| 17/07/2006 - 23h30 Com "Bicho do Mato", Record aumenta investimento e visa mercado internacional MARINA CAMPOS MELLO Da Redação Divulgação Record A Record investiu em locações com natureza exuberante 'verfotos|http://televisao.uol.com.br/album/bicho_elenco_album.jhtm|SAIBA QUEM É QUEM','verfotos|http://estrelando.uol.com.br/galeria/galeria_1649.htm target=_blank|VEJA FOTOS DO ELENCO' | Estréia nesta terça-feira, na Record, a novela "Bicho do Mato", um ambicioso empreendimento que visa consolidar a emissora como mais um núcleo de teledramaturgia do país. Com elenco global e imagens captadas no Pantanal, além do público brasileiro, a Record também pretende atingir espectadores no exterior.
Para isso, lança mão da fórmula do "quadrado mágico" --denominação utilizada por Walter Zagari, superintendente comercial da emissora, que parece não temer o fracasso que acompanha a expressão--, com altos investimentos em elenco, produção e direção e uma boa história.
Para colocar em prática a fórmula do quadrado, a emissora engordou o orçamento da faixa das 19h em 25%. Cada capítulo de "Bicho do Mato" custará cerca de R$150 mil, contra R$120 mil em "Prova de Amor". O alto investimento parece ter retorno garantido. Das quatro cotas de patrocínio que seriam comercializadas, três já haviam sido vendidas pelo triplo do valor das cotas de "Prova de Amor", antes mesmo do primeiro capítulo ter sido finalizado.
Expectativa
"Prova de Amor", aliás, ajudou a abreviar o planejamento da Record. Segundo Zagari, a emissora se mantém há 32 semanas como a vice-líder do prime-time e o faturamento de 2006 já atingiu a meta prevista para 2007. O bom desempenho só faz crescer as expectativas em torno de "Bicho do Mato". Questionado sobre as metas de audiência, Hiran Silveira, diretor geral de teledramaturgia, brincando, declara a guerra aberta contra a Globo: "A meta é 100%".
Além do bom desempenho comercial e da grande expectativa de audiência, a Record planeja para "Bicho" uma carreira de sucesso no exterior. De acordo com a emissora, algumas de suas produções competem com a Globo e já são líderes de share no exterior. E "Bicho do Mato" não deve ficar atrás.
Antes da estréia, o folhetim já havia sido vendido para cinco países da América Latina e estava sendo negociados em outros, como Portugal, onde as novelas brasileiras são muito difundidas. "'Bicho do Mato'" é uma novela tipo exportação", afirma Tiago Santiago, autor de "Prova de Amor" e atual supervisor de texto da produção.
Não é dificil imaginar o porquê. Imagens exuberantes da natureza do Pantanal, somadas à cenários conhecidos do Rio de Janeiro e qualidade técnica semelhante às das novelas da Rede Globo são elementos suficientes para cativar os gringos. Agora é esperar para ver.
'Leia também:','Pantanal e Rio de Janeiro são personagens de "Bicho do Mato"|http://televisao.uol.com.br/ultnot/2006/07/17/ult698u10889.jhtm','"Bicho do Mato" reconstitui o Pantanal no Rio de Janeiro|http://televisao.uol.com.br/ultnot/2006/07/14/ult698u10864.jhtm','Roberto Bomtempo estréia na direção; leia entrevista|http://televisao.uol.com.br/ultnot/2006/07/12/ult698u10859.jhtm','"Bicho do Mato" estréia na Record com meta de bater Globo|http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u62416.shtml target=_blank','Pantanal e praia viram pratos cheios para exibir corpos nus|http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u62417.shtml target=_blank','Depois de Jamanta e Carreirinha, "Bicho do Mato" terá Hilton|http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u62418.shtml target=_blank','Record lança sua novela mais cara|https://acesso.uol.com.br/login.html?dest=CONTENT&url=http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1607200621.htm&COD_PRODUTO=7 target=_blank' | | |