UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
27/02/2007 - 21h54
Regina Duarte que viver outras Helenas; leia mais

Do PopTevê

Pedro Paulo Figueiredo/CZN

A atriz Regina Duarte ainda quer viver outras Helenas em novelas

A atriz Regina Duarte ainda quer viver outras Helenas em novelas

Após quase um ano na pele de Helena, protagonista de "Páginas da Vida", novela que chega ao fim nesta sexta (02/03), Regina Duarte diz ainda ter vontade de viver muitas Helenas de Manoel Carlos. "Gostaria que elas fossem iguais às outras e que tivessem todas as características que eu admiro. A positividade e a maneira de cultivar a alegria como uma forma de sobrevivência. Gosto de fazer personagens construtivos", observa.

E foram muitas as personagens ao longo dos 42 anos de carreira. Grandes heroínas como Malu, do seriado "Malu Mulher", ou mulheres que sofreram por amor, como a Simone, de "Selva de Pedra". Regina também personificou mulheres abnegadas, como as outras duas Helenas de Manoel Carlos, em "História de Amor", e "Por Amor".

Delas, Regina aponta a generosidade, que muitas vezes vai na contramão da ética, como um dos traços mais marcantes. "Todas elas mentem. É uma falha ética que faz com que elas se envolvam em conflitos desnecessários. Mas sempre fazem isso por amor, para proteger alguém", justifica.

No caso desta Helena, a mentira envolveu Clarinha (Joana Mocarzel), portadora da Síndrome de Down, alvo de todo preconceito da avó que não desejava criar uma neta "doente", e a adoção realizada à revelia da justiça.

Em contrapartida, Clarinha é o preenchimento perfeito para o vazio que a perda de uma filha causou à médica. O "caso" de amor entre Helena e Clarinha foi tão grande que parte do que estava programado para a personagem foi posto de lado. "As relações amorosas de Helena foram deixadas de lado. Para mim foi surpreendente, embora dê para entender que uma mulher com os problemas que ela enfrenta pela guarda da filha deixe sua relação amorosa em segundo plano", analisa

Até o último capítulo, Regina vive o maior conflito de sua personagem na história. Teria ela o direito de ficar com a filha adotiva mesmo tendo se tornado cúmplice de Marta (Lília Cabral), ao dizer que a menina estava morta? "Acho que a Helena tem que ficar com a Clarinha de qualquer maneira, porque a relação de amor é verdadeira. E isso é que torna o ser humano feliz. Mais do que conviver com pessoas do mesmo sangue", opina.

De acordo com Regina, o público concorda com o futuro da personagem defendido pela atriz. "Em todos os lugares que eu vou, me perguntam pela Clarinha e depois me dizem que torcem para que mãe e filha fiquem juntas no final", conta.

O final de Helena só será revelado à atriz momentos antes de ir ao ar o último capítulo de "Páginas da Vida". Independentemente do desfecho, para Regina, a novela já marcou a história da teledramaturgia: "Acho que nunca se trouxe tantos esclarecimentos sobre a Síndrome de Down. Um portador da Síndrome de Down nunca mais vai ser tratado da maneira como foi até aqui", torce.

(Carolina Marques)



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host