UOL Entretenimento Televisão

21/10/2008 - 18h28

"Vitrine" comemora 18 anos com programa especial e transmissão online

Da Redação
A comemoração pode ter atrasado alguns meses - já que o programa "Vitrine" foi exibido pela primeira vez em 19 de maio de 1990 - , mas a atração da TV Cultura preparou uma transmissão especial seus dezoito anos. O programa de aniversário, gravado nesta terça (21), tera a presença dos ex-apresentadores e a reprise de momentos marcantes da atração. Além disso, mesmo antes da transmissão "oficial" pela TV (no sábado, 01/11, às 19h30), o "Vitrine" veicula o programa também pela Internet, no www.radarcultura.com.br/vitrine. Três janelas diferentes trazem, já nesta terça, o estúdio de gravação do programa - desde a montagem do espaço pela cenografia -, os bastidores e a festa.

Flávio Bacellar/Cedoc FPA
Renata Ceribelli, uma das ex-apresentadoras, em foto de 92
RELEMBRE QUEM JÁ PASSOU PELO "VITRINE"


Quando o "Vitrine" foi criado, um de seus grandes diferenciais foi mostrar os bastidores da comunicação e de mídias em geral para os telespectadores, que até então não tinham acesso ao "por trás das câmeras". Assim, é natural que a produção tenha optado pelo mesmo caminho na hora de celebrar o aniversário, preparando um "making of" captado no dia da gravação e uma retrospectiva dos 18 anos.

Desde 1990, o programa passou por várias fases e diferentes apresentadores. O primeiro formato foi sob o comando de Nelson Araújo e Maria Antônia Demasi, que apresentavam a atração ao vivo e traziam informações de bastidores da própria emissora. Na seqüência, veio Cássia Mello. Em 1992, Leonor Corrêa assumiu a atração, trazendo mais humor e irreverência.

O período que contou com apresentação de Renata Ceribelli (1992-1994) foi marcado por grandes reportagens de bastidores da TV brasileira. Já a época de Maria Cristina Poli (1994 - 1998) ajudou a consagrar o Vitrine com um tom mais jornalístico, além de "internacionalizar" o programa, com matérias feitas em países como Inglaterra e Japão.

A conexão com o universo virtual sacramentou-se com Marcelo Tas (1998 - 2004), que fez a primeira transmissão via Internet ao vivo do programa, direto da Austrália. Desde 2005, o Vitrine está sob o comando da dupla Sabrina Parlatore e Rodrigo Rodrigues, que abrem espaço também para mídias digitais.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host