UOL Entretenimento Televisão

03/05/2009 - 17h58

Fernanda Machado já leva a "barraqueira" Laís para a vida real

PopTevê
Bastam poucos segundos de conversa com Fernanda Machado para perceber que o tom de voz delicado e a elegância da atriz destoam completamente da postura "barraqueira" da personagem Laís, de "Caras e Bocas", da Globo. "A Laís não tem nada a ver comigo. Nem com nada do que já fiz", declara a atriz paranaense de 28 anos, que estreou na tevê como a russa Sonya de "Começar de Novo". Mas tantas diferenças de personalidade entre intérprete e personagem não incomodam Fernanda, que jura estar se divertindo como nunca. "Estou achando ótimo. Ela mexe comigo. Outro dia saí da gravação e, quando vi, estava gritando com uma pessoa no trânsito. Não fazia isso!", conta, entre risos.

FERNANDA MACHADO CONTA COMO A PERSONAGEM LAÍS AFETA SUA VIDA

Acostumada a viver personagens mais discretas, Fernanda confessa que a fogosa noiva de Gabriel, interpretado por Malvino Salvador, tem mexido não apenas com seus nervos, mas também com seu físico. Afinal, por causa de Laís, ela decidiu engordar - foram apenas dois quilos, mas que ajudam a compor o perfil da moça. "Estava muito magra e achei que a personagem precisava ter carne, ganhar um pouco mais de peito e quadril", explica ela, que adotou para o papel um figurino repleto de saltos altos, shortinhos e saias curtas, além de colocar um aplique para dar mais volume ao cabelo.

O cabelão, aliás, tem a ver com a "pegada" latina que Fernanda decidiu conferir ao papel. Segundo a atriz, Laís é muitíssimo parecida com a transtornada Maria Elena, personagem interpretada por Penélope Cruz no longa "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen. "A Laís é totalmente
aquilo: louca e passional. Cortaria os pulsos pelo Gabriel", imagina ela, que tem se apoiado na comédia para encarnar a moça mimada. Até porque, Fernanda acredita que não tem como representar Laís sem se divertir. "É impossível viver essa mulher tão exuberante, provocante e voluptuosa de um jeito sério. É comédia sempre", justifica.

Além de se declarar muito feliz em cena, a atriz também admite estar radiante fora dela. Isso porque está conseguindo soltar suas amarras e colocar para fora um lado desbocado e exagerado. "Estou botando a onça para fora", diverte-se ela, que tem surpreendido até mesmo o autor da novela, Walcyr Carrasco. "Dia desses, encontrei o Walcyr no estúdio e ele disse: 'menina, tem uma barraqueira dentro de você! Nunca imaginei! Fiquei preocupado se você ia dar conta!'", orgulha-se, antes de defender que a ideia não seria tão absurda assim. "Também, toda mulher tem uma "barraqueira" dentro de si, né?", questiona, com um sorriso humilde.

Mas apesar de estar dando altos "barracos" com sua personagem em "Caras e Bocas" por conta de Gabriel, Fernanda garante que não recorre ao grito e à chantagem emocional para resolver seus problemas, sejam eles de ordem pessoal ou profissional. "Nunca armei barraco na vida. A Laís faz coisas que nunca faria, definitivamente", revela ela, que descarta a visão de que a personagem seja "do mal". Para Fernanda, a "dondoca" só age de forma tão descontrolada por amar demais. É esse sentimento que a leva a se aliar à maquiavélica Judith, de Deborah Evelyn, para separar Gabriel de Dafne, a mocinha de Flávia Alessandra.

"Não gosto do rótulo de vilã. Acho que há muitas mulheres como a Laís. Ela é bem possível, bem real", analisa. Mesmo assim, a atriz faz questão de ressaltar que, em sua vida, prefere adotar o equilíbrio e a discrição. Para ela, às vezes, é inevitável levar desaforo para casa. "Se quero conquistar alguém, vou ficar longe para a pessoa me notar. Sou bem mais discreta que a Laís", compara, com seu ar "zen" e contido.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host