UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
06/06/2007 - 21h04
Discovery produz série de documentários que revela bastidores do maior aeroporto brasileiro

MARINA CAMPOS MELLO
Da Redação

Divulgação Discovery

Equipe grava série de documentários no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

Equipe grava série de documentários no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

O Discovey Channel está produzindo uma série de documentário, que vai ao ar em 2008, sobre um dos temas mais em voga nos últimos meses no país: os bastidores do aeroporto de Guarulho, em São Paulo, o maior do Brasil e segundo da América Latina em número de passageiros-- o primeiro da região é o da Cidade do México.

Mas esqueça as filas, atrasos, greves de controladores e protestos de passageiros que ocuparam o notíciário nestes tempos de apagão aéreo. A série de seis episódios de meia hora não pretende abordar este aspecto da questão, mas sim "revelar ao espectador a enorme e complexa operação do aeroporto que garante ao passageiro eficiência e segurança", diz Paula Cavalcanti, diretora da REX Produtora, parceira brasileira do Discovery Channel no projeto.

A idéia dos documentários, inspirada em séries semelhante realizada pela rede Discovery no México e na Europa, surgiu antes de qualquer índicio de crise aérea: os preparativos oficiais para obtenção de autorizações para as filmagens no local começaram em 2005 e levaram quase um ano, já que muitos órgãos --Receita Federal, Polícia Federal, Infraero, entre outros-- tiveram que dar o seu aval para que seus meandros fossem revelados.

Para realizar a série, que tem o título provisório de "Aeroporto 24/7", três equipes se revezam desde o dia 1º de maio em turnos de 10 a 12 horas para cobrir a rotina de todos os setores do terminal aéreo. Com sorte, a equipe também conseguiu registrar momentos excepcionais das operações aeroportuárias, como a visita do presidente americano George W. Bush e a do papa Bento XVI.

Divulgação

Divulgação

Entrevista com agente do setor
de imigração da Polícia Federal

As gravações vão até o próximo dia 15 de junho e nesse período o aeroporto acabou virando uma espécie de segundo lar das equipes: "Estamos ficando tão íntimos do aeroporto, que damos até instruções para os passageiros. Uma vez cheguei a solicitar atendimento médico por rádio para um japonês que estava passando mal na área de desembarque", conta rindo um dos produtores da REX, que também ficou amigo de uma das figuras míticas do local, um homem fardado que tem o apelido de Brigadeiro.

"Todo mundo aqui conhece o Brigadeiro. Há anos --ninguém sabe há quanto tempo-- ele vem a Guarulhos diariamente e se acha literalmente o dono do aeroporto. Ele propõe reformas, dá ordens e inspeciona os setores", conta Paula, que ainda não conseguiu entrevistar o homem, avesso à imprensa. "Mas ainda estamos tentando", diz.

Além do registro de cenas em áreas públicas, como saguão e ambulatório, a equipe gravou em áreas com acesso super-restrito como a torre de controle, imigração e terminal de cargas --um dos que mais impressionou a produtora pelo tamanho. Com ar de deslumbramento de quem começa a conhecer um novo mundo, Paula Cavalcanti brinca: "É tudo tão complexo que, em vez de nos supreendermos com um vôo atrasado, devíamos nos perguntar como é que tudo sai no horário". Pode ser, mas será que esse questionamento conforta aqueles que recentemente perderam compromissos e tiveram que dormir no aeroporto?




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host