UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
06/12/2004 - 19h20
Episódios coloridos de "Perdidos no Espaço" saem em DVD

DJEFERSON BARBOSA
Especial para UOL Televisão


Os fãs que se deliciaram com a caixa de DVDs da primeira temporada de "Perdidos no Espaço" têm mais um motivo para comemorar. Na próxima quarta-feira (8), a Fox Home Entertainment lança em todo o país a segunda temporada da cultuada série de ficção científica dos anos 60, um dos marcos da carreira do produtor Irwin Allen.

Mas o real motivo para os fãs ficarem ansiosos com mais este lançamento é que, nesta segunda temporada, a série passou por mudanças consideráveis. A principal delas foi a transição para o formato em cores, motivado pelo enorme sucesso da temporada de estréia.

No DVD, graças ao trabalho de recuperação da imagem obtida na transição para o formato digital, nota-se nitidamente o "banho de cores" de uma temporada para a outra. O uso (e abuso!) do colorido nos episódios é tão gritante que algum desavisado pode ter a impressão de que a série foi colorida por computador. "São os cenários mais coloridos da TV", disse Jonathan Harris, o famigerado doutor Smith, em entrevista contida nos extras da caixa.

E por falar no Dr. Smith, a outra grande mudança da segunda temporada teve Harris como pivô. Se no primeiro ano de "Perdidos no Espaço" foi a revelação de Jonathan Harris, o segundo foi, sem dúvida nenhuma, a sua consagração. Concebido para aparecer apenas em alguns episódios, o personagem nem mesmo existia no episódio piloto da série -lançado como bônus do primeiro box. Foi devido a atuação memorável de Harris, que deu um tom mais humorístico ao vilão, que o Dr. Smith se tornou o principal personagem da trama.

Esse fato levou os roteiristas a centrar as histórias nele e em seus dois principais coadjuvantes, o robô B-9 (Bob May) e o garoto Will Robinson (Billy Mumy). O teor de ficção científica dos roteiros foi atenuado, para dar espaço ao humor e às situações improváveis vividas pelo trio Robô/Smith/Will.

Repetindo o que foi feito com a primeira temporada, os trinta episódios da segunda chegam em uma caixa de oito discos, com opção de legenda e áudio em inglês e português. Claro que não ficou de fora a dublagem original em português feita nos anos 60 pela AIC-SP, uma exigência dos fãs brasileiros (ler abaixo).

Como bônus, a nova caixa do "Perdidos no Espaço" traz ainda entrevistas em áudio feitas em 1966, ano do lançamento. Nas gravações, June Lockard (Maureen), Guy Williams (John) e Jonathan Harris antecipam o que os telespectadores poderiam esperar da temporada e falam das peculiaridades da série. Em uma das entrevistas, Harris explica como o personagem já estava "tomando conta" dele.

Divulgação
Foto do encarte do DVD bônus sobre o produtor Irwin Allen
O PODER DOS FÃS

A insistência dos fãs brasileiros foi um fator determinante para o lançamento da primeira temporada da série com a dublagem original em português. Segundo Maurício Abud, gerente de marketing da Fox Brasil, as vendas da primeira temporada superaram as de séries contemporâneas de sucesso como "Arquivo X". "O advento da dublagem original também foi determinante para isso", revelou.

No lançamento da segunda temporada, a atuação dos fãs foi mais além. Nas fitas originais da Fox, o episódio "Motim no Espaço" ("Mutiny In Space") estava com o áudio completamente deteriorado, impossibilitando o lançamento com a dublagem original. Em uma atitude inédita no mercado, a Fox recorreu ao colecionador Elias de Lucena, que possui cópias em bom estado de todos os episódios. Cedidas por Lucena, as cópias em VHS foram enviadas aos estúdios da Fox, em Los Angeles, para a restauração e a inserção nos DVDs. Segundo Abud, a matriz da distribuidora elogiou a filial brasileira pela iniciativa de resgatar, com Lucena, um dos maiores especialistas da série no Brasil, o áudio tido como perdido.

E VEM MAIS POR AÍ!

Devido ao enorme sucesso de vendas da caixa da primeira temporada e de pré-vendas da segunda nas lojas virtuais, a Fox confirmou o lançamento da terceira, em 2005. Além disso, a distribuidora afirma que, em meados de 2005, as outras séries clássicas de Irwin Allen ("Túnel do Tempo", "Terra de Gigantes" e "Viagem ao Fundo do Mar") vão aportar em terras brasileiras e, claro, com a dublagem original!



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host