UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
24/06/2006 - 10h24
Morre nos EUA o produtor de seriados de TV Aaron Spelling


Por Dean Goodman

LOS ANGELES (Reuters) - O produtor de programas de TV Aaron Spelling, que deixou sua marca no horário nobre da televisão dos Estados Unidos com seriados como "Beverly Hills 90210" ("Barrados no Baile") e "Dinastia", morreu na sexta-feira, dias após ter sofrido um derrame. Ele tinha 83 anos.

O porta-voz Kevin Sasaki disse que Spelling morreu em sua casa em Los Angeles às 18h25 (horário local). Ele havia sido hospitalizado logo após sofrer um derrame no fim de semana.

Entre outras séries produzidas por Spelling estão "Ilha da Fantasia", "Starsky and Hutch", "Casal 20", "As Panteras" e "O Barco do Amor". Ele deixou sua mulher, Candy, a filha Tori Spelling, que atuou em "Barrados no Baile", e o filho Randy Spelling, que também é ator

Um condecorado veterano de guerra, Spelling tinha origem pobre e se tornou um dos homens mais ricos e poderosos de Hollywood. Ele figura no Livro Guinness dos Recordes como o produtor mais ativo.

Poucos tiveram maior influência nos hábitos televisivos que Spelling, que também teve papel relevante na formação da imagem internacional da cultura americana. Ele era um produtor que se envolvia com as séries, ajudando a elaborar roteiros e desenvolver os personagens.

Muitas das séries de Spelling apresentavam pessoas ricas e fotogênicas cujas vidas eram tristes, com a mensagem de que nem sempre a vida dos outros é melhor. O mesmo podia ser dito sobre a sua própria vida. Tímido, ele raramente deixava sua mansão de 123 quartos no subúrbio de Holmby Hills, perto de Los Angeles.

Nascido em Dallas, Texas, em 22 de abril de 1923, filho de imigrantes russos e poloneses, Spelling era provocado pelo colegas de infância por sua origem judaica. Ele serviu na Aeronáutica dos EUA durante 1942 e 1945 e recebeu medalhas de mérito militar.

DONO DO HORÁRIO NOBRE

Sua carreira em Hollywood começou como ator, em 1953, no papel de vilões e derrotados em séries de Velho Oeste da TV, como "Gunsmoke" -- uma escolha estranha de profissão para um jovem extremamente magro e tímido.

Logo ele percebeu que se daria melhor atrás das câmeras, primeiro como escritor e depois produtor. Seu primeiro grande sucesso foi "Burke's Law", que tinha Gene Barry no papel de um detetive milionário. Spelling seguiu com uma incursão na contra-cultura com "The Mod Squad", um seriado de ação sobre três jovens infratores que passam a combater o crime. O programa foi ao ar na rede ABC entre 1968 e 1973.

Não tardou muito para que Spelling praticamente se tornasse o dono do horário nobre da ABC, que foi apelidada de Aaron's Broadcasting Company.

Nos anos 1980, ele se tornou o mago das telenovelas. Com "Dinastia", criou uma concorrente para "Dallas", e fez de Joan Collins uma estrela de Hollywood.

Após um tempo em baixa, ele voltou ao topo do mundo da TV com "Barrados no Baile", sobre as relações entre adolescentes ricos de Beverly Hills. Sua filha, Tori, fez o papel de Donna. Em seguida, ele emplacou "Melrose Place".



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host