UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
15/09/2004 - 19h43
Martha Stewart decide começar a cumprir pena imediatamente

Nova York, 15 set (EFE).- A empresária e apresentadora de televisão americana Martha Stewart anunciou hoje, quarta-feira, sua decisão de cumprir "o mais rápido possível" os cinco meses de prisão a que foi condenada para encerrar este capítulo de sua vida.

Stewart foi condenada em meados de julho a cinco meses de prisão, mais outros cinco de prisão domiciliar e dois anos de liberdade condicional, além do pagamento de 30.000 dólares de multa por causa do caso de venda de ações da Imclone.

Quando soube da sentença, Stewart tinha dito que apelaria da decisão do juiz, que lhe tinha permitido seguir em liberdade durante a tramitação da apelação.

No entanto, hoje a empresária - que tinha sido declarada culpada por falso testemunho às autoridades, conspiração e obstrução da justiça - disse que precisava encerrar este episódio o mais rápido possível.

Stewart explicou em entrevista coletiva que tomou a decisão em função de "meu intenso desejo de deixar este pesadelo para trás, tanto no pessoal como no profissional".

"Sei que tenho cinco duros meses pela frente, mas sei que poderei sobreviver a eles pensando que voltarei à minha vida normal e meu trabalho", acrescentou.

Stewart lamentou ter de passar as festas de fim de ano na prisão e disse que sentirá falta de sua família, amigos e até de seus mascotes, "inclusive de minhas galinhas".

Ainda se desconhece o momento exato em que Stewart começará a cumprir sua condenação e a prisão, uma decisão que será tomada pelo departamento de Prisões.

Stewart foi declarada culpada junto com seu agente de bolsa Peter Bacanovic, pelos cargos de perjúrio, conspiração, declarações falsas e obstrução de justiça.

Bacanovic também foi condenado a cinco meses de prisão e outros cinco de prisão domiciliar, mais dois anos de liberdade condicional e ao pagamento de 4.000 dólares em multas.

A sentença que receberam é a mínima possível, já que especialistas legais estimavam que poderiam ter sido condenados a entre 10 e 16 meses de prisão.

A investigação contra Stewart começou depois que ela, em 27 de dezembro de 2001, vendeu perto de 4.000 ações da companhia de biotecnologia Imclone, cujo presidente, Sam Waksal, também tinha como agente Bacanovic.

Waksal cumpre atualmente uma condenação de sete anos de prisão por uso de informação privilegiada na venda de ações da empresa às vésperas de o governo americano decidir não autorizar a comercialização do remédio contra o câncer Erbitux.

Nem Stewart nem seu agente de bolsa foram acusados de uso de informação privilegiada, mas de tentar mentir às autoridades e dificultar sua tarefa na hora de investigar o caso.

Pouco depois da notícia de que a empresária tinha decidido cumprir sua sentença o mais rápido possível ser divulgada, as ações de Martha Stewart Omnimedia começaram a subir com força, e, durante a sessão, registravam uma alta de 0,62 dólar ou 6 %, para 11,76 dólares na bolsa de Nova York.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro