UOL Entretenimento Televisão

27/11/2008 - 16h46

"Capitu" usa rock e abre mão de realismo para criar Machado de Assis "atual"

Da Redação
Misturando rock, linguagem não-realista e os olhos de Maria Fernanda Cândido, o diretor Luiz Fernando Carvalho tenta desfazer preconceitos contra Machado de Assis em "Capitu", minissérie de cinco capítulos que estréia no próximo dia 09, na Globo.

"Na minha maneira de ver, a obrigatoriedade de ler Machado de Assis torna sua literatura oficial e sisuda. Quero desconstruir essa imagem. A literatura dele é muito mais que isso. Com 'Capitu', estamos lutando contra o preconceito de que Machado é chato e antigo. Ele é atual e moderno. Os jovens precisam entender Machado como um grande criador, interativo, imagético, emocional, irônico, melancólico e atemporal", afirmou. A série é a segunda do projeto 'Quadrante', que começou no ano passado com a adaptação de "A Pedra do Reino", de Ariano Suassuna.


Reunidos no galpão que abrigou os ensaios para 'Capitu', no centro do Rio de Janeiro, o diretor Luiz Fernando Carvalho, elenco e equipe de criação apresentaram à imprensa o especial baseado na obra "Dom Casmurro", de Machado de Assis.

Com roteiro fiel à obra original, a série preserva a dúvida sobre a traição de Capitu e a estrutura narrativa com as duas fases do romance: o amor adolescente de Bentinho e Capitu, que se separam com a ida do menino para o seminário, e o ciúme que Bento Santiago, depois que retorna de São Paulo formado em direito, passa a ter de sua esposa Capitu e de seu melhor amigo Escobar. Intérprete da Capitu menina, Letícia Persiles falou sobre a aproximação do elenco com a obra: "Nessa releitura tentamos tirar o julgamento. Se Machado deixou em aberto, por que a gente vai resolver? Capitu é um mistério. Não há realismo na série, mas há muita verdade".

Em uma mensagem de vídeo, a atriz Maria Fernanda Cândido, que interpreta a Capitu adulta, explicou que não pôde viajar de São Paulo para o Rio de Janeiro, onde foi o encontro, pois está amamentando seu bebê de um mês e meio. A atriz confessou estar ansiosa pelo dia 09 de dezembro, data de estréia de série que tem cinco capítulos e vai ao ar logo após o 'Casseta & Planeta'.

Toda a história de 'Capitu' é narrada por Dom Casmurro, um Bento Santiago repleto de sabedoria melancólica, interpretado por Michel Melamed. O ator, que tem experiência em teatro e apresentação de programas de televisão, está estreando no veículo em dramaturgia, falou sobre o trabalho e o diretor: "Foi uma experiência intensa. Posso dizer que até mesmo divina. 'Capitu', na verdade é uma obra de arte, com muitas facetas. Eu trabalhei apaixonado. Esse poder vem muito do Luiz, que tem a capacidade de deixar as pessoas em estado de paixão".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host