UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
11/12/2006 - 00h10
Programas de competição de dança marcam o ano de 2006 na TV

Da Redação

Divulgação / TV Globo

Liderados por Susana Vieira, atores ensaiam para a Dança no Gelo</

Liderados por Susana Vieira, atores ensaiam para a Dança no Gelo

A TV pôs todo mundo pra dançar em 2006. Famosos ou anônimos, amadores ou profissionais, muita gente teve a chance de mexer o esqueleto na telinha em um dos sete quadros ou programas de dança que foram ao ar somente neste ano na TV aberta.

Seja por pura diversão, exibicionismo ou para realizar um sonho, casais rodopiaram frente às câmeras e foram avaliados pelo público e por jurados, técnicos ou leigos, que premiavam o melhor dançarino -ou o mais esforçado.

O público aprovou a fórmula que já era sucesso desde 2004 em inúmeros países como Espanha, Inglaterra e Estados Unidos. Um dos momentos dos programas que mais atraiu os espectadores foi a exibição dos ensaios. Neles, as celebridades podiam ser vistas sem maquiagem e em trajes inusuais para estrelas de TV. Outra atração dos quadros de dança foi a exibição das dificuldades dos famosos, que às vezes penavam para aprender as coreografias. Assim, o quadro estaria humanizando as celebridades e os aproximando dos espectadores, sem apelar para a exposição exagerada da intimidade alheia.

O formato também foi alvo de ataques que criticaram a estética americanizada, a abordagem pobre da dança ou ainda escassez de ritmos brasileiros nas competições. Mas o sucesso de público no Brasil veio logo com o primeiro quadro exibido no país, a "Dança dos Famosos", que estreou na Globo em novembro de 2005, no "Domingão do Faustão".

Atores da casa ou convidados famosos (como Daniela Escobar, os ex-globais Dado Dolabella e Karina Bacchi ou o cantor Felipe Dylon), competiam entre si auxiliados por dançarinos profissionais. O quadro foi um dos maiores sucessos dos últimos anos -chegou a ultrapassar os 40 pontos no ibope-- e fez o "Domingão" recuperar parte da audiência perdida na "guerra dos domingos", travada com o SBT.

Com o sucesso, não tardou para que a Globo produzisse mais edições da "Dança" -no total foram três- , e para que a concorrência tentasse se aproveitar do súbito interesse pelo tema. Quem logo se apropriou do formato foi a Record, que emplacou em sua programação nada menos do que quatro desses quadros.

Record entra na dança

Em julho, a emissora estreou o "Reality Dance", quadro do programa "Hoje em Dia", em que seis casais de telespectadores competiam entre si durante uma semana numa disputa de dança de salão. Indo um pouco além, a emissora decidiu "sofisticar" as performances e convidou patinadores profissionais para dançarem sobre rodas. No "Dança sobre Patins", no programa "Tudo é Possível", apresentado por Eliana, as duplas tinham 50 segundos para apresentar uma coreografia de um estilo determinado.

A Copa do Mundo também serviu de mote para novos quadros. Em "No Ritmo da Copa", quatro casais de bailarinos profissionais, compostos sempre por um brasileiro e um estrangeiro, disputavam um prêmio em dinheiro. A idéia era deixar de lado as rixas entre rivais do futebol e mostrar que a dança pode promover a harmonia entre os povos.

Em setembro, foi a vez dos famosos entrarem no arrasta-pé e disputarem um prêmio em dinheiro no quadro "Dançando em Hollywood", cujas coreografias deviam se inspirar em filmes como "Grease - Nos tempos da brilhantina" ou "Dança Comigo?".

Sonhadores

A investida do SBT na pista de dança, no entanto, não foi tão bem sucedida. Antes mesmo de a Globo estrear seu "Dança com Famosos", Sílvio Santos já havia adquirido os direitos do programa "Dancing with the Stars", da rede britânica BBC.

Divulgação

Divulgação

Dupla se apresenta no programa Bailando por um Sonho, do SBT

Mas seu "Bailando por um Sonho", que mistura um pouco de cada um dos quadros criados no Brasil, com famosos, anônimos sonhadores e profissionais não atingiu a audiência esperada.

O programa, ao contrário dos demais que exploram a alegria e o espírito de superação dos participantes, peca pela excessiva exposição dos sonhos dos anônimos, exibidos antes de cada apresentação no melhor estilo "Portas da Esperança".

"Bailando" foi lançado em outubro, mas, a essa altura, os famosos do "Domingão" já estavam patinando no gelo. E não eram quaisquer famosos. Estrelas da casa como Juliana Paes, Deborah Secco, Murilo Rosa e Susana Vieira se arriscaram e se machucaram no ringue de patinação da Globo para ajudar a manter a boa audiência do "Domingão do Faustão".

Um ringue que, aliás, precisou de um investimento de quase R$ 2 milhões para ser construído. Fora o valor necessário para o licenciamento do programa diretamente com a Fox, que tem os direitos da versão original do "Skating with Celebrities". Com tamanho sucesso, a Globo decidiu ser precavida, diferentemente do que fez ao lançar a "Dança com Famosos", para evitar acusações de plágio. A "Dança no Gelo" está em sua segunda edição e dá picos de audiência aos domingos.

E a onda deve continuar em 2007. De acordo com o colunista Daniel Castro, da Folha de S. Paulo, a Globo já adquiriu os direitos do programa "So You Think You Can Dance". O quadro, que já tem o apelido de "Dança dos Anônimos" e é um "American Idol da dança". Nele, será exibido um processo de "seleção de talentos", para a eleição do "melhor dançarino do Brasil". Antes da estréia do novo programa, vai ao ar mais uma edição da "Dança dos Famosos", logo no início do ano.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host