UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
04/09/2006 - 10h12
Ataque de arraia é raro e doloroso, dizem especialistas

Por Paul Tait

SYDNEY (Reuters) - Normalmente tranquilas, as arraias podem dar ferroadas dolorosas, embora raramente sejam fatais, como foi o caso do ataque que vitimou o "caçador de crocodilos" australiano Steve Irwin, disseram especialistas na segunda-feira.

Irwin era conhecido por centenas de milhões de pessoas no mundo devido a seus intrépidos documentários, Ele morreu depois de levar uma ferroada que furou seu coração, enquanto mergulhava no litoral nordeste da Austrália, na segunda-feira (domingo no Brasil).

O empresário dele, John Stainton, disse que Irwin estava nadando sobre uma arraia, durante a filmagem de um documentário, quando o ferrão atingiu seu peito.

Bryan Fry, subdiretor da Unidade Australiana de Pesquisas de Venenos, da Universidade de Melbourne, disse que o veneno da arraia é "extraordinariamente doloroso".

"Se ele estivesse consciente, estaria em agonia", disse Fry à Reuters.

O especialista disse que o ferrão é uma forma de defesa da arraia, mas sem ser letal para humanos. O formato serrilhado do ferrão é que teria provocado a morte do mergulhador. "[O pior do ferrão] não é na hora em que entra, mas quando sai. Eles têm esses serrilhados profundos, que rasgam e puxam a pele conforme saem", explicou.

Os ferrões na cauda das arraias podem medir até 20 centímetros.

O toxicologista Geoff Isbister disse que pouco se sabe sobre o veneno das arraias, mas concordou que o trauma físico provocado pela ferida deve ter matado Irwin. "O que aconteceu com ele é como ser apunhalado no coração", afirmou.

Ferimentos causados por arraias são relativamente comuns, mas mortes são extremamente raras. Os especialistas dizem que só há dois outros casos registrados na história australiana. Um menino aborígine morreu há alguns anos. A morte anterior havia ocorrido em Melbourne, em 1945.

"A maioria dos ferimentos por arraias na Austrália resultam de as pessoas pisarem nelas em águas rasas e ficarem com o ferrão no tornozelo", disse Isbister.

O ecologista marinho Sean Connell disse que as arraias, que se alimentam de pequenos animais no leito marinho, são parentes dos tubarões e usam suas longas caudas "farpadas" para se protegerem de predadores, como tubarões e baleias.

"Nunca ouvi falar de um ataque não-provocado de uma arraia," disse Connell. "Esses ataques normalmente só acontecem quando a arraia está sob forte estresse."

MAIS
>
Arraia mata "caçador de crocodilos" na Austrália
Morte do "caçador de crocodilos" comove a Austrália
Cinegrafista grava momento da morte de "caçador de crocodilos"
Morte filmada do caçador de crocodilos torna-se seu legado
Discovery e Animal Planet lamentam morte de caçador de crocodilos
Veja fotos de Steve Irwin no programa "Veterinários de Ponta"
Assista à reportagem da BandNews




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host