UOL Entretenimento Televisão

26/03/2009 - 06h00

Nathália Dill fala sobre sua trajetória de vilã a "santinha"

PopTevê
De vilã a santinha - literalmente. Logo em seu segundo papel televisivo, Nathália Dill deixou para trás as perversidades de Débora, antagonista da última temporada de "Malhação", para mergulhar na doçura de Maria Rita, moça "transformada" em santa graças ao fanatismo de Mariana (Cássia Kiss), sua mãe em "Paraíso". A ironia não passou despercebida à jovem atriz carioca. "Elas são bem opostas, a história é totalmente diferente. E essa é a grande dificuldade: fazer agora uma coisa delicada, mas sem soar falso", observa a novata.

NATHÁLIA DILL FALA SOBRE SEU PAPEL COMO PROTAGONISTA DE "PARAÍSO"

  • Luiza Dantas/ CZN
Mas não para por aí a responsabilidade de Nathália. Afinal, ela foi convertida em protagonista de um horário - o das seis - que vem sendo considerado espinhoso, dada a queda vertiginosa da audiência das últimas tramas da faixa. Questionada sobre como se sente tendo de dar vida à principal personagem do "remake", a atriz revela que ainda está aprendendo a lidar com o novo "cargo". "São quarenta mil emoções reunidas. É ansiedade, felicidade, é nervosismo, medo, tudo junto", enumera, sem esquecer também do lado positivo de chegar a uma posição de destaque com uma carreira curta no veículo. "Ao mesmo tempo, é uma sensação muito agradável de conquista. Fica tudo isso misturado. É esquisitérrimo", diverte-se.

O entusiasmo é o mesmo ao falar da sintonia criada com o colega de cena Eriberto Leão, intérprete de Zeca, par romântico de Maria Rita. Os dois atores fizeram teste para os papéis juntos. "Isso foi ótimo, porque a gente começou a gravar as cenas já pensando no outro, sem nem ter feito a cena do encontro", garante. Peão conhecido como "Filho do Diabo" nas redondezas da cidadezinha de Paraíso, Zeca mexe com Maria Rita mesmo antes de os dois trocarem um primeiro olhar. "Quando ela ouve o berrante, esse amor já começou", comenta Nathália, que se diz encantada com esse relacionamento idílico. "Isso é lindo. É aquela coisa bem apaixonada, um pensando no outro. Acho que, hoje em dia, as pessoas acabam evitando se entregar dessa maneira. Cada um tem a sua vida: "eu vou para o bar, você vai para a festa"", ironiza.

Mas nem todo esse lirismo amolece as regras extremamente rígidas que Mariana impõe à filha. A beata é uma católica radical, que "canonizou" em vida Maria Rita e fez valer o apelido de Santinha, pelo qual muitos chamam a jovem. "Ela é muito religiosa e tem respeito pela mãe, mas não sabe se quer mesmo seguir esse caminho", explica. O resultado é uma relação conflituosa, mas sem enfrentamento. A tarefa de se "segurar" em cena não tem sido nada fácil para Nathália, como ela mesma admite. Para não "extrapolar" nas gravações e dosar a força e a delicadeza de Maria Rita, a atriz tem recorrido ao trabalho de Íris Gomes, preparadora de elenco da novela. "Converso muito com ela, a gente vai trocando idéias. Às vezes, ela me manda ir mais leve, porque estou "peitando" a Mariana", brinca.

Como contraponto às loucuras da beata está Antero, seu marido. Papel de Mauro Mendonça, o fazendeiro tenta ao máximo defender a filha, com quem tem um convívio bem mais ameno do que com a esposa. "A Maria Rita tem com o pai uma relação que é de muita confidência e de muito carinho também", explica Nathália. Mas não é só em casa que a personagem terá apoio contra quem insiste em "santificá-la": ao seu lado estará também o pouco ortodoxo Padre Bento, interpretado pelo veterano Carlos Vereza. "Eles têm muita sintonia.
E é o Padre quem vai guiar a Maria Rita com mais senso crítico do que a Mariana", adianta.

(Por Louise Araujo)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host