UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
08/11/2005 - 15h30
VH1, o irmão mais velho da MTV, estréia no Brasil no dia 21

MANOELA PEREIRA
Editora do UOL Televisão


Quem tinha quinze anos em 1990, ano que marcou o início das operações da MTV no Brasil, certamente já não se identifica mais com o único canal do país dedicado ao universo musical.

Recheada de clipes de bandas novas, programas de namoricos e atrações que ressaltam as bizarrices do mundo moderno, a MTV hoje "conversa" muito melhor com o público adolescente do que com o público adulto.

Mas não pense você que ter o foco voltado para o público teen é uma característica da MTV somente no Brasil. Nos mais de 20 países em que atua, a emissora musical mais famosa do mundo tem um objetivo bastante claro: "formar" o gosto musical de jovens, para depois "entregá-los", mais maduros, a um outro canal de TV --que tem como missão dar continuidade a essa "educação musical".

No próximo dia 21 de novembro estréia no Brasil o VH1, esse irmão mais velho da MTV, um canal de música focado no público de 25 a 49 anos, pronto para atender aos órfãos da emissora musical. O novo canal não exibe somente videoclipes e shows, mas também documentários, filmes e programas de entrevistas que ressaltam o universo musical e a cultura pop.

Diferentemente da MTV brasileira, o VH1 estará disponível somente para assinantes da TV paga, mas até agora não fechou contrato com nenhuma operadora. "Na verdade, ainda não podemos fazer o anúncio oficial da operadora que vai exibir a programação do VH1, mas garanto que até 21 de novembro o novo canal estará disponível para 42% dos assinantes da TV paga", explica Álvaro Paes de Barros, vice-presidente de distribuição da Viacom Networks Brasil.

VERSÃO CUSTOMIZADA

De fato, tudo indica que o novo canal musical vá sair do forno na data prometida. A versão brasileira do VH1 já está formatada, ou melhor, "customizada" para o público brasileiro, com programas dublados e legendados em português. Além disso, a programação do novo canal contará com videoclipes nacionais (cerca de 30%) e profissionais brasileiros à frente da programação.

No entanto, a tão esperada produção de atrações locais ainda deve demorar um pouco, e certamente contará com a expertise do Grupo Abril, o mesmo que gerencia e opera a MTV Brasil há 15 anos. "Estamos ansiosos para ter VJs e produção local de programas como o "Storytellers" e shows, mas a verdade é que ainda estamos experimentando o mercado", justifica Vicente Solis, vice-presidente da VH1 América Latina.

Um teste de mercado semelhante já foi feito há um ano meio na chamada "América Latina televisiva", ou seja, em países de língua hispânica como a Argentina, o Chile e a Venezuela. Nesses países, o VH1 estreou pequeno e acabou caindo no gosto popular. Hoje, segundo a direção da Viacom, é o canal análogo que mais cresce, com penetração em cerca de 100 milhões de domicílios.

Divulgação
Clipes e documentários sobre Bob Marley estão no cardápio do VH1
PAUL McCARTNEY, TITÃS E MADONNA

Para a estréia do VH1 no Brasil foram escalados videoclipes de artistas que ultimamente aparecem menos na telinha da MTV, apesar de ser impossível segmentar este ou aquele artista ou grupo como representante específico de um canal, ou melhor, de uma faixa etária.

Isso significa que, enquanto Paul McCartney encontra seu espaço em programas do VH1, Madonna, por exemplo, vai freqüentar, invariavelmente, os dois canais musicais. O mesmo pode se dizer dos Titãs, que lançou recentemente um projeto ao vivo na MTV brasileira, mas terá seus videoclipes de início de carreira incluídos na programação do novo canal. "O objetivo do VH1 é tratar a música globalmente, com a exibição de shows e videoclipes de artistas nacionais e internacionais. Haverá programas de lançamentos, de artistas novos, mas a base da programação está nos clipes antigos, de 30 anos atrás", destaca Vicente Solis.

Na linha do entretenimento, o VH1 aposta em programas que celebram a cultura pop e os bastidores da música. Um dos destaques da programação é "All Access", série que mostra detalhes da vida íntima de artistas, com episódios sobre casamentos relâmpagos e loucuras cometidas por fãs. Já "Behind the Music" é uma atração totalmente construída em cima de material de arquivo como vídeos, filmes, músicas e cenas raras, geralmente gravadas em estúdios caseiros pelos próprios artistas, seus amigos e familiares.

O canal terá ainda uma faixa de filmes, na qual exibirá clássicos como como "Os Irmãos Cara de Pau", "Flashdance", "Footloose" e "The Jazz Singer", além de "reality shows" com celebridades, como o hilário "Surreal Life", uma espécie de "Big Brother" estrelada por "malucões" da música.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host