uma comédia rasgada e com induções. E quando vou ter contato com a platéia a pessoas me dizem que conhecem cada uma das personagens. A peça está no Teatro Augusta aos sábados às 21h e aos domingos às 19h.

(08:02:01) natinha: oi solange o que vc faz pra ficar cada dia mais linda me conta o segredo
(08:10:33) Solange Couto: natinha, eu sou uma pessoa muito de bem com a vida. Agradeço ao Pai pela minha inspiração. E eu tenho certeza de que Ele vai de dar tudo o que eu quero ter. É bom esclarecer, eu não tenho silicone no peito. E nem plástica na cara e nem botox. Este cabelo é meu. Eu gosto da vida e amo viver. Amo o meu marido e gosto de ficar na minha casa.

(08:03:48) Quequel_comendador: Boa noite, Solange!! Primeiramente é uma honra poder falar com você. Sei que na Tv hoje você faz a Cuca no Sítio do Pica-pau amarelo, vc já fez algum outro trabalho direcionado pra criança antes.
(08:11:26) Solange Couto: Quequel_comendador, não, foi a primeira vez. E foi por isso que eu aceitei. A Cuca é muito divertida.

(08:08:44) rose: mas é vc quem faz as cinco mulheres??!
(08:13:53) Solange Couto: rose, é um monólogo. Eu tenho uma roupa que fica básica no corpo que é um macaquinho. Tem um salto que não abro mão. Um rabo de cavalo básico para eu colocar as perucas. A primeira personagem está como se saísse do banho. A professora é a mais demorada, tem um coque, um vestido, pulseiras, brincos etc. E a Val é a mais fácil de todas, uma bermuda de surfista, um boné para trás e uma pochete na cintura.

(08:16:11) Solange Couto: Sobre fazer teatro: Eu passei por alguns lugares fazendo a campanha do Criança Esperança. Agora eu faço parte do Salve Amazônia e uma campanha para erradicação da hanseníase. E estamos sempre fazendo campanhas e viajando. E passando por estes lugares todos eu vi que tem teatros que estão sempre fechados, são lugares confortáveis. Teve lugares que passei e as pessoas diziam que nunca foram ao teatro. E ainda outras que nunca foram ao teatro no Brasil. E assim eu posso levar o teatro para todas pessoas que não podem ver.

(08:21:35) Adriana/UOL:

Solange Couto ao vivo no Bate-papo UOL (crédito: Adriana de Barros/UOL)

(08:11:57) guilherme: como vc se sente no palco na hora da apresentação
(08:18:51) Solange Couto: guilherme, as pessoas riem muito. Mas tem uma turma que não quer rir de nada e no final levanta para aplaudir. A cada espetáculo é uma sensação muito boa.

(08:12:16) taty: solange estou morrendo de saudade de ver vc na telinha, quando vc volta para novelas?
(08:19:13) Solange Couto: taty, no ano que vem, lá pelo segundo semestre. Mas não tenho idéia do que vou fazer.

(08:17:58) Sérgio Ramos: Mulatinha bonitinha do Ziriguidum saudades do Sargentelli q te lçançou ?
(08:21:18) Solange Couto: Sérgio Ramos, sempre tenho saudade do meu mestre. Tudo o que sei fazer em estúdios de TVs eu aprendi lá. Essas coisas de de ser rígido com horários ou de não permitir namoro entre nós. Também não permitia ter contato com os clientes. Por isso, éramos as dançarinas mais bem pagas no país. Ficávamos chateadas na época e só depois que fomos perceber. Ele ainda teve a bondade de ir embora de mão dada comigo.

(08:19:36) larissa: oi solange, gosto muito do seu trabalho e adoraria tc com vc, seria uma honrra!
(08:22:00) Solange Couto: larissa, eu não sou muito chegada a internet. Fizeram vários Orkut falsos em meu nome, mas agora o meu sobrinho fez um para mim.

(08:19:42) linda: queria saber o que vc fez depois da novela, Dona Jura, que emagreceu e ficou linda?
(08:24:38) Solange Couto: linda, eu já falei tanto disso. Na época eu me lembro que havia 14 revistas falando disso. Eu parti para uma dieta ortomolecular, aprendi a comer de novo, não bebo, não fumo, bebo muita água, durmo cedo e acordo cedo. Estou voltando a malhar na semana que vem. Voltei para a estética de máquina que tem que existir. Eu preciso da massagem de drenagem linfática porque estou com 51 anos. Não tenho plástica. E é tratamento mesmo. Mas tem que se gostar. Tomar banho demorado, usar bucha natural. E não é banho quente porque envelhece. É morninho no frio e no verão é frio. Não dá tanto trabalho, é só se organizar.

(08:20:15) Rafael - Criciúma: Solange, ainda te chamam de dona Jura por aí?
(08:25:26) Solange Couto: Rafael - Criciúma, chamam muito. Já a Cuca as crianças não reconhecem porque ela é muito diferente, não identificam.

(08:26:55) Solange Couto: Sobre o Sílvio Guindane: Nos conhecemos na novela O Clone. E virou um filho para mim. Ele tem uma escola de artes cênicas e tem produzido e dirigido peças como Capitães de Areia, Memórias do Cárcere etc. E a direção da peça é dele.

(08:25:02) faell: Solange, você teria vontade de fazer um ensaio para a Playboy?
(08:29:02) Solange Couto: faell, já fiz quando era muito bonito fazer isso. Na época não existia Playboy no Brasil. Existia a revista Homem e a Ele Ela. Na época não havia estes recursos todos que tem agora, o que tinha realmente aparecia. No meu ensaio eu estou de bruços e virada para o lado, nua e sem nada de fora. Hoje não faço porque iam sacanear os meus filhos e também porque o meu marido não permitiria.

(08:24:52) emc: vc curtiu sua passagem pela rede tv como apresentadora? Acho que vc mandava muito bem!!
(08:30:35) Solange Couto: emc, curti sim. Foi muito legal, cinco meses, mas valeu. Quem sabe eu volte. Mas só quero fazer um programa sem sensacionalismo e de real utilidade. Falando, por exemplo, sobre a gravidez precoce, cujo a principal causa no Brasil é a desinformação. Eu gostaria de ter um programa assim. Sem críticas a ninguém e de utilidade pública de verdade.

(08:26:09) Adriana/UOL:

Solange Couto relembra os melhores momentos de Dona Jura (crédito: Adriana de Barros/UOL)

(08:26:27) TALITHA BELÉM: QUAIS SUAS PRÓXIMAS META?
(08:32:37) Solange Couto: talitha Belém, a última coisa que faltava era casar vestida de noiva. Eu tive três relações maritais. E tinha um sonho de me vestir de noiva e me casar de verdade. E arrumei uma criatura que me desencalhou aos 48 anos. Eu sonhava em ter uma casa minha e graças a Deus tenho duas. Sonhava em não ficar velha e doente, estou com vitalidade e saúde. Então agora as metas é o que o papai do céu me mandar. Agora o meu sonho de consumo é ter um sítio.

(08:28:43) lobinha: e o bordão "não é brinquedo não" você ainda usa ele?
(08:36:00) Solange Couto: lobinha, eu havia feito a minissérie Chiquinha Gonzaga e depois fiquei dois anos desempregada e vivendo de trabalhos manuais. E me chamaram para fazer o Clone. Como tenho mania de falar muito, eu estava dizendo Pai, te agradeço por este trabalho, mas me dá algo para diferenciar, isso não é brinquedo não. E saiu esta frase e comecei a chorar de alegria. No primeiro capítulo que a dona Jura entra ela falou esta frase e fez esse sucesso.

(08:30:36) Pedro Paulo: é verdade q você recebeu um baita proposta do Silvio Santos para fazer um papel na novela "Amigas e Rivais"?
(08:36:26) Solange Couto: Pedro Paulo, ninguém do SBT me telefonou, até porque sabem que eu estou contratada pela Globo.

(08:30:39) k@ri.18: Como vc lida com a fama?
(08:37:00) Solange Couto: k@ri.18, fama é a consequência de meu trabalho. Ela não me impede de nada.

(08:36:44) pablo: qual foi o trabalho que você mais gostou de fazer?
(08:37:52) Solange Couto: pablo, o mais abusado foi a dona Jura. Teve a Adelaide de Sinhá Moça... Mas não dá para escolher não.

