UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
26/12/2005 - 18h28
Christine Fernandes, da Record, é eleita a melhor do ano; veja os vencedores

Do PopTevê


O ano de 2005 pode não ter trazido nenhuma revolução na TV. Mas é um bom parâmetro para as emissoras. Principalmente para as que investiram com seriedade em dramaturgia --casos de Record e Band.

A primeira seguiu página a página a cartilha ditada pelo padrão Globo de qualidade, inclusive capturando muitos de seus funcionários. Já a segunda adaptou uma idéia bem-realizada e depois abandonada pelo SBT, que é usar uma produção infanto-juvenil argentina como base para produzir uma novela --a diferença é que "Chiquititas" era gravada em Buenos Aires e "Floribella", no Rio de Janeiro.

O fato é que 2005 dividiu as atenções e criou visibilidade para o trabalho de quem parecia ficar apenas à margem. E a eleição dos "Melhores do Ano", promovida por PopTevê, reflete muito bem isso. Das seis categorias propostas (Ator, Atriz, Ator Revelação, Atriz Revelação, Novela e Programa), duas foram vencidas por rostos não-globais.

CZN
ATRIZ DO ANO
Christine Fernandes, que interpretou Aurélia em "Essas Mulheres", da Record, foi eleita a melhor atriz do ano, e derrubou 57 concorrentes fortíssimas. Ela ficou com 11% dos votos, à frente de Glória Pires, a Júlia de "Belíssima", com 10,7%, e Priscila Fantin, a Serena de "Alma Gêmea", com 10,1%. "Escolhi a Aurélia para voltar ao ar depois de dois anos e foi um trabalho muito rico", avalia Christine. A atriz chegou a negociar a permanência na Record, mas acabou seduzida pela Globo, que lhe ofereceu um papel em "Páginas da Vida", a próxima novela de Manoel Carlos para o horário das oito. "Não me imagino sendo contratada para ficar seis meses em casa. Sei que dei um salto grande nesses 10 anos de carreira e me sinto plena para novas personagens", argumenta a eleita.

Divulgação
ATOR DO ANO
A experiência certamente pesou na escolha de Tony Ramos como melhor ator de 2005. "O texto de 'Belíssima' está muito inspirador", diz o ator, modestamente. Mas Tony foi eleito não só por Nikos, que está no ar, mas também por Farquhar, de "Mad Maria", e por dezenas de outros personagens memoráveis que fez nesses 40 anos de carreira e que compõem a imagem do ator frente ao público. Tony levou 9% dos votos, contra 8,2% de Gabriel Braga Nunes, o Fernando de "Essas Mulheres". Malvino Salvador, em seu segundo trabalho, o Vitório de "Alma Gêmea", ficou com 7,9%.

CZN
ATOR REVELAÇÃO
O ator revelação também atuou na Globo. Em "América", Aílton Graça chamou a atenção com Feitosa, e foi a revelação masculina de 2005, com 12,7% dos votos. Gustavo Leão, de "Floribella", com 10,3%, e Marco Antônio Gimenez, de "Malhação", com 10,1%, vieram na seqüência. "Eu me sinto realizado com essa escolha do público. Me comprometi a fazer um homem íntegro e me dediquei plenamente à novela. Mas é uma surpresa e tanto", empolga-se o ator Aílton Graça.


Divulgação
ATRIZ REVELAÇÃO
Surpresa também ficou Maria Carolina Ribeiro. Ao fazer a histriônica vilã Delfina, de "Floribella", a atriz foi eleita atriz revelação de 2005 pelos leitores, com 13% dos votos. A xará Carolina Oliveira, a Maria de "Hoje é Dia de Maria", por pouco não é a pedra no sapato da concorrente, com 12,8% votos. Monique Alfradique, a Branca de "A Lua Me Disse", apareceu com 11,4%. "Estou muito feliz! Não esperava mesmo, mas que bom que eu ganhei", comemora Maria Carolina.

Divulgação
NOVELA DO ANO
Além dos artistas, o público também escolheu a melhor novela e o melhor programa do ano. Categoria das mais disputadas, o resultado de melhor novela para "Alma Gêmea", não chegou a ser surpreendente. Afinal, a audiência em torno dos 40 pontos no Ibope já denota a simpatia do público pela trama de Walcyr Carrasco. "A idéia de que todos temos uma segunda chance mexe com o coração das pessoas", analisa o autor.

Divulgação
PROGRAMA DO ANO
O programa predileto dos leitores também é um "campeão de audiência": "A Grande Família", há cinco anos no ar, recebeu a votação mais expressiva. "Contamos histórias do cotidiano de forma divertida. O público percebe nossa paixão em fazer e se sente parte", acredita Maurício Farias, diretor do humorístico da Globo.



Veja a seguir os três primeiros colocados na votação que escolheu os melhores do ano, na opinião dos leitores do PopTevê:

MELHOR ATOR
Tony Ramos - 9%
Gabriel Braga Nunes - 8,2%
Malvino Salvador - 7,9%

MELHOR ATRIZ
Christine Fernandes - 11%
Glória Pires - 10,7%
Priscila Fantin - 10,1%

ATOR REVELAÇÃO
Aílton Graça - 12,7%
Gustavo Leão - 10,3%
Marco Antônio Gimenez - 10,2%

ATRIZ REVELAÇÃO
Maria Carolina Ribeiro - 13%
Carolina Oliveira - 12,8%
Monique Alfradique - 11,4%

MELHOR NOVELA
Alma Gêmea - 18%
Essas Mulheres - 13%
América - 11%

MELHOR PROGRAMA
A Grande Família - 12%
A Diarista - 11,5%
TV Xuxa - 9,2%



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host