UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
17/04/2007 - 14h00
Após cinco meses de internação, morre a atriz Nair Bello

Da Redação

Luciana Whitaker/Folha Imagem

Nair Bello em 1992

Nair Bello em 1992

Morreu em São Paulo, aos 75 anos, no início da tarde desta terça-feira (16), a atriz Nair Bello. O corpo da atriz será velado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e enterrado nesta quarta-feira (18), às 12h, no cemitério do Araçá.

Nair Bello estava internada no Hospital Sírio-Libanes desde 11 de novembro passado, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. A atriz estava em um cabelereiro no bairro de Higienópolis, em São Paulo, quando passou mal e foi levada por uma ambulância à Santa Casa, onde recebeu os primeiros socorros.

Depois, a atriz foi transferida para o Hospital Sírio-Libanês, onde foi internada em coma na UTI. Em 13 de janeiro, Nair Bello apresentou melhora em seu quadro clínico e deixou a UTI, mas permaneceu no hospital acompanhada de seus familiares. Em 30 de março, sofreu nova arritimia cardíaca e crises de insuficiência respiratória, retornando à UTI, onde permaneceu até esta terça.

Comédia na TV

Nair Bello Souza Franscisco nasceu em 28 de abril de 1931 na cidade de São Paulo e começou a trabalhar como locutora na extinta Rádio Excelsior aos 18 anos. Pouco tempo depois, passaria a trabalhar na Rádio Record. Em 1951, a atriz, que trabalhou em nove filmes, estreou no cinema em "Liana, a Pecadora", quando contracenou com sua grande amiga Hebe. Ela viria a trabalhar no teatro apenas em 1976, em "Alegro Desbum", peça de Oduvaldo Vianna Filho.

Mas a popularidade da atriz veio com seu trabalho na TV, onde trabalhou em programas de humor e em 14 novelas, em geral em papéis cômicos. A estréia da atriz no meio foi em 1956, na TV Record. Em 1959, Nair Bello conhece seu primeiro grande sucesso, com a personagem Dona Santinha do programa "Show Ideal". Dona Santinha, aliás, seria retomada no humorístico "Zorra Total", da Globo, em que trabalhava entes de ser internada. Neta de italianos e nascida no bairro paulistano do Cambuci, a atriz seria sempre chamada para interpretar descendentes ou imigrantes de origem italiana.

Em 1978, na TV Tupi, participou da telenovela "João Brasileiro", em que interpretou a italiana Dona Pina, uma batalhadora e sofrida dona de pensão. Em 1980, destacou-se na série cômica da Band "Dona Santa", escrita por Geraldo Vietri e Marcos Caruso. Nair Bello interpretava a personagem título, uma mulher que decide ser taxista e se envolve em inúmeras confusões pelas ruas de São Paulo. A série, com 64 episódios, obteve grande sucesso por seu humor ágil, ficou no ar por uma temporada e foi reprisada inúmeras vezes pela Band.

O sucesso de "Dona Santa" deu origem a nova série protagonizada pela atriz e escrita por Geraldo Vietri, "Casa de Irene", que estreou em 1983, também na Band. A casa do do título é a pensão de Dona Irene, uma matriarca italiana que vive as situações mais bizarras, com intrigas e mal-entendidos.

Nair Bello já havia trabalhado com Geraldo Vietri em "Olhai os Lírios do Campo", adaptação do romance de Érico Veríssimo exibida na TV Globo em 1980 às 18h. A novela, o primeiro trabalho de Nair Bello na emissora --ela interpretava Dona Rafaela-- não foi um grande sucesso.

Carlos Lombardi

Seus personagens de sucesso na Globo vieram nas novelas de Carlos Lombardi: a atriz foi Dona Gema, em "Perigosas Peruas" (1992), Tônia, em "Vira-Lata" (1996), Pierina, em "Uga Uga" (2000), Dolores, em "Kubanacan" (2003). Participou ainda da minissérie "Quinto dos Infernos". (2001) Curiosamente, Nair Bello não trabalhou com Lombardi em seu maior sucesso na TV, a novela "Quatro por Quatro".

Seu último papel em novelas foi Viúva Lake, uma participação especial em "Bang Bang", também de Carlos Lombardi e exibida na Globo. Após sua internação, Arlette Salles teve que substituir Nair Bello às pressas. A atriz estava escalada para interpretar Dona Gioconda, a avó da personagem Vanessa (Flávia Alessandra) em "Pé na Jaca", novela de Carlos Lombardi, exibida atualmente às 19h.

Mais
Lula divulga nota sobre morte da atriz Nair Bello
Enterro de Nair Bello será amanhã em cemitério da zona oeste de SP
Amigos e colegas falam sobre Nair Bello; leia declarações
Agildo Ribeiro: "O Zorra Total perde mais um de seus pilares"
Manoel Carlos vai sentir saudades da amiga leal
Deborah Secco fala com saudades de Nair Bello
Carlos Lombardi divulga nota sobre morte de Nair Bello
Luiz Carlos Tourinho fala de Nair Bello com imenso carinho
Iris Bruzzi fica sem palavras ao saber da morte de Nair Bello
Maria Clara Gueiros lembra da força que Nair dava aos novatos
Hebe divulga comunicado sobre a morte de Nair Bello



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host