UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
01/12/2005 - 10h28
MTV faz filme sobre Aids e o oferece de graça a diversos países


LONDRES (Reuters) - O canal MTV, cuja criação, em 1981, coincidiu com o primeiro caso conhecido da Aids, fez um filme para educar os jovens sobre a epidemia e nesta quinta-feira (1º) o ofereceu gratuitamente a outras emissoras.

O longa-metragem "Transit" conta a história de oitos jovens cujas vidas são interligadas. Com uma série de viradas dramáticas, a trama mostra o perigo de contrair o vírus HIV, mesmo quando o risco parece mínimo.

O filme, que será exibido no Brasil nesta quinta-feira (1º), a partir das 19h, se passa na Rússia, no México, no Quênia e em Los Angeles, e entrou na programação de todos os canais da MTV para coincidir com o Dia Mundial da Luta contra a Aids. Sua audiência potencial é de mais de 1 bilhão de pessoas.

Além disso, a fita também está sendo mostrada por cerca de 50 outras redes, inclusive uma no Afeganistão e várias na África.

"A idéia era oferecer e até mesmo desafiar as emissoras a interromperem seus programas para o filme, sem qualquer contrapartida", disse o vice-presidente da Rede MTV, Bill Roedy.

"Mais de metade das infecções ocorrem (em pessoas) com menos de 25 anos, e esse e o nosso público, e temos uma distribuição global além de qualquer veículo de comunicação", disse ele à Reuters. "Os jovens esperam que sejamos a sua voz."

Roedy disse que a vantagem de um filme sobre, por exemplo, os shows que o canal realizou em Dias Mundiais da Aids anteriores, é que desta forma é possível transmitir várias mensagens educativas de uma só vez.

Ele disse que o filme aborda não só o risco de contaminação pelo HIV, mas também a importância dos exames, o estigma social associado à Aids, o perigo do uso de drogas e a discriminação em várias sociedades.

Quase 5 milhões de pessoas contraíram o HIV no mundo em 2005, maior número desde 1981, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, há 40,3 milhões de pessoas vivendo com o vírus.

(Por Mike Collett-White)



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host