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01/04/2008 - 15h17

SBT aposta em humor e diversidade de "novosídolos" para bater Record

Da Redação

Divulgação / SBT

Participante se veste de Quico; programa aposta no humor

"novosídolos". Não, você não leu errado. Apesar da grafia incomum, esse é mesmo o nome do novo reality show musical do SBT. A estréia acontece quarta-feira da semana que vem (9/4), às 22h30, e substituirá "Ídolos", que agora passa a ser exibido na Record. A emissora de Silvio Santos aposta na diversidade para alcançar bons índices de audiência e aproveitou o lançamento para provocar a concorrência.

Além da mudança no título, o programa terá novidades na dinâmica e na premiação. Serão quatro programas mensais --três audições e uma final. Cada teste terá três selecionados. Esses irão para a decisão em que concorrem a um carro 0 km, e não mais a um contrato com uma gravadora. Ou seja, em vez de revelar apenas um vencedor, como nas duas edições anteriores de "Ídolos", a atração pretende apresentar vários talentos ao público.

Para isso, o "novosídolos" buscará qualquer tipo de participante. Diferentemente do que occoria no formato antigo, grupos de rock, pop, pagode e funk poderão concorrer ao prêmio, assim como duplas sertanejas, cantores líricos e instrumentistas. Mas os vencedores não serão escolhidos pelos telespectadores, e sim pelos quatro jurados: Arnaldo Saccomani, Thomas Roth, Cyz Zamorano e Carlos Miranda. Os apresentadores também serão os mesmos: Lígia Mendes e Beto Marden.

O júri e o diretor do programa, Ricardo Mantoanelli, consideram que o carro será mais importante para o vencedor do que assinar contrato com uma gravadora. "Ganhar um disco não é um grande prêmio na atual situação da indústria fonográfica", afirmou Mantoanelli. Miranda também concorda: "O contrato é mais um castigo do que um prêmio".

"novosídolos" contra "Ídolos"
As comparações com o reality show da Record também foram abordadas pelos jurados e pelo diretor. Segundo eles, "novosídolos" seria uma evolução do formato da concorrente. Assim como o "American Idol", que transformou o "Show de Calouros" em um programa mais "elegante".

Para Miranda, o programa na Record até pode emplacar, desde que consiga bons jurados e participantes talentosos, mas acredita que um erro foi cometido. "Eles estão fazendo o 'Ídolos 3' e ficam fingindo que as nossas duas temporadas aqui no SBT nunca foram exibidas", reclama.

A Record, em compensação, saiu na frente em um aspecto. A emissora do bispo Edir Macedo irá até Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador atrás dos melhores candidatos. O SBT, nesse primeiro momento, focará suas atenções na Grande São Paulo, mas poderá visitar outros Estados se o programa emplacar.

Mantoanelli acredita que o SBT leva vantagem na disputa pela audiência porque o seu reality show será lançado primeiro. A previsão da Record é estrear "Ídolos" apenas em agosto. "A nossa expectativa é atingir 10 pontos de média no começo e depois começar a crescer", aposta o diretor da atração.

Na tentativa de alcançar essa marca, 80% do programa terá caráter humorístico, mostrando candidatos estranhos. Apesar disso, todos garantem que o foco ainda estará nas canções. "Somos jurados de música, e não de humor', disse Roth.

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