UOL Entretenimento Televisão

25/11/2008 - 18h16

Silvio Santos reconhece que errou com novelas e mudanças de horário, diz Iris Abravanel

Da Redação
Sem pudores de falar sobre erros passados do marido Silvio Santos, nem sobre as próprias incertezas de iniciante, Iris Abravanel apresentou oficialmente à imprensa nesta terça (25) sua primeira novela, "Revelação", que estréia no próximo dia 08, no SBT. A trama é a primeira produzida pelo SBT em quase um ano. E, depois de nove anos com a emissora atrelada às produções da mexicana Televisa, a autora não esconde a idéia de que este seja o marco de um retorno da dramaturgia do SBT.

"Realmente, ele (Silvio Santos) começou a se interessar por novela agora", disse Iris. "No passado, ele entregou para a Televisa e descansou. Hoje ele reconhece que deveria estar mais atento".


Graças aos atrasos na estréia da novela, quase todos os 164 capítulos já foram gravados (a um custo declarado de R$ 200 mil cada um), o que coloca aquela que é tradicionalmente uma obra aberta na peculiar posição de entrar no ar com final já escrito e gravado. A situação, no entanto, não preocupa Iris nem o diretor-geral de teledramaturgia, David Grinberg - segundo eles, a novela já foi submetida a testes de aprovação e sofreu ajustes, além de haver a possibilidade de pequenas alterações na montagem do que já foi gravado.

Mas além dos tradicionais testes de grupo, "Revelação" foi submetida ao crivo de um grupo essencial para Silvio Santos: seu auditório. "O termômetro dele (Silvio Santos) realmente é o auditório", conta a autora. "Até as mudanças de horário foram para tentar agradar o público. Aí ele viu que foi o contrário. Agora voltou a fixar a grade".

Seguindo o melhor estilo "Silvio Santos", o projeto de retomada da teledramaturgia na casa foi inicialmente fruto de uma ação individual. Com a voz embargada em diversos momentos, Iris Abravanel conta que a idéia de escrever a novela veio depois de ver seu marido com dificuldades para contratar bons autores, "todos na Globo e na Record".

Mas que a decisão real só aconteceu quando foi visitar a cidade cenográfica "em decadência" do SBT e se emocionou com a dedicação da equipe que cuidava da área sem uso. "Foi o que me fez sair do conforto da minha casa, dar a cara para bater e trazer vida à teledramaturgia, que estava trazendo um certo desânimo para a equipe. E o público também não estava mais aceitando".

Processo

Para escrever a novela, Iris cercou-se de amigos. E já ri da própria ingenuidade inicial. Em tom de anedota, contou a reação realista de Grinberg à sua idéia inicial de promover um apagão no Palácio dos Bandeirantes nos primeiros capítulos da novela. A autora também riu ao revelar que esqueceu do cachorrinho de uma das personagens no decorrer da história. "Esqueci totalmente de escrever cenas com o cachorrinho, ele nunca mais apareceu".

Expectativa

Mas se Grinberg foi o realista na história do Palácio dos Bandeirantes, no que diz respeito às expectativas de audiência, a situação se inverte. Perguntado o que esperava do desempenho de Revelação, o diretor afirmou que "se repetir o que está dando "Pantanal", está muito bom". Às gargalhadas, Iris interrompeu: "se der metade do que dá 'Pantanal', estou feliz".

Revelação: estréia segunda (08), depois de "Pantanal"

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host