(08:36:54) karina: SEU SONHO E TER UM SÍTIO? VC SABE EM QUE CIDADE GOSTARIA?
(08:38:17) Solange Couto: karina, de preferência não muito longe do Rio por causa dos meus filhos. Eu já andei olhando, só falta pintar a grana.

(08:37:25) lucia: Solange sempre que a vejo em entrevistas está sorridente, mostrando-se feliz. Você realmente é feliz? Dá a receita p/ ser!?
(08:38:49) Solange Couto: lucia, graças a Deus... É por isso que eu sou tão feliz. Eu falo tanto com Ele, tenho tanta certeza que Ele existe em minha vida.

(08:37:38) RENATO - DF: A caracterização da Cuca é difícil? Vc fica muitas horas pra fazer a maquiagem?
(08:39:29) Solange Couto: Renato - DF, eu levo duas horas para maquear integralmente e mais 20 minutos para pôr a roupa. E depois que eu coloco não posso mais beber água e nem comer.

(08:39:07) Roberto Barretos: Seus dotes culinários são tão bons como o da Dona Jura?;)
(08:40:40) Solange Couto: Roberto Barretos, nunca viram ela fazendo nada na novela. Mas fazendo mesmo, tenho até um livro, o "Receitas de Botequim". Ele já vendeu 156 mil cópias.

(08:38:04) Adriana/UOL:

Solange Couto ao vivo no Bate-papo UOL (crédito: Adriana de Barros/UOL)

(08:39:13) Manolo: Solange, hoje eu vi a senhora no programa "Mais Você", aquele Baião de Dois estava bom mesmo?
(08:42:22) Solange Couto: Manolo, estava marrom. Sabe o que é? É marrom mesmo. Até porque aquilo não era baião de dois. Eu não ia me meter a falar, me restringi. Ali faltou feijão verde, a linguiça tinha que ser de porco. Botaram salsinha e cebolinha ao invés de coentro e se esqueceram da cebola roxa. A Ana ficou meio assim na hora. Não se põe creme de leite...

(08:40:42) Stí_bsb: o que te fez escolher a carreira de atriz
(08:43:01) Solange Couto: Sti_bsb, na minha época as TVs não tinha dials e sim seletor de canais...

(08:42:24) VINHO TINTO-3.0: baião de dois só aqui no Maranhão, convido vc´s a vir e provar o verdadeiro baião de dois?
(08:43:37) Solange Couto: Vinho tinto-3.0, quando vou para o Maranhão gosto de comer caldeirada. Tenho um amigo que é dono de restaurante e quando vou aí me acabo.

(08:43:04) iza: é mais desgastante apresentar uma peça ou gravar em estúdio?
(08:44:42) Solange Couto: iza, são coisas radicalmente diferentes. Para quem faz isso não é difícil, é o nosso ofício. Na TV eu tenho a chance de ter inúmeras emoções no mesmo dia e no teatro é eu comigo mesma.

(08:43:45) MxChocolate: solange você está com quantos anos de carreira?
(08:45:12) Solange Couto: MxChocolate, tenho 26 anos de carreira.

(08:43:51) Willian Nogueira: Quem é o melhor ator da televisão brasileira??
(08:46:05) Solange Couto: Willian Nogueira, tem o garoto que é filho da Glória Pires na novela, não lembro o nome. O Tarcísio Meira, Francisco Cuoco, Toni Ramos nem preciso falar.

(08:43:10) Sérgio Ramos: Faltam autores novos de teatro, Solange ?
(08:46:59) Solange Couto: Sérgio Ramos, não faltam. Há quem prefira montar coisas de autores nacionais e outros de internacionais.

(08:43:59) edu: gostaria de saber até quando a peça ficará em cartaz
(08:47:19) Solange Couto: edu, fica até 12 de agosto em São Paulo.

(08:49:16) Solange Couto: Um beijo a todos pelo carinho. Nunca tenham receio de se aproximar de mim, só não gosto que me peçam autógrafo enquanto estou comendo, é a única hora que não acho legal. Ou em situações ruims, como quando algum parente está no hospital. Acabei de perder uma prima irmã há dois meses atrás e vieram me pedir autógrafo no cemitério, assim não dá. Fora isso a qualquer hora e a qualquer tempo. E riam muito com as minhas cinco mulheres.

(08:49:37) Adriana/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Solange Couto e de todos os internautas. Até o próximo!



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host