UOL Entretenimento Televisão

19/03/2008 - 14h49

Série "Greek" revela o mundo de festas e diversões das fraternidades americanas; assista a trechos

MARINA CAMPOS MELLO
Da Redação
Os bailes de formatura, times de futebol americano, cheerleaders e nerds das high schools americanas já são velhos conhecidos dos que acompanham séries e filmes dirigidos aos adolescentes. "Greek", a série que estréia no Universal Channel nesta quarta (19), às 23h, explora com bom humor o mundo das fraternidades e irmandades -grupos de universidades americanas formados pelos garotos e garotas mais "poderosos" da graduação.




No Brasil, não há equivalentes para fraternidades e irmandades. Os grupos poderiam ser definidos -bem a grosso modo- como um misto de repúblicas e centros acadêmicos. Tradicionais -alguns podem tem mais de 100 anos--, os grupos são sediados em mansões onde moram os integrantes mais antigos. As casas são palcos de festas, regadas a muito álcool e sexo (pelo menos é o que mostra a série de uma maneira bem leve).

A cada ano, novos integrantes são admitidos. Os novatos passam por um processo de seleção, para, se tiverem sorte, serem convidados a se juntar ao grupo. Integrados, é a vez dos trotes. "Greek"vai apresentando as fraternidades e irmandades ao espectador ao mesmo tempo que as apresenta a Rusty Cartwright (Jacob Zachar), um inteligente calouro da engenharia, que quer tentar conciliar os pesados estudos com a vida agitada das fraternidades -o que quase todos julgam impossível, inclusive sua irmã, Casey (Spence Grammer), uma aspirante a presidente de uma das principais irmandades do fictício campus Cyprus-Rhodes. A garota, com traços de vilã, ignora o irmão que acabou de chegar ao campus. Segundo ela, Rusty é mais dotado para os estudos do que para as farras.

RIVALIDADE ENTRE GAROTAS EM GREEK


O comportamento de Casey, no entanto, começa a mudar quando ela tem de enfrentar Rebecca Logan, a filha de um senador que é admitida em sua irmandade. Nesta hora, descobrimos quem é a verdadeira vilã da história e uma de suas personagens mais marcantes -Rebecca é extremamente irritante e, desta vez, não será difícil torcer pela mocinha. A vilã é interpretada por Dilshad Vadsaria, nascida no Pasquitão e criada nos Estados Unidos, que vive seu primeiro grande papel na televisão. Em conversa com o UOL e um grupo de jornalistas da América Latina, Dilshad falou sobre a série e contou a sua experiência em uma irmandade no período em que cursava biologia.

Pergunta - Durante a faculdade de biologia, você se juntou a uma irmandade, mas a abandonou. Conte sua experiência.
Dilshad Vadsaria - Eu vi que aquilo não era para mim. Eu percebi que tinha muitos amigos que não eram parte de uma irmandade ou de nenhum tipo de grupo e que eu sentia falta deles, pois passava tempo demais com aqueles da irmandade, que eu nem gostava. E era também muito caro fazer parte do grupo, porque há taxas que devem ser pagas e eu nem sabia direito o que eu estava fazendo. Eu estava trabalhando, indo a faculdade, me dedicando a faculdade e não tinha muito sentido em colocar tanto dinheiro naquilo sendo que eu tinha que gastar com os meus estudos. Além disso, eu não gosto de me vestir aos domingos para ir a encontros. Estava tirando muito tempo dos meus estudos e eu cursava biologia entao havia muito, muito mesmo, o que estudar.

Pergunta - Você poderia se comparar a Rebecca?
Dilshad - É muito bom interpretar uma garota que vem de um background completamente diferente do meu. Ela é a filha de um senador, que vive cercada de luxo e conforto, e vive a vida de um modo totalmente diferente do meu. Eu também acho difícil ser má com as pessoas e acho que a Rebecca acaba não pensando muito nos outros. Ela cresceu em um meio em que aprendeu a não confiar nas pessoas, e esse é um caminho que eu poderia facilmente ter seguido, mas escolhi seguir em outra direção.

Pergunta - Por que "Greek" atrai os jovens?
Dilshad - Os jovens gostam de Greek, pois a série mostra um momento muito excitante, a primeira grande aventura daqueles que estão longe, deixando os pais pela primeira vez, que estão trilhando seu próprio caminho e vivendo uma nova vida na universidade. Vida que tem muita diversão, além dos estudos. Mas os mais velhos também gostam. Digo pessoas entre 18 e 34 anos, ou seja, não tão velhos assim. As pessoas dessa idade gostam de se lembrar destes primeiros momentos na universidade.

Pergunta - "Greek" fala de primeira vez, iniciação. Você também está iniciando na TV. Como está sendo?
Dilshad - Este é o meu primeiro grande projeto. Eu havia estudado teatro, fiz algumas peças, mas fiz muito pouca coisa em televisão e cinema. Então tive de aprender um monte de coisas novas, como ângulos de câmeras. Foi tudo muito rápido e às vezes eu ficava nervosa. Eu tive de me adaptar a uma nova forma de atuar como, por exemplo, não gravar uma cena inteira de uma vez ou gravar um trecho a partir de um ângulo e continuar a cena em outro ângulo.

GREEK - SEXO, LIVROS E ROCK'N'ROLL
Onde: Universal Channel
Quando: às quartas
Horário: às 23h
Reprise: aos sábados, às 20h

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host