UOL Entretenimento Televisão

10/04/2008 - 08h00

Juliana Knust diz não é assanhada como a Débora de "Duas Caras"

Do PopTevê

Pedro Paulo Figueiredo / Carta Z Notícias

Atriz está feliz com a mudança de rumo da personagem

Juliana Knust foi surpreendida pelo destino de sua personagem em "Duas Caras". A alpinista social Débora foi de vilã a mocinha em seis meses de novela. Com essa mudança de comportamento, sua intérprete ganhou espaço na trama. "Estou muito feliz com a maneira que a personagem está sendo conduzida", comemora.

Débora começou a história com o plano de aplicar o "golpe da barriga" em Marconi Ferraço (Dalton Vigh). A missão fracassou, já que o vilão havia feito uma vasectomia. Débora então partiu para outra tentativa de ficar rica e planejou com João Batista (Júlio Rocha) um casamento com o emergente Antônio (Otávio Augusto).

O público aprovou a relação dos dois, e Aguinaldo Silva foi obrigado a dar outro destino ao improvável casal. Por sorte, Juliana já tinha feito uma promessa de não julgar a própria personagem. "Estudei o papel da mentira na vida social. É incrível como essa questão é muito mais complexa do que eu pensava. Deixo o julgamento da Débora para o público", conta.

Sábia decisão. Foi isso que fez a personagem e, conseqüentemente a atriz, ganhar destaque em uma novela cheia de nomes consagrados, como Renata Sorrah e Susana Vieira. Desde que foi expulsa da casa de Ferraço, a personagem já bateu ponto na uisqueria, foi acolhida pelo ambulante Bernardo (Nuno Leal Maia) e tocou os negócios da oficina mecânica de Antônio. "O mais importante é ter a oportunidade de transitar e participar de vários núcleos da novela", enfatiza.

Essa inquietação da personagem demonstra como o rumo da novela pode mudar completamente em alguns capítulos. A sinopse original previa, por exemplo, um envolvimento amoroso entre Débora e Barretinho (Dudu Azevedo). A dois meses do fim da trama, Juliana prefere não fazer previsões sobre o destino da personagem. "Como novela é uma obra aberta, nunca sabemos ao certo o que poderá acontecer", pondera.

Conforme a personagem exigia mais da atriz, Débora deixou de lado outras atividades paralelas. Quando começou a novela, a atriz ainda estava em cartaz com a peça "Alarme Falso" ao lado de Eri Johnson, que interpreta o Zé da Feira em "Duas Caras". Mas a oportunidade de crescer na novela das oito falou mais alto e Juliana deu um tempo na produção teatral. "No momento, minha atenção e dedicação está voltada exclusivamente para a novela, mas o futuro a Deus pertence", despista.

Gordinha?
Nada mal para uma atriz que começou como a gordinha Laura de "Malhação" antes de emplacar papéis em "América" e "Celebridade". Na época de sua estréia na produção juvenil, a atriz provou sua dedicação ao trabalho de uma maneira bem radical: engordou oito quilos para dar vida à personagem. "Na adolescência, uma vez gorda, você sempre vai ter tendência a engordar. Então sempre tive de me cuidar e lutar contra o efeito sanfona", lamenta. "Mas hoje em dia, consigo lidar com isso de forma mais tranqüila e sem neuras."

Essa tranqüilidade permitiu que a atriz usasse, na trama, um lado que pouco tem a ver com ela: a sensualidade. Juliana faz questão de dizer que nesse aspecto é muito diferente de Débora, mas o papel ousado na novela acabou lhe rendendo um convite para posar nua na "Playboy". O ensaio foi publicado na edição de dezembro de 2007 e de certa maneira valorizou o jeito safado da personagem, que já era trabalhado pela atriz. "Sou tímida e como eu mesma lido de forma bem mais discreta com meus desejos e minha sensualidade, tudo isso exigiu uma composição mais elaborada", garante.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host