UOL Entretenimento Televisão

13/03/2009 - 06h40

Continuação de "Os Mutantes" aposta em realismo e folhetim tradicional para crescer no ibope

Pop Tevê
Tiago Santiago está de volta ao mundo real. Ao menos em parte. Depois de valer-se de vampiros, lobisomens, extraterrestres e outras criaturas fantásticas em "Caminhos do Coração" e "Os Mutantes - Caminhos do Coração", a terceira trama seguida do autor na Record, "Promessas de Amor", promete aproximar-se bem mais da realidade. Com estreia prevista para o dia 24 de março, às 20:45 h, a novela ainda contará com o "mundo mágico" dos mutantes, mas um amor, daqueles típicos de folhetim, é o que promete dar a tônica à história.

"Vamos resgatar a novela tradicional, e fugir da trama só infanto-juvenil. Estamos com 16 pontos de média, mas queremos chegar a 20", explica o diretor Alexandre Avancini.

O casal romântico é vivido por Sofia (Renata Domingues) e Amadeus (Luciano Szafir). Os dois, que em nada fogem ao estereótipo dos "mocinhos", se conhecem quando o noivo de Sofia não aceita o fim da relação, tenta assassiná-la, e ela é salva por Amadeus que, após o ato heroico, se torna o grande amor de sua vida. "Ela é uma heroína clássica, doce, romântica e ingênua. Bem diferente do meu último papel", compara Renata, referindo-se à vilã Valquíria, que interpretou em "Amor e Intrigas".

As primeiras cenas foram gravadas em um haras localizado em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O local serve de cenário tanto para a tragédia quanto para o primeiro encontro dos dois, apaixonados por equitação.

"Para mim é fácil. Ando a cavalo há pouco tempo, desde que tenho 15 anos", diverte-se Luciano Szafir, de 40. "Tenho pavor de duas coisas: moto e cavalo", completa uma medrosa Renata.

Mas, para acabar com a alegria plena dos "pombinhos", já no início da história Amadeus sofre uma tentativa de assassinato. Depois de fingir-se de morto, ele reaparece na pele de um suposto irmão gêmeo, Bernardo. Disposto a se vingar, ele passa a perseguir seus algozes e ainda tem de reconquistar o amor de Sofia, que a essa altura não acredita mais no amado.

A nova história será ambientada no Rio de Janeiro e em Petrópolis, região serrana do estado. Do elenco antigo, 33 personagens permanecem - Valente(Marcos Pitombo) e Naty (Maytê Piragibe) são alguns exemplos - e 18 novos entram. A ideia é manter os núcleos bem distintos, de forma que os "humanos" e os "mutantes" praticamente não interajam entre si.

A princípio, também, não há a possibilidade dos personagens "normais" transformarem-se em seres extraordinários. "Agora haverá um controle maior sobre os mutantes, que não poderão usar seus poderes em qualquer lugar. Será bem mais restrito, mas o núcleo permanecerá", avisa o autor Tiago Santiago.

Como trata-se de uma continuação, no último capítulo de "Os Mutantes - Caminhos do Coração", dia 23, haverá inserções de cenas dos personagens de "Promessas de Amor". O fechamento da saga, aliás, promete ares de superprodução. As gravações serão em Foz do Iguaçu, no Paraná, com tomadas nas perigosas Cataratas. "Vamos montar um megaesquema com helicópteros, lanchas...", valoriza Avancini. A nova trama também contará com cenas de ação, característica já marcante do diretor, que atualmente se divide entre essas duas e o seriado semanal "A Lei e O Crime", não menos "intenso". "Hoje temos um know-how grande. Fazemos cenas de ação melhor que a Globo", gaba-se.

(Por Fabíola Tavernard)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host