UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
17/07/2006 - 14h57
"Prova de Amor" já é marco da teledramaturgia "off-Globo"

Da Redação

Divulgação Record

Clarice (Lavínia Vlasak) e Daniel (Marcelo Serrado) se casam hoje

Clarice (Lavínia Vlasak) e Daniel (Marcelo Serrado) se casam hoje

Após quase nove meses, o espectador de "Prova de Amor" que torceu pelo casal Clarice (Lavínia Vlasak) e Daniel (Marcelo Serrado) poderá enfim assistir ao casamento dos mocinhos. Para os que preferem o mistério, será revelada a identidade do assassino do grande vilão Lopo Jr. (Leornardo Vieira).

Com essas armas, a Record pretende segurar a audiência conquistada pela novela, exibindo hoje, numa segunda-feira, o último capítulo do folhetim. E não haverá a tradicional reprise do episódio final. A idéia é "transferir" diretamente o público de "Prova de Amor" para "Bicho do Mato", o novo e ambicioso projeto da emissora, que estréia já na terça-feira.

Se a aposta da Record em "Bicho do Mato" é alta, muito se deve ao sucesso de "Prova de Amor". A novela escrita por Tiago Santiago, ex-colaborador do time do primeiro escalão de autores da Globo, surpreendeu no ibope e incomodou a emissora líder. A novela brigou com "Bang Bang" na faixa das 19h e, em janeiro, chegou a ultrapassar o "Jornal Nacional" durante alguns minutos, o que foi comemorado pela Record quase como a conquista definitiva da liderança na audiência --com direito a festa para toda a equipe.

A comemoração é legítima. A novela já pode ser considerada um marco da
teledramaturgia "off-Globo". Assumindo uma estratégia de clonagem da
programação global, a Record tirou profissionais --da área técnica e
artística-- da concorrente e ambientou pela primeira vez uma novela no Rio de Janeiro. Sem ousar, montou um folhetim tradicional,com ambiente urbano contemporâneo, mocinhos e bandidos bem definidos, texto didático e trama envolvendo seqüestro e desaparecimento de crianças.

Apesar de pouco arriscar no conteúdo, a Record inovou e levou ao extremo a tática de deixar a cargo da audiência o destino dos personagens do folhetim. A emissora criou os "finais interativos" --sim, velhos conhecidos do público em programas como "Você Decide", da Globo, para o qual o autor Tiago Santiago escrevia roteiros--, e os espectadores tiveram a oportunidade de escolher os finais de Pati Lopo (Renata Dominguez) e de Teresa (Cláudia Alencar).

"Prova de Amor" também teve sua dose de "merchandising social". Copiando a novela "Explode Coração", de Glória Perez, promoveu uma campanha para localização de crianças desaparecidas --quatro foram encontradas, segundo o autor-- e levantou a bandeira pela criação de um cadastro nacional de desaparecidos.

O resultado foi uma novela que alcançou média geral de audiência de 16 pontos no ibope e 25% de share, o melhor desempenho de uma trama da Record, desde "A Escrava Isaura", produção que deu início à sua nova fase de teledramaturgia. E o sucesso de "Prova de Amor" não se encerra com a exibição do último capítulo. A Record já está preparando uma série de ação baseada no núcleo policial da novela. O programa deve estrear ainda neste ano e o roteiro será assinado por Tiago Santiago.

Com muito investimento e disposição para consolidar o seu núcleo de teledramaturgia, a Record começa a desenhar um novo cenário na televisão, que beneficia tanto os profissionais da área, e, mais ainda, o público que assiste a novelas.

PROVA DE AMOR - Último Capítulo
Quando: Hoje, 17/07, às 19h15
Onde: Record




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host