UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
22/02/2006 - 21h55
Jece Valadão volta como bicheiro na 2ª série brasileira da HBO

THIAGO STIVALETTI
Da Redação


Depois de "Mandrake", baseada no personagem do escritor Rubem Fonseca, o canal internacional HBO estréia no próximo dia 5 "Filhos do Carnaval", sua segunda produção brasileira. Para atrair espectadores de outros países quando for exibida lá fora, a série trabalha o tema de maior interesse dos estrangeiros pelo Brasil, o Carnaval.

O veterano Jece Valadão, 75, que já viveu vários bicheiros no cinema - em filmes como "Boca de Ouro", "Amei um Bicheiro" e "Deu Águia na Cabeça" - vive o poderoso Anésio Gebara, bicheiro e dono de escola de samba que tem a vida abalada pela morte do filho preferido e futuro herdeiro Anesinho (Felipe Camargo).

Nos mesmos moldes do clássico "O Poderoso Chefão", de Francis Ford Coppola, ele assiste a uma disputa velada pelo poder entre os outros três filhos: o branco Cláudio (Enrique Diaz), o mulato Brown (Rodrigo dos Santos) e o negro Nilo (o rapper Thogum), que trabalha como segurança de Anésio. Os dois últimos são bastardos não assumidos oficialmente como filhos pelo bicheiro.

O tema Carnaval foi encomendado pela HBO à produtora O2, de Fernando Meirelles. A roteirista Elena Soarez, dos filmes "Eu Tu Eles" e "Casa de Areia" e da série "Cidade dos Homens", da Globo, conseguiu se desvencilhar de estereótipos sobre samba e Carnaval, como mulatas seminuas ou o amor entre mestre-sala e porta-bandeira.

A direção geral ficou a cargo de Cao Hamburger, mais conhecido pelo programa infantil e pelo filme do "Castelo Rá-Tim-Bum". Com vários profissionais da O2, o ritmo da série lembra um pouco o de "Cidade de Deus". A história é sóbria e sem excessos, mas fica longe do tom muito blasé de "Mandrake".

Em seis episódios, a série custou à HBO e à O2 um total de R$ 6,5 milhões, o mesmo custo de "Mandrake". As cenas da escola de samba foram todas feitas na quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Jece Valadão, que há dez anos se converteu à Igreja Evangélica, vetou algumas cenas violentas e fez uma cena de sexo simulado em um carro onde na verdade "atuou" sozinho. "Não me impeço de fazer personagens mau-caráter, só não posso exarcebar isso demais na tela", diz o ator.

Em tempo: a HBO já planeja para o início de 2007 a segunda temporada de Mandrake.

FILHOS DO CARNAVAL
Quando: estréia dia 5 de março, domingo, às 21h; episódios inéditos aos domingos, 22h; reapresentação às quintas, 22h
Onde: canal HBO (operadoras Net, TVA, Sky e DirecTV); sinal aberto para todos os assinantes das operadoras no dia 5



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host