UOL Entretenimento Televisão

25/12/2007 - 12h33

Monique Afradique "recupera" a adolescência em "Beleza Pura", a próxima novela das sete

Do PopTevê

Pedro Paulo Figueiredo/CZN

Monique Afradique, que cortou uma franjinha e clareou os cabelos

Monique Alfradique percebeu que poderia usar uma personagem para recuperar sua adolescência. É que em "Beleza Pura", próxima novela das sete da Globo ambientada em Niterói, ela será Fernanda, uma típica garota carioca, que vive os igualmente típicos conflitos da idade. Monique teve a adolescência interrompida por causa de sua estréia precoce na TV, como paquita da Xuxa. "Vou ter a chance de recuperar a minha adolescência. Como trabalhava com a Xuxa na época, não tive aquelas coisas de 'ai, mãe, que saco!', 'ai, que mico!'", reconhece, aos risos.

Para compor a personagem e observar o comportamento das adolescentes, Monique visitou uma escola em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Lá, encontrou uma menina com o mesmo perfil de sua personagem. "Ela me deu vários toques, desde a cor da unha que deveria usar até a maneira como deveria me relacionar com os meus pais na novela", conta. Depois de trocar figurinhas com a garota, Monique também procurou se inteirar sobre o universo teen lendo revistas dirigidas para o público. "Procurei me informar sobre o tipo de música que elas gostam de ouvir e como lidam com a paquera, com o 'ficar'", explica.

Além de estudar o comportamento dos adolescentes, Monique também precisou mudar o visual. Cortou a franjinha, e clareou ainda mais as madeixas. "Pedi para mudar o visual para ficar com cara de novinha e também para me desvencilhar da Priscila", conta, referindo-se à "patricinha" que interpretou por um ano e meio em "Malhação", da Globo. Para desconstruir a personagem, a atriz também fez aulas de expressão corporal e pilates. "Como vivi um ano e meio a Priscila, às vezes me pegava andando como ela, com aquela bolsa de cachorrinho rosa", diverte-se.

Disputas e rivalidade

Na história, Fernanda é filha da dona-de-casa Deborah, interpretada por Soraya Ravenle, e do ginecologista Alex, papel de Guilherme Fontes. Logo no início da trama, ela perde o pai em um acidente de helicóptero e se vê obrigada a amadurecer. "Ela acaba assumindo o lugar do pai para acolher a mãe", adianta. Para piorar a situação, ela ainda tem de disputar o namorado, interpretado por Rafael Cardoso, com sua rival Luiza, de Bianca Comparato.

Além dos problemas amorosos, Fernanda e Luiza também vão se bicar nas relações familiares. Deborah vai se envolver com Eduardo (Antonio Calloni), pai de Luiza, que também perderá a mulher no trágico acidente. "A Fernanda acha que a mãe tem de ficar de luto e não pode se envolver com ninguém. Muito menos com o pai de sua grande rival", justifica a atriz, que está gravando a novela há pouco mais de um mês.

Voltar às novelas é uma vontade antiga de Monique, que estreou na TV como Branca, de "A Lua Me Disse". Apesar de garantir ter adorado viver a personagem Priscila de "Malhação", a atriz confessa que estava na hora de mudar. Tanto que, quando soube do teste para a novela de Andrea Maltarolli, não perdeu tempo. "Fiz o teste e quando soube que tinha passado fiquei eufórica", conta. O que deixou a atriz ainda mais feliz foi saber que a novela se passaria em Niterói, cidade onde nasceu.

Morando no Rio há dois anos por conta das gravações de "Malhação", Monique está tendo a oportunidade de voltar a ficar mais próxima da família. "Minha mãe está amando a novela ser gravada em Niterói. Agora vou muito mais para lá", conta.

(por Carla Neves)
Mais
Celulari e Regiane Alves começam a gravar nova novela das sete em Niterói

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host