UOL Entretenimento Televisão

08/03/2009 - 00h06

"Negócio da China" chega a sua última semana apostando na fórmula do "felizes para sempre"

PopTevê
Não deixa de ser irônico que uma novela batizada de "Negócio da China" tenha sido uma aposta tão "furada". Depois de uma sequência de três anos ininterruptos com tramas de época, a tentativa de dar um "respiro" contemporâneo ao horário parece não ter agradado e a faixa, que já vinha amargando perdas consideráveis no Ibope, caiu de vez. Chegou a marcar 14 pontos, um dos índices mais baixos já registrados pela Globo. Mistura de artes marciais, máfia chinesa e a busca por um "pen drive", o primeiro trabalho solo de Miguel Falabella como autor de novelas foi retumbantemente "gongado".

Não deixa de ser uma pena. Além de um bom texto e algumas histórias interessantes, a trama pôde se escorar em boas atuações de parte do elenco - muitos dos atores, aliás, oriundos do teatro musical e desconhecidos do grande público. E em meio a todos eles, destaque mais que merecido para Grazi Massafera. Encarar o papel da protagonista Lívia já seria complicado pela pouca experiência da atriz no vídeo - mas a situação complicou-se consideravelmente depois da inesperada saída de Fábio Assunção, o mocinho Heitor, do elenco.

O desligamento do colega fez aumentar a expectativa sobre Grazi e ela não decepcionou. Mesmo novata no posto, ela convenceu na pele da mulher que tem o marido sequestrado e morto, antes de descobrir que o filho tem uma doença rara e quase sempre fatal. Fez bonito nas cenas de choro e mostrou química com o "pão português" Ricardo Pereira - ele próprio, um competente galã, tipo cada vez mais em falta desse lado do Atlântico.

Mas, apesar de já estar junto e muito bem, obrigada, o casal ainda não estará em clima de tranquilidade. Mesmo envolvido com Denise (Luciana Braga), o mau-caráter Ramiro (Rodrigo Mendonça) vai voltar a assediar a loura, inclusive ameaçando a integridade de Théo (Eike Duarte). Não à toa, Lívia fica assustada - mas João, como bom príncipe encantado, consegue proteger a amada e o enteado das garras do médico monstro. Se não conquistou o público como um folhetim de antigamente, parece que, pelo menos no final, "Negócio da China" não vai fugir à fórmula do "felizes para sempre".

Segunda (09/03) - Mauro chega para o encontro com Ramiro e vê Joelma caída no chão. Stelinha, Wu e Edilza compram ingressos para a festa no El Chaparrito. Theo promete entregar o pen drive para Flor de Lys assim que encontrá-lo. Nereu pede Lausanne em casamento durante a festa no El Chaparrito e ela aceita. João consegue convencer Lívia a ir à festa. Theo vai ao quarto de Lívia e pega o pen drive. Ao voltar para seu quarto, encontra Wu a sua espera.

Terça (10/03) - Adilson leva Semíramis de volta ao Parque das Nações. Lívia afirma a João que nada irá impedi-la de transformar o Pão Português em uma grande indústria. Adilson avisa a Belarmino, Violante, Aurora e Tozé que eles não poderão deixar a cidade até que o inquérito sobre o envenenamento acabe. Júlia fala para Myrna que vai pedir demissão para morar em São Paulo e que ela ocupará seu lugar no hospital. João e Lívia percebem que só poderão morar juntos quando o Pão Português se estabilizar.

Quarta (11/03) - A emissora não divulgou o capítulo.

Quinta (12/03) - A emissora não divulgou o capítulo.

Sexta (13/03) - A emissora não divulgou o capítulo.

Sábado (14/03) - A emissora não divulgou o capítulo.

(Por Louise Araujo)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host