UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
31/03/2006 - 23h32
SBT lança sua versão do "American Idol"; veja testes com os candidatos

THIAGO STIVALETTI
Da Redação


Depois do "Popstars", o SBT decidiu investir mais pesado nos "reality shows" musicais. Comprou os direitos de produção no Brasil do "American Idol", grande sucesso na TV americana, e gastou R$ 12 milhões para produzir "Ídolos", que estréia nesta quarta (5) às 21h45.

As grandes diferenças em relação ao "Popstars" e ao "Fama", da Globo: os candidatos não passam por uma escola, devem estar naturalmente "lapidados" e cantar à capela, sem instrumentos; e os jurados não são nada discretos e agem como personagens. O espectador pode esperar um show de pequenas humilhações e constrangimentos, choros e gritos.

Os quatro jurados são produtores musicais. Fernanda Telles, diretora artística do programa, diz que não procurou nenhum artista mais conhecido como Paula Abdul na versão americana. "Os artistas têm um compromisso com a própria imagem e às vezes evitam dizer a verdade. Queríamos pessoas que tivessem um compromisso maior na escolha".

O finalista ganhará um contrato assinado com a gravadora Sony/BMG, e Telles acredita que com isso o candidato pode ter uma prazo de validade artística maior do que, por exemplo, os ilustres desconhecidos que passaram pelo "Fama", da Globo. "Não sei até que ponto o 'Fama' estava preocupado em formar artistas para o longo prazo", diz.

O programa teve a forte peneira de sempre: de 12 mil inscritos em cinco capitais (São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre e Recife), o júri selecionou 120 candidatos, dos quais sobrarão 30 para votar - serão mostrados 10 calouros a cada programa, e no final sobram 3 finalistas.

Reunidos os 30 finalistas, o programa passa a ser ao vivo e contará com o voto do público por telefone ou mensagem de celular.

Conheça os jurados:


Roberto Nemanis/SBT

CARLOS EDUARDO MIRANDA

Produtor responsável pelo surgimento de grupos como o Skank, trabalhou também como diretor artístico da Trama. Provavelmente será o mais esquentado e derrubará vários candidatos com tiradas irônicas sem piedade.

"Parece que todos usam a mesma roupa e ouvem o mesmo disco. Não agüento mais ouvir os candidatos cantarem Jorge Vercilo, Ana Carolina, Fat Family e 'Como Nossos Pais', da Elis. Também me irrito com aquelas meninas que cantam o repertório inteiro da Xuxa e usam um bonezinho cheio de purpurina e uma calça jeans rasgada", declarou na coletiva de apresentação do programa. Também já declarou que odeia os cantores de voz tremida, que normalmente vencem os "reality shows" musicais".


Roberto Nemanis/SBT

ARNALDO SACCOMANI

Produtor paulista que já vendeu mais de 20 milhões de CDs e DVDs em 25 anos de carreira. Ele e a filha Thaís Nascimento estão entre os 20 maiores arrecadadores de direitos autorais no Brasil. Já produziu discos de Fábio Júnior, Luís Miguel, Tim Maia, Rita Lee e Ronnie Von.

Atualmente lança grupos como Jeito Moleque, Banda Carrapicho, Os Travessos, Adriana e a Rapaziada, Vavá e Netinho de Paula. Com ar de poucos amigos e jeito irritadiço, deve servir de companhia para Miranda no bloco dos jurados mal-humorados e severos com os candidatos.


Roberto Nemanis/SBT

CYNTHIA ZAMORANO (CYZ)

Produtora e cantora pernambucana, trabalha com música eletrônica. Lançou um álbum na Europa em 1996 e um no Brasil com a participação de Gilberto Gil e Zeca Baleiro. Tem jeito simpático e deve ser mais tolerante com os candidatos, mas, além de ser uma cantora desconhecida do grande público, é jovem e não tem muita experiência para a vaga de jurada.


Roberto Nemanis/SBT

THOMAS ROTH

Compositor e produtor carioca, tem cerca de 150 músicas gravadas por artistas como Emílio Santiago, Beto Guedes, Jane Duboc e Placa Luminosa. Elis Regina gravou três músicas suas: "Quero", "Nova Estação" e "Como Nunca". Com ar mais simpático, otimista e tolerante, deve equilibrar o mau-humor dos colegas Miranda e Saccomani.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